Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luciano Peres de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4414
Resumo: Neste trabalho, através de questionários diagnósticos realizados com professores e alunos do Colégio Estadual Walter Orlandini (CEWO) constatou-se que a pouca utilização do laboratório de química do colégio devia-se, principalmente, a falta de material de apoio à experimentação. Pelo fato do laboratório ser considerado pelos docentes e discentes do CEWO um importante recurso didático na melhoria do ensino-aprendizagem de química, foi elaborado materiais de apoio às aulas experimentais dos três anos do ensino médio desse colégio fundamentados nos aportes teóricos da aprendizagem significativa crítica de Marco Antonio Moreira e epistemológicos de Gaston Bachelard. O caderno do professor possui orientações para organização e desenvolvimento de atividades laboratoriais que foram testadas no ano de 2013 e 2014. Os cadernos de experimentos dos alunos foram escritos de forma simples visando a autonomia dos alunos nas atividades experimentais e na liberdade de ação do professor para que o ensino se tornasse socialmente ativo. Nesses cadernos os alunos desenvolverão a aprendizagem investigativa, anotarão e analisarão dados, elaborarão hipóteses e pré-conclusões, desenvolverão a capacidade de argumentação numa relação dialógica com o professor no intercâmbio de ideias e na construção do conhecimento. Os cadernos de conclusões dos alunos foram elaborados para que os alunos possam desenvolver uma aprendizagem investigativa e crítica pós-atividade experimental, buscando as implicações CTSA do estudo realizado, a alfabetização científica e a leitura de novas fontes de informação. A aplicação dos cadernos de atividades experimentais iniciou-se em 2013 para 227 alunos distribuídos em duas turmas do primeiro ano, uma do segundo e três turmas do terceiro ano. Já em 2014 as atividades práticas foram realizadas com 223 alunos distribuídos em uma turma do primeiro ano, duas do segundo e três turmas do terceiro ano. Através de questionário os materiais de apoio foram avaliados por todos os professores de química do diurno do CEWO constatando que 100% dos professores avaliaram positivamente o trabalho desenvolvido. Os cadernos de experimentos também foram avaliados pelos alunos de 2013 e observou-se que a maioria dos discentes aprovou o material de apoio. Uma breve percepção da contribuição dos materiais de apoio foi realizada comparando o índice de aprovação do ano de 2012, ano em que não foi aplicada a metodologia desenvolvida, e do ano de 2013, ano em que os materiais de apoio foram usados; bem como a análise das anotações dos alunos registradas em seus cadernos de conclusão. Dessas análises podemos considerar de forma geral que houve melhoria e/ou motivação no aprendizado de química dos alunos do CEWO
id UFF-2_64dd1dad536bea4df79e08fcd6419b76
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4414
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter OrlandiniEnsino de químicaExperimentaçãoEnsino e aprendizagemProcesso ensino-aprendizagemAvaliaçãoEnsino de químicaPrática de ensinoChemistry teachingExperimentationTeaching and learningNeste trabalho, através de questionários diagnósticos realizados com professores e alunos do Colégio Estadual Walter Orlandini (CEWO) constatou-se que a pouca utilização do laboratório de química do colégio devia-se, principalmente, a falta de material de apoio à experimentação. Pelo fato do laboratório ser considerado pelos docentes e discentes do CEWO um importante recurso didático na melhoria do ensino-aprendizagem de química, foi elaborado materiais de apoio às aulas experimentais dos três anos do ensino médio desse colégio fundamentados nos aportes teóricos da aprendizagem significativa crítica de Marco Antonio Moreira e epistemológicos de Gaston Bachelard. O caderno do professor possui orientações para organização e desenvolvimento de atividades laboratoriais que foram testadas no ano de 2013 e 2014. Os cadernos de experimentos dos alunos foram escritos de forma simples visando a autonomia dos alunos nas atividades experimentais e na liberdade de ação do professor para que o ensino se tornasse socialmente ativo. Nesses cadernos os alunos desenvolverão a aprendizagem investigativa, anotarão e analisarão dados, elaborarão hipóteses e pré-conclusões, desenvolverão a capacidade de argumentação numa relação dialógica com o professor no intercâmbio de ideias e na construção do conhecimento. Os cadernos de conclusões dos alunos foram elaborados para que os alunos possam desenvolver uma aprendizagem investigativa e crítica pós-atividade experimental, buscando as implicações CTSA do estudo realizado, a alfabetização científica e a leitura de novas fontes de informação. A aplicação dos cadernos de atividades experimentais iniciou-se em 2013 para 227 alunos distribuídos em duas turmas do primeiro ano, uma do segundo e três turmas do terceiro ano. Já em 2014 as atividades práticas foram realizadas com 223 alunos distribuídos em uma turma do primeiro ano, duas do segundo e três turmas do terceiro ano. Através de questionário os materiais de apoio foram avaliados por todos os professores de química do diurno do CEWO constatando que 100% dos professores avaliaram positivamente o trabalho desenvolvido. Os cadernos de experimentos também foram avaliados pelos alunos de 2013 e observou-se que a maioria dos discentes aprovou o material de apoio. Uma breve percepção da contribuição dos materiais de apoio foi realizada comparando o índice de aprovação do ano de 2012, ano em que não foi aplicada a metodologia desenvolvida, e do ano de 2013, ano em que os materiais de apoio foram usados; bem como a análise das anotações dos alunos registradas em seus cadernos de conclusão. Dessas análises podemos considerar de forma geral que houve melhoria e/ou motivação no aprendizado de química dos alunos do CEWOIn this paper, through diagnostic surveys conducted with teachers and students of the Public High School Walter Orlandini (CEWO) it was found that the low use of chemical laboratory of the school was due mainly to the lack of support for experimental purposes. Because the laboratory may be considered by teachers and students of CEWO an important teaching tool in improving the teaching / learning of chemistry, was developed to support experimental classes three series of high school this college, based in the framework of meaningful learning of critical theory of the Marco Antonio Moreira and epistemological Gaston Bachelard. The teacher's notebook has guidelines for the organization and development of laboratory activities that were tested in 2013 and 2014. The notebooks of student experiments writings were simply seeking the autonomy of students in experiential activities and freedom of action of the teacher for that teaching became socially active. In these notebooks, the students will develop investigative learning, will note and analyze data, prepare hypotheses and pre-conclusions, develop the ability to reason in a dialogic relationship with the teacher in the exchange of ideas and knowledge construction. The notebooks of conclusions students were elaborated to allow students to develop a critical and investigative learning after experimental activity, seeking the CTSA implications of the study, the scientific literacy and reading new information sources. The application of experimental activities notebooks began in 2013 to 227 students divided into: two classes of the first year, one class of the second year and three classes of the third year. Already in 2014 the practical activities were conducted with 223 students divided into one class of the first year, two classes the second and three classes of the third year. Through questionnaire support materials were evaluated by all CEWO’s teachers of chemistry at the day-shift., noting that 100% of teachers evaluated the work positively. The notebooks experiments were also evaluated by the students of 2013 and it was observed that most of the students approved. A brief insight of the contribution of the support materials was performed by comparing the approval ratings of the year 2012, the year in which the methodology was not applied, and the year 2013, in which the supporting materials were used; as well as analysis of the notes of the students registered in its of conclusion notebooks. These analyzes can be considered that there was improvement and / or motivation of the students in the chemistry of CEWO learningRibeiro, Carlos Magno RochaCoutinho, Lucidea Guimarães RebelloCanesin, Fátima de PaivaGuimarães, Pedro Ivo CanessoCastro, Luciano Peres de2017-09-04T22:33:00Z2017-09-04T22:33:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4414http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T17:33:05Zoai:app.uff.br:1/4414Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:33.617204Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
title Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
spellingShingle Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
Castro, Luciano Peres de
Ensino de química
Experimentação
Ensino e aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Ensino de química
Prática de ensino
Chemistry teaching
Experimentation
Teaching and learning
title_short Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
title_full Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
title_fullStr Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
title_full_unstemmed Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
title_sort Elaboração, aplicação e avaliação de material de apoio para aprendizagem de química do Colégio Estadual Walter Orlandini
author Castro, Luciano Peres de
author_facet Castro, Luciano Peres de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Magno Rocha
Coutinho, Lucidea Guimarães Rebello
Canesin, Fátima de Paiva
Guimarães, Pedro Ivo Canesso
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luciano Peres de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Experimentação
Ensino e aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Ensino de química
Prática de ensino
Chemistry teaching
Experimentation
Teaching and learning
topic Ensino de química
Experimentação
Ensino e aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Ensino de química
Prática de ensino
Chemistry teaching
Experimentation
Teaching and learning
description Neste trabalho, através de questionários diagnósticos realizados com professores e alunos do Colégio Estadual Walter Orlandini (CEWO) constatou-se que a pouca utilização do laboratório de química do colégio devia-se, principalmente, a falta de material de apoio à experimentação. Pelo fato do laboratório ser considerado pelos docentes e discentes do CEWO um importante recurso didático na melhoria do ensino-aprendizagem de química, foi elaborado materiais de apoio às aulas experimentais dos três anos do ensino médio desse colégio fundamentados nos aportes teóricos da aprendizagem significativa crítica de Marco Antonio Moreira e epistemológicos de Gaston Bachelard. O caderno do professor possui orientações para organização e desenvolvimento de atividades laboratoriais que foram testadas no ano de 2013 e 2014. Os cadernos de experimentos dos alunos foram escritos de forma simples visando a autonomia dos alunos nas atividades experimentais e na liberdade de ação do professor para que o ensino se tornasse socialmente ativo. Nesses cadernos os alunos desenvolverão a aprendizagem investigativa, anotarão e analisarão dados, elaborarão hipóteses e pré-conclusões, desenvolverão a capacidade de argumentação numa relação dialógica com o professor no intercâmbio de ideias e na construção do conhecimento. Os cadernos de conclusões dos alunos foram elaborados para que os alunos possam desenvolver uma aprendizagem investigativa e crítica pós-atividade experimental, buscando as implicações CTSA do estudo realizado, a alfabetização científica e a leitura de novas fontes de informação. A aplicação dos cadernos de atividades experimentais iniciou-se em 2013 para 227 alunos distribuídos em duas turmas do primeiro ano, uma do segundo e três turmas do terceiro ano. Já em 2014 as atividades práticas foram realizadas com 223 alunos distribuídos em uma turma do primeiro ano, duas do segundo e três turmas do terceiro ano. Através de questionário os materiais de apoio foram avaliados por todos os professores de química do diurno do CEWO constatando que 100% dos professores avaliaram positivamente o trabalho desenvolvido. Os cadernos de experimentos também foram avaliados pelos alunos de 2013 e observou-se que a maioria dos discentes aprovou o material de apoio. Uma breve percepção da contribuição dos materiais de apoio foi realizada comparando o índice de aprovação do ano de 2012, ano em que não foi aplicada a metodologia desenvolvida, e do ano de 2013, ano em que os materiais de apoio foram usados; bem como a análise das anotações dos alunos registradas em seus cadernos de conclusão. Dessas análises podemos considerar de forma geral que houve melhoria e/ou motivação no aprendizado de química dos alunos do CEWO
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-09-04T22:33:00Z
2017-09-04T22:33:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4414
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823652984848384