Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326 |
Resumo: | Neste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2016. Constatou-se que do total de vinte e sete artigos, 70,4% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos dezenove artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente. |
id |
UTFPR-7_108f35f318fbe2c8a52d1a6de5834b23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8326 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016Contextualization and experimentation in the journal “química nova na escola”: an analyses of the editions from 2009 to 20167.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da AprendizagemContextualização; Experimentação; Ensino de químicaContextualization; Experimentation; Chemistry teachingNeste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2016. Constatou-se que do total de vinte e sete artigos, 70,4% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos dezenove artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente.In this following work, we evaluate the concepts of contextualization and experimentation present in the articles of the Journal “Química Nova na Escola” (QNEsc), from the section “Experimentation in the Chemistry Education” between 2009-2016. It was verified that of the total of twenty-seven articles, 70,4% of the experiments proposed in this presented period some indication of contextualization. Besides that, it was observed that of the eleven articles analyzed, experimentation was presented as investigative, demonstrative and conceptual re-elaboration. Regarding the contextualization, this was related to the development of attitudes and values for the formation of a critical citizen, use of daily facts exemplification and as a teaching strategy to facilitate learning. Finally, from the results of this research, it was concluded that the most present forms of experimentation and contextualization in the QNEsc articles were the investigative and related to the development of attitudes and values for the formation of a critical citizen, respectively.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMASilva, Adilson Luís PereiraCosta, Hawbertt Rocha2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/832610.3895/rbect.v12n2.8326Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:45Zoai:periodicos.utfpr:article/8326Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:45Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 Contextualization and experimentation in the journal “química nova na escola”: an analyses of the editions from 2009 to 2016 |
title |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 |
spellingShingle |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 Silva, Adilson Luís Pereira 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem Contextualização; Experimentação; Ensino de química Contextualization; Experimentation; Chemistry teaching |
title_short |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 |
title_full |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 |
title_fullStr |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 |
title_full_unstemmed |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 |
title_sort |
Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016 |
author |
Silva, Adilson Luís Pereira |
author_facet |
Silva, Adilson Luís Pereira Costa, Hawbertt Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Hawbertt Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adilson Luís Pereira Costa, Hawbertt Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem Contextualização; Experimentação; Ensino de química Contextualization; Experimentation; Chemistry teaching |
topic |
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem Contextualização; Experimentação; Ensino de química Contextualization; Experimentation; Chemistry teaching |
description |
Neste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2016. Constatou-se que do total de vinte e sete artigos, 70,4% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos dezenove artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326 10.3895/rbect.v12n2.8326 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n2.8326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870170685440 |