Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adilson Luís Pereira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Costa, Hawbertt Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326
Resumo: Neste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2016. Constatou-se que do total de vinte e sete artigos, 70,4% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos dezenove artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente.
id UTFPR-7_108f35f318fbe2c8a52d1a6de5834b23
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8326
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016Contextualization and experimentation in the journal “química nova na escola”: an analyses of the editions from 2009 to 20167.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da AprendizagemContextualização; Experimentação; Ensino de químicaContextualization; Experimentation; Chemistry teachingNeste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2016. Constatou-se que do total de vinte e sete artigos, 70,4% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos dezenove artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente.In this following work, we evaluate the concepts of contextualization and experimentation present in the articles of the Journal “Química Nova na Escola” (QNEsc), from the section “Experimentation in the Chemistry Education” between 2009-2016. It was verified that of the total of twenty-seven articles, 70,4% of the experiments proposed in this presented period some indication of contextualization. Besides that, it was observed that of the eleven articles analyzed, experimentation was presented as investigative, demonstrative and conceptual re-elaboration. Regarding the contextualization, this was related to the development of attitudes and values for the formation of a critical citizen, use of daily facts exemplification and as a teaching strategy to facilitate learning. Finally, from the results of this research, it was concluded that the most present forms of experimentation and contextualization in the QNEsc articles were the investigative and related to the development of attitudes and values for the formation of a critical citizen, respectively.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMASilva, Adilson Luís PereiraCosta, Hawbertt Rocha2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/832610.3895/rbect.v12n2.8326Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:45Zoai:periodicos.utfpr:article/8326Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:45Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
Contextualization and experimentation in the journal “química nova na escola”: an analyses of the editions from 2009 to 2016
title Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
spellingShingle Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
Silva, Adilson Luís Pereira
7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem
Contextualização; Experimentação; Ensino de química
Contextualization; Experimentation; Chemistry teaching
title_short Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
title_full Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
title_fullStr Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
title_full_unstemmed Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
title_sort Contextualização e experimentação na revista química nova na escola: uma análise de 2009-2016
author Silva, Adilson Luís Pereira
author_facet Silva, Adilson Luís Pereira
Costa, Hawbertt Rocha
author_role author
author2 Costa, Hawbertt Rocha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA

dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adilson Luís Pereira
Costa, Hawbertt Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem
Contextualização; Experimentação; Ensino de química
Contextualization; Experimentation; Chemistry teaching
topic 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem: 7.08.04.04-4 Avaliação da Aprendizagem
Contextualização; Experimentação; Ensino de química
Contextualization; Experimentation; Chemistry teaching
description Neste trabalho, avaliamos as concepções de contextualização e de experimentação presentes nos artigos da Revista Química Nova na Escola (QNEsc), da seção “Experimentação no Ensino de Química” entre 2009-2016. Constatou-se que do total de vinte e sete artigos, 70,4% dos experimentos propostos neste período apresentaram alguma indicação de contextualização. Além disso, observou-se que dos dezenove artigos analisados, a experimentação apresentou-se como investigativa, demonstrativa e de reelaboração conceitual. Já quanto à contextualização, esta se relacionou ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, exemplificação de fatos do cotidiano e como estratégia de ensino para facilitar a aprendizagem. Finalizando, a partir dos resultados desta pesquisa, concluiu-se que as formas de experimentação e contextualização mais presentes nos artigos da QNEsc foram a investigativa e a relacionada ao desenvolvimento de atitudes e valores para a formação de um cidadão crítico, respectivamente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326
10.3895/rbect.v12n2.8326
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n2.8326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8326/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 2 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870170685440