PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo levantar questões que sistematizem o modo como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) / Educação Física, modifica não só a realidade escolar como também a do futuro docente. Através da pesquisa bibliográfica e da participação no programa (desde o segundo período da graduação), foi possível levantar fatos e depoimentos de outras pessoas envolvidas no projeto que auxiliaram na conclusão de que o PIBID auxilia no processo de formação dos graduandos de educação física de modo a ajudar em muitos questionamentos e, principalmente, na inserção à escola. Quando é logo nos primeiros períodos da faculdade, se torna de suma importância na construção do profissional que se forma na universidade, impactando, também, significativamente no rendimento das turmas que por ele são atendidas |
id |
UFF-2_6561b0c4cfdc562c1659fbec1c0a10df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9029 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolarPIBIDDocênciaEducação física escolarEducação físicaDocênciaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)O presente trabalho tem como objetivo levantar questões que sistematizem o modo como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) / Educação Física, modifica não só a realidade escolar como também a do futuro docente. Através da pesquisa bibliográfica e da participação no programa (desde o segundo período da graduação), foi possível levantar fatos e depoimentos de outras pessoas envolvidas no projeto que auxiliaram na conclusão de que o PIBID auxilia no processo de formação dos graduandos de educação física de modo a ajudar em muitos questionamentos e, principalmente, na inserção à escola. Quando é logo nos primeiros períodos da faculdade, se torna de suma importância na construção do profissional que se forma na universidade, impactando, também, significativamente no rendimento das turmas que por ele são atendidasCarvalho, Rosa Malena de AráujoTerra, Dinah VasconcelosMoreira, Maria CristinaConceição, Nathália Marques da2019-04-02T14:07:57Z2019-04-02T14:07:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCONCEIÇÃO, Nathália Marques da. PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T12:02:24Zoai:app.uff.br:1/9029Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:24.312453Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar |
title |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar |
spellingShingle |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar Conceição, Nathália Marques da PIBID Docência Educação física escolar Educação física Docência Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
title_short |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar |
title_full |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar |
title_fullStr |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar |
title_full_unstemmed |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar |
title_sort |
PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar |
author |
Conceição, Nathália Marques da |
author_facet |
Conceição, Nathália Marques da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Rosa Malena de Aráujo Terra, Dinah Vasconcelos Moreira, Maria Cristina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Nathália Marques da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Docência Educação física escolar Educação física Docência Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
topic |
PIBID Docência Educação física escolar Educação física Docência Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) |
description |
O presente trabalho tem como objetivo levantar questões que sistematizem o modo como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) / Educação Física, modifica não só a realidade escolar como também a do futuro docente. Através da pesquisa bibliográfica e da participação no programa (desde o segundo período da graduação), foi possível levantar fatos e depoimentos de outras pessoas envolvidas no projeto que auxiliaram na conclusão de que o PIBID auxilia no processo de formação dos graduandos de educação física de modo a ajudar em muitos questionamentos e, principalmente, na inserção à escola. Quando é logo nos primeiros períodos da faculdade, se torna de suma importância na construção do profissional que se forma na universidade, impactando, também, significativamente no rendimento das turmas que por ele são atendidas |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-04-02T14:07:57Z 2019-04-02T14:07:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CONCEIÇÃO, Nathália Marques da. PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029 |
identifier_str_mv |
CONCEIÇÃO, Nathália Marques da. PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823662000504832 |