PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Nathália Marques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo levantar questões que sistematizem o modo como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) / Educação Física, modifica não só a realidade escolar como também a do futuro docente. Através da pesquisa bibliográfica e da participação no programa (desde o segundo período da graduação), foi possível levantar fatos e depoimentos de outras pessoas envolvidas no projeto que auxiliaram na conclusão de que o PIBID auxilia no processo de formação dos graduandos de educação física de modo a ajudar em muitos questionamentos e, principalmente, na inserção à escola. Quando é logo nos primeiros períodos da faculdade, se torna de suma importância na construção do profissional que se forma na universidade, impactando, também, significativamente no rendimento das turmas que por ele são atendidas
id UFF-2_6561b0c4cfdc562c1659fbec1c0a10df
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9029
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolarPIBIDDocênciaEducação física escolarEducação físicaDocênciaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)O presente trabalho tem como objetivo levantar questões que sistematizem o modo como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) / Educação Física, modifica não só a realidade escolar como também a do futuro docente. Através da pesquisa bibliográfica e da participação no programa (desde o segundo período da graduação), foi possível levantar fatos e depoimentos de outras pessoas envolvidas no projeto que auxiliaram na conclusão de que o PIBID auxilia no processo de formação dos graduandos de educação física de modo a ajudar em muitos questionamentos e, principalmente, na inserção à escola. Quando é logo nos primeiros períodos da faculdade, se torna de suma importância na construção do profissional que se forma na universidade, impactando, também, significativamente no rendimento das turmas que por ele são atendidasCarvalho, Rosa Malena de AráujoTerra, Dinah VasconcelosMoreira, Maria CristinaConceição, Nathália Marques da2019-04-02T14:07:57Z2019-04-02T14:07:57Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCONCEIÇÃO, Nathália Marques da. PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T12:02:24Zoai:app.uff.br:1/9029Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-30T12:02:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
title PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
spellingShingle PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
Conceição, Nathália Marques da
PIBID
Docência
Educação física escolar
Educação física
Docência
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
title_short PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
title_full PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
title_fullStr PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
title_full_unstemmed PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
title_sort PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar
author Conceição, Nathália Marques da
author_facet Conceição, Nathália Marques da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Rosa Malena de Aráujo
Terra, Dinah Vasconcelos
Moreira, Maria Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Nathália Marques da
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Docência
Educação física escolar
Educação física
Docência
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
topic PIBID
Docência
Educação física escolar
Educação física
Docência
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
description O presente trabalho tem como objetivo levantar questões que sistematizem o modo como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) / Educação Física, modifica não só a realidade escolar como também a do futuro docente. Através da pesquisa bibliográfica e da participação no programa (desde o segundo período da graduação), foi possível levantar fatos e depoimentos de outras pessoas envolvidas no projeto que auxiliaram na conclusão de que o PIBID auxilia no processo de formação dos graduandos de educação física de modo a ajudar em muitos questionamentos e, principalmente, na inserção à escola. Quando é logo nos primeiros períodos da faculdade, se torna de suma importância na construção do profissional que se forma na universidade, impactando, também, significativamente no rendimento das turmas que por ele são atendidas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-04-02T14:07:57Z
2019-04-02T14:07:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONCEIÇÃO, Nathália Marques da. PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029
identifier_str_mv CONCEIÇÃO, Nathália Marques da. PIBID: sua importância na formação acadêmica e nas aulas de educação física escolar. 2017. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135390872666112