Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maganha, Josiane Geremias
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2810
Resumo: Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
id UNIL_0a738e26d623498147a75da415ff45d4
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/2810
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escolaPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Formação - docênciaEducação básicaAnais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho discute os impactos do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Básica. Dessa forma, pretendeu-se responder ao seguinte questionamento: Quais as experiências de ensino- aprendizagens são oportunizadas na relação PIBID-ESCOLA? Por meio de uma pesquisa bibliográfica procurou-se relatar as experiências promovidas na inserção dos licenciandos na escola de educação básica. Com esta finalidade, o objetivo norteador deste trabalho foi compreender a importância da relação teoria-prática no processo de formação inicial, tendo como alicerce teórico as considerações de PIMENTA (1997 e 2006). Por fim concluiu-se que a união indissociável de teoria e prática deve permear toda a ação docente para desenvolver a prática pedagógica mais concreta e significativa. Assim sendo é imprescindível evidenciar as contribuições do PIBID que propõe a efetivação de uma formação inicial mais sólida, uma vez que neste projeto torna- se mais evidente a correlação entre teoria e práticaUnila2017-10-26T16:41:34Z2017-10-26T16:41:34Z2014-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2810porBrito, Ana PaulaMaganha, Josiane Geremiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:52:27Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/2810Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:52:27Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
title Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
spellingShingle Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
Brito, Ana Paula
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Formação - docência
Educação básica
title_short Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
title_full Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
title_fullStr Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
title_full_unstemmed Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
title_sort Experiências de ensino e aprendizagem: Pibid e a escola
author Brito, Ana Paula
author_facet Brito, Ana Paula
Maganha, Josiane Geremias
author_role author
author2 Maganha, Josiane Geremias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Paula
Maganha, Josiane Geremias
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Formação - docência
Educação básica
topic Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)
Formação - docência
Educação básica
description Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10
2017-10-26T16:41:34Z
2017-10-26T16:41:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2316-8285
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2810
identifier_str_mv 2316-8285
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unila
publisher.none.fl_str_mv Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161877205450752