Editoras criadas por fãs: a transformação de fanfics em livros digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Suelen Fernandes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34081
Resumo: A partir da perspectiva dos Estudos Culturais e da cultura de fãs, esta pesquisa busca analisar a trajetória dos escritores de fanfics (ficção de fãs) para a publicação de seus livros através de novas editoras criadas pelos próprios fãs. Discorreremos sobre a inserção das fanfics no mercado editorial brasileiro, desde a autopublicação até a fundação dessas empresas, mostrando também o processo da seleção até a publicação dessas histórias. O fandom (grupo de fãs) ARMY, do grupo sul-coreano BTS, foi escolhido como objeto, tendo-se a análise de conteúdo qualitativa como abordagem metodológica. Esse fandom foi o responsável pela criação das editoras independentes e sua disseminação. Tem-se como hipótese que o trabalho dessas empresas eleva as fanfics para textos profissionais e, a partir disso, cria-se um novo nicho no mercado editorial brasileiro, o que o transformará a longo prazo.
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