O Serviço Social diante da inclusão social da pessoa com deficiência: uma análise com ênfase na participação familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Maria Luiza Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16113
Resumo: O presente trabalho analisa a atuação do Serviço Social diante do processo de inclusão de crianças e de adolescentes com deficiência na sociedade. Seu desdobramento envolveu o resgate da trajetória histórico-social da deficiência, com elementos internacionais e nacionais, sinalizando a exclusão vivenciada, mas também o desenvolvimento de direitos sociais voltados para as pessoas com deficiência. É destacada a participação das famílias e seus limites diante da pobreza e da vulnerabilidade social, que se somam à presença da deficiência. Esta realidade é associada ao perfil de famílias atendidas pela Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (APAPE) de Campos dos Goytacazes/RJ, com informações socioeconômicas e sobre a composição familiar. Esta instituição foi o lócus da intervenção profissional do Serviço Social abordada na segunda parte deste trabalho de conclusão de curso. Acerca dele, são analisadas as frentes de atuação e as estratégias interventivas utilizadas pelo Serviço Social, ressaltando suas competências profissionais e suas atribuições privativas, com vistas à garantia de direitos sociais. A elaboração desse estudo ocorreu a partir da realização de pesquisa bibliográfica e utilização de registros de diários de campo, produzidos durante o estágio supervisionado em Serviço Social que foi realizado na APAPE da cidade mencionada. Sua análise fundamenta-se na teoria Marxista, que promove o desvelar do real em busca da essência dos fenômenos sociais, reconhecendo a construção histórica feita pelos homens e as contradições da sociedade, assim como prevendo a associação de aspectos macrossociais aos microssociais – que, no caso deste trabalho, foram os próprios ao contexto da APAPE. Como resultado, foi possível identificar a importância dela enquanto instituição e do Serviço Social enquanto campo de atuação, por ser o elo entre famílias, crianças/adolescentes e instituição – escutando, reconhecendo demandas e intervindo no sentido da garantia de direitos sociais.
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Esta realidade é associada ao perfil de famílias atendidas pela Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (APAPE) de Campos dos Goytacazes/RJ, com informações socioeconômicas e sobre a composição familiar. Esta instituição foi o lócus da intervenção profissional do Serviço Social abordada na segunda parte deste trabalho de conclusão de curso. Acerca dele, são analisadas as frentes de atuação e as estratégias interventivas utilizadas pelo Serviço Social, ressaltando suas competências profissionais e suas atribuições privativas, com vistas à garantia de direitos sociais. A elaboração desse estudo ocorreu a partir da realização de pesquisa bibliográfica e utilização de registros de diários de campo, produzidos durante o estágio supervisionado em Serviço Social que foi realizado na APAPE da cidade mencionada. Sua análise fundamenta-se na teoria Marxista, que promove o desvelar do real em busca da essência dos fenômenos sociais, reconhecendo a construção histórica feita pelos homens e as contradições da sociedade, assim como prevendo a associação de aspectos macrossociais aos microssociais – que, no caso deste trabalho, foram os próprios ao contexto da APAPE. Como resultado, foi possível identificar a importância dela enquanto instituição e do Serviço Social enquanto campo de atuação, por ser o elo entre famílias, crianças/adolescentes e instituição – escutando, reconhecendo demandas e intervindo no sentido da garantia de direitos sociais.Universidade Federal FluminenseThis paper analyzes the performance of Social Work in the face of the process of inclusion of children and adolescents with disabilities in society. It is unfolding involved the rescue of the historical-social trajectory of disability, with international and national elements, signaling the exclusion experienced, but also the development of social rights aimed at people with disabilities. The participation of families and their limits in the face of poverty and social vulnerability are highlighted, added to the presence of disability. This reality is associated with the profile of families assisted by the Associação de Pais de Pessoas Especiais (APAPE) of Campos dos Goytacazes/RJ, with socioeconomic information and family composition. This institucion was the locus of professional intervention of the Social Work addressed in the second part of this course completion work. About this, the fronts of action and the interventional strategies used by the Social Work are analyzed, emphasizing their professional skills and their private attributions, with a view to guaranteeing social rignhts. The preparation of this study occurred from the performance of bibliographical research and use of records of field diaries, produced during the supervised intership in Social Work that was held at APAPE, of the city mentioned. His analysis is based on Marxist theory, which promotes the unveiling of the real in search of the essence of social phenomena, recognizing the historical construction made by men and the contradictions of society, as well as predicting the association of macrosocial aspects with microsocial aspects – which, in the case of this study, were the very context of APAPE. As a result, it was possible to identify the importance of it as an institution and Social Work as a field of action, because it is the link between families, children/adolescents and institution - listening, recognizing demands and intervening in the sense of guaranteeing social rights.Lopes, Viviane Aparecida SiqueiraLopes, Viviane Aparecida SiqueiraMendes, Juliana Thimóteo NazarenoD'Almeida, Liliane CardosoRangel, Maria Luiza Cardoso2020-11-26T12:10:33Z2020-11-26T12:10:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRANGEL, Maria Luiza Cardoso. O Serviço Social diante da inclusão social da pessoa com deficiência: uma análise com ênfase na participação familiar. 2018. 76 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/16113Professorhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-03T01:34:56Zoai:app.uff.br:1/16113Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:00.639266Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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