Inclusão no serviço público : um olhar do servidor com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174734 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade compreender a percepção de servidores públicos com deficiência no que tange à inclusão. A partir disto, verificar se é realizado pelo órgão capacitações para as Pessoas com Deficiência- PcD, com a finalidade de qualificá-las e prepará-las para o exercício do cargo, bem, como é a percepção destas sobre a acessibilidade na instituição em que trabalham. Este estudo é de fundamental importância, visto que as Pessoas com Deficiência sempre permaneceram à margem da sociedade, refletindo hoje na sua colocação frente ao mercado de trabalho. O estudo foi realizado por meio de material bibliográfico e de entrevistas semiestruturadas, com servidores com deficiência em uma Instituição Federal de Ensino situada no Estado do Rio Grande do Sul- RS, da Segurança Pública do Estado do RS e da Secretaria da Saúde do Estado do RS, para que se pudessem responder os seguintes questionamentos: como ocorre a inclusão dos servidores com deficiência, a percepção dos servidores com deficiência no processo de inclusão, os critérios do setor de Recursos Humanos para o encaminhamento dos servidores com deficiência e se há ações de capacitação para as equipes de trabalho que têm servidores com deficiência no departamento. Constatou-se que a maioria sente-se bem no ambiente laboral, contudo há barreiras arquitetônicas e atitudinais que precisam ser rompidas nos órgãos públicos analisados. Com este trabalho pretende-se que auxilie o setor de Recursos Humanos, no melhor encaminhamento dos servidores, bem como na criação de ações para que exista uma inclusão plena nas instituições públicas. |
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Lopes, Gabriela PereiraRodrigues, Maria Beatriz2018-04-17T02:27:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/174734001064001O presente trabalho tem como finalidade compreender a percepção de servidores públicos com deficiência no que tange à inclusão. A partir disto, verificar se é realizado pelo órgão capacitações para as Pessoas com Deficiência- PcD, com a finalidade de qualificá-las e prepará-las para o exercício do cargo, bem, como é a percepção destas sobre a acessibilidade na instituição em que trabalham. Este estudo é de fundamental importância, visto que as Pessoas com Deficiência sempre permaneceram à margem da sociedade, refletindo hoje na sua colocação frente ao mercado de trabalho. O estudo foi realizado por meio de material bibliográfico e de entrevistas semiestruturadas, com servidores com deficiência em uma Instituição Federal de Ensino situada no Estado do Rio Grande do Sul- RS, da Segurança Pública do Estado do RS e da Secretaria da Saúde do Estado do RS, para que se pudessem responder os seguintes questionamentos: como ocorre a inclusão dos servidores com deficiência, a percepção dos servidores com deficiência no processo de inclusão, os critérios do setor de Recursos Humanos para o encaminhamento dos servidores com deficiência e se há ações de capacitação para as equipes de trabalho que têm servidores com deficiência no departamento. Constatou-se que a maioria sente-se bem no ambiente laboral, contudo há barreiras arquitetônicas e atitudinais que precisam ser rompidas nos órgãos públicos analisados. Com este trabalho pretende-se que auxilie o setor de Recursos Humanos, no melhor encaminhamento dos servidores, bem como na criação de ações para que exista uma inclusão plena nas instituições públicas.The present work aims at the understanding of the perception of public servers with disabilities in what concerns inclusion. From this, we intend to check if inclusion is carried out by the board of qualification for Persons with Disabilities- PcD, with a purpose of qualifying and preparing them for the exercise of the position, as well as, how their perception about the accessibility in the institution in which they work is. This study is of fundamental importance, once people with disabilities are always set apart from society, reflecting today in their placement in the labor market. The study was carried out through bibliographical material and semi-structured interviews, with employees with disabilities in a Federal Education Institution situated in the the State of Rio Grande do Sul - RS, in the Public Security of the State of RS, and the State Health Secretariat, so that the following questions could be answered: how the inclusion of disabled employees occurrs, the perception of disabled employees in the inclusion process, the criteria of the Human Resources sector for the referral of disabled employees, and if there are training actions for the work teams that have disabled servers in the department. It was verified that the majority feels good in the work environment, however, there are architectural and attitudinal barriers that need to be broken in the analyzed public agencies. With this work, we intend to assist the Human Resources sector, in the better direction of the servers, as well as in the creation of actions in order to promote a full inclusion in the public institutions.application/pdfporServiço públicoGestão de pessoasRecursos humanosInclusão socialPessoas com deficiênciaInclusionPublic serverPeople with disabilitiesInclusão no serviço público : um olhar do servidor com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064001.pdf001064001.pdfTexto completoapplication/pdf603685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174734/1/001064001.pdfd0c3a4ac8fb24a4a559ce6a29e2a828bMD51TEXT001064001.pdf.txt001064001.pdf.txtExtracted Texttext/plain90891http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174734/2/001064001.pdf.txt9f0ce12931937a7e4423c91497e665e0MD52THUMBNAIL001064001.pdf.jpg001064001.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174734/3/001064001.pdf.jpgc4ded0c5764cefc8587e32a9d970b619MD5310183/1747342018-10-30 08:09:38.771oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174734Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho tem como finalidade compreender a percepção de servidores públicos com deficiência no que tange à inclusão. A partir disto, verificar se é realizado pelo órgão capacitações para as Pessoas com Deficiência- PcD, com a finalidade de qualificá-las e prepará-las para o exercício do cargo, bem, como é a percepção destas sobre a acessibilidade na instituição em que trabalham. Este estudo é de fundamental importância, visto que as Pessoas com Deficiência sempre permaneceram à margem da sociedade, refletindo hoje na sua colocação frente ao mercado de trabalho. O estudo foi realizado por meio de material bibliográfico e de entrevistas semiestruturadas, com servidores com deficiência em uma Instituição Federal de Ensino situada no Estado do Rio Grande do Sul- RS, da Segurança Pública do Estado do RS e da Secretaria da Saúde do Estado do RS, para que se pudessem responder os seguintes questionamentos: como ocorre a inclusão dos servidores com deficiência, a percepção dos servidores com deficiência no processo de inclusão, os critérios do setor de Recursos Humanos para o encaminhamento dos servidores com deficiência e se há ações de capacitação para as equipes de trabalho que têm servidores com deficiência no departamento. Constatou-se que a maioria sente-se bem no ambiente laboral, contudo há barreiras arquitetônicas e atitudinais que precisam ser rompidas nos órgãos públicos analisados. Com este trabalho pretende-se que auxilie o setor de Recursos Humanos, no melhor encaminhamento dos servidores, bem como na criação de ações para que exista uma inclusão plena nas instituições públicas. |
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