Movimento funk carioca: sociabilidades urbanas e políticas culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6649 |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo levantar o debate acerca do Movimento Funk carioca e os instrumentos mobilizados pelos agentes inseridos na temática de uma luta pelo reconhecimento de demandas de pertencimento do grupo e da visibilidade do próprio movimento. Em vista do crescimento, nos últimos dez anos, cada vez mais presente do funk no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, onde houve uma difusão desse ritmo, e de um movimento social mais amplo de forma a expandir seu alcance, pretendo analisá-lo como expressão cultural, política e sua transformação como patrimônio cultural da cidade através de processos burocráticos que foram logrados por entre a luta de atores envolvidos no tema. A trajetória histórica, portanto, desse ritmo, nos apresenta um elo entre duas realidades comparativamente distintas, mas que se correlacionam em diferentes aspectos. O caso do funk enquanto expressão musical e "movimento" que envolve músicos, dançarinos, e outros adeptos é interessante para a problematização de sociabilidades juvenis e desigualdade social. Sua corporalidade, além da quebra de uma dicotomia inicial entre o lazer e o palco de políticas reivindicatórias, ajudou a expressar uma justificativa de direito a ter direitos: a sua institucionalização como produtora de sujeitos frente àqueles aparatos e regras ditas da sociedade formal. |
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Movimento funk carioca: sociabilidades urbanas e políticas culturaisFunkMovimentoSociabilidadeInstitucionalizaçãoDireitosFunk (Música) - aspecto socialMovimento social urbanoCultura popularFunkMovementSociabilityInstitutionalizationRightsO trabalho tem por objetivo levantar o debate acerca do Movimento Funk carioca e os instrumentos mobilizados pelos agentes inseridos na temática de uma luta pelo reconhecimento de demandas de pertencimento do grupo e da visibilidade do próprio movimento. Em vista do crescimento, nos últimos dez anos, cada vez mais presente do funk no cotidiano da cidade do Rio de Janeiro, onde houve uma difusão desse ritmo, e de um movimento social mais amplo de forma a expandir seu alcance, pretendo analisá-lo como expressão cultural, política e sua transformação como patrimônio cultural da cidade através de processos burocráticos que foram logrados por entre a luta de atores envolvidos no tema. A trajetória histórica, portanto, desse ritmo, nos apresenta um elo entre duas realidades comparativamente distintas, mas que se correlacionam em diferentes aspectos. O caso do funk enquanto expressão musical e "movimento" que envolve músicos, dançarinos, e outros adeptos é interessante para a problematização de sociabilidades juvenis e desigualdade social. Sua corporalidade, além da quebra de uma dicotomia inicial entre o lazer e o palco de políticas reivindicatórias, ajudou a expressar uma justificativa de direito a ter direitos: a sua institucionalização como produtora de sujeitos frente àqueles aparatos e regras ditas da sociedade formal.The aim of this work is to raise the debate about the Funk Movement in Rio de Janeiro and the instruments mobilized by the agents inserted in the theme of a struggle for recognition of the group's demands for belonging and the visibility of the movement itself. In view of its growth, in the last ten years, funk has become increasingly present in the daily life of the city of Rio de Janeiro, where there has been a diffusion of this rhythm, and a broader social movement in order to expand its reach, I intend to analyze it as cultural expression, politics and its transformation as a cultural patrimony of the city through bureaucratic processes that have been achieved through the struggle of actors involved in the theme. The historical trajectory, therefore, of this rhythm, presents us with a link between two comparatively distinct realities, but which correlate in different aspects. The case of funk as a musical expression and "movement" involving musicians, dancers, and other adepts, is interesting for the problematization of youthful sociabilities and social inequality. Its corporeality, beyond the rupture of an initial dichotomy between leisure and the stage of demanding policies, helped to express a justification of the right to have rights: its institutionalization as a producer of subjects in front of those apparatuses and rules of formal societyGonçalves, Renata de SáEilbaum, LucíaCastilho, Sérgio Ricardo RodriguesSilva, Tainara Lourenço da2018-06-11T14:51:25Z2018-06-11T14:51:25Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6649Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-31T17:15:00Zoai:app.uff.br:1/6649Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:06.528211Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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