FUNK CARIOCA: SURGIMENTO E TRAJETÓRIA NO SÉCULO XX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24941 |
Resumo: | Este artigo pretende ilustrar historicamente o percurso do gênero musical funk carioca durante o século XX, demonstrando como transpassou a barreira da marginalidade e vem se tornando desde então uma polêmica à parte da cultura brasileira. A narrativa é conduzida apresentando ao leitor a perspectiva de personagens estreitamente ligados à cena e que vieram a escrever sobre o tema, partindo da pesquisa precursora sobre o baile funk de Hermano Vianna, passando pela nacionalização do funk de DJ Marlboro e sua documentação por Silvio Essinger e culminando no pensamento de diversos autores sobre a batalha pelo reconhecimento do gênero como cultura. Neste trajeto, questões como a criminalidade e a violência que circundam o funk também são evidenciadas. Além desta tentativa de construção de uma narrativa historiográfica, um capítulo é dedicado à classificação cronológica de teses acadêmicas que têm o funk carioca como temática, fornecendo um interessante panorama sobre o que se estuda dentro desse novo campo e servindo como um guia bibliográfico para pesquisadores de várias áreas do conhecimento que pretendem estudar o tema. |
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FUNK CARIOCA: SURGIMENTO E TRAJETÓRIA NO SÉCULO XXFunk cariocaProibidãoBaile funkEste artigo pretende ilustrar historicamente o percurso do gênero musical funk carioca durante o século XX, demonstrando como transpassou a barreira da marginalidade e vem se tornando desde então uma polêmica à parte da cultura brasileira. A narrativa é conduzida apresentando ao leitor a perspectiva de personagens estreitamente ligados à cena e que vieram a escrever sobre o tema, partindo da pesquisa precursora sobre o baile funk de Hermano Vianna, passando pela nacionalização do funk de DJ Marlboro e sua documentação por Silvio Essinger e culminando no pensamento de diversos autores sobre a batalha pelo reconhecimento do gênero como cultura. Neste trajeto, questões como a criminalidade e a violência que circundam o funk também são evidenciadas. Além desta tentativa de construção de uma narrativa historiográfica, um capítulo é dedicado à classificação cronológica de teses acadêmicas que têm o funk carioca como temática, fornecendo um interessante panorama sobre o que se estuda dentro desse novo campo e servindo como um guia bibliográfico para pesquisadores de várias áreas do conhecimento que pretendem estudar o tema.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24941Horizonte Científico; VOL 9, Nº 2 (DEZ 2015)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24941/16792Copyright (c) 2015 Horizonte Científicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBeschizza, Christhian Barcelos Carvalho Lima2015-12-16T10:29:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24941Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2015-12-16T10:29:02Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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Este artigo pretende ilustrar historicamente o percurso do gênero musical funk carioca durante o século XX, demonstrando como transpassou a barreira da marginalidade e vem se tornando desde então uma polêmica à parte da cultura brasileira. A narrativa é conduzida apresentando ao leitor a perspectiva de personagens estreitamente ligados à cena e que vieram a escrever sobre o tema, partindo da pesquisa precursora sobre o baile funk de Hermano Vianna, passando pela nacionalização do funk de DJ Marlboro e sua documentação por Silvio Essinger e culminando no pensamento de diversos autores sobre a batalha pelo reconhecimento do gênero como cultura. Neste trajeto, questões como a criminalidade e a violência que circundam o funk também são evidenciadas. Além desta tentativa de construção de uma narrativa historiográfica, um capítulo é dedicado à classificação cronológica de teses acadêmicas que têm o funk carioca como temática, fornecendo um interessante panorama sobre o que se estuda dentro desse novo campo e servindo como um guia bibliográfico para pesquisadores de várias áreas do conhecimento que pretendem estudar o tema. |
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