Entre fábula e perversidade: a produção do espaço urbano na cidade de Niterói
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25734 |
Resumo: | Diante de um cenário de crescente competição entre as cidades por recursos econômicos e humanos, o desenvolvimento de uma gestão empreendedora do urbano se tornou primordial para atrair investimentos. Nisso, para ganhar o apoio da população local para a transformação urbana, a partir de práticas de branding urbano e empreendedorismo urbano, procuram-se criar novos ambientes urbanos e novas imagens sobre as cidades, como é o caso do Rio de Janeiro, que se coloca enquanto “cidade maravilhosa”, Barcelona enquanto “cidade das pessoas”, e diversas smart cities que têm se configurado na conjuntura atual. Nesse sentido, a questão central do presente trabalho se volta para o entendimento de como a produção do espaço da cidade de Niterói reflete as características de uma governança pautada no empreendedorismo urbano, buscando compreender quais as realidades da cidade de Niterói que emergem como contradição nesse processo. Foi feito um levantamento bibliográfico acerca da produção acadêmica sobre o tema, bem como buscar em documentos oficiais, reportagens de jornais e dados oficiais sobre Niterói, informações centrais para analisar as fábulas, perversidades e contradições constituintes da produção do espaço urbano niteroiense. |
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Entre fábula e perversidade: a produção do espaço urbano na cidade de NiteróiEmpreendedorismo UrbanoNiteróiBranding UrbanoQualidade de VidaMACCaminho NiemeyerPraça do PovoAlegoria UrbanaProdução do espaço urbanoEmpreendedorismo urbanoBranding urbanoNiterói (RJ)Urban entrepreneurshipNiteróiurban brandingquality of lifeCaminho NiemeyerPraça do Povourban allegoryMAcDiante de um cenário de crescente competição entre as cidades por recursos econômicos e humanos, o desenvolvimento de uma gestão empreendedora do urbano se tornou primordial para atrair investimentos. Nisso, para ganhar o apoio da população local para a transformação urbana, a partir de práticas de branding urbano e empreendedorismo urbano, procuram-se criar novos ambientes urbanos e novas imagens sobre as cidades, como é o caso do Rio de Janeiro, que se coloca enquanto “cidade maravilhosa”, Barcelona enquanto “cidade das pessoas”, e diversas smart cities que têm se configurado na conjuntura atual. Nesse sentido, a questão central do presente trabalho se volta para o entendimento de como a produção do espaço da cidade de Niterói reflete as características de uma governança pautada no empreendedorismo urbano, buscando compreender quais as realidades da cidade de Niterói que emergem como contradição nesse processo. Foi feito um levantamento bibliográfico acerca da produção acadêmica sobre o tema, bem como buscar em documentos oficiais, reportagens de jornais e dados oficiais sobre Niterói, informações centrais para analisar as fábulas, perversidades e contradições constituintes da produção do espaço urbano niteroiense.In the scenery of growing competition between the cities for economic and human resources, the development of an entrepreneurship way to manage the cities has become very important to attract investment. To gain support of the local population for urban transformation the city governments engage in the construction of new urban environments and new images of the cities, using practices of urban branding, as the case of Rio de Janeiro, that has been constructed as “marvelous city”, Barcelona, that has been constructed as a “city of the people”, and many smart cities that all over the world. In this sense, the central question here is to understand how the production of space in the city of Niterói reflects the characteristics of an entrepreneurship way to manage the urban space, seeking to understand the realities of the city that emerge as a contradiction of this process. A bibliographic survey was realized, besides the search in official documents, newspaper news and official data of Niterói, gathering important informations to analyze the fables, the perversity and the contradictions constituents of the production of Niterói urban spaces.56 f.Universidade Federal FluminenseNiteróiBartholl, TimoBartholl, TimoOliveira, Márcio Piñon deMonteiro, João Carlos CarvalhaesLeandro, João Pedro Lepore2022-07-18T20:51:36Z2022-07-18T20:51:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEANDRO, João Pedro Lepore. Entre fábula e perversidade: a produção do espaço urbano na cidade de Niterói. 2021. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25734Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-18T20:51:40Zoai:app.uff.br:1/25734Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:45.990525Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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