A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Martins da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4405
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem da cidade do Rio de janeiro projetada por turistas brasileiros e internacionais em mídias sociais. O estudo estabelece uma comparação entre comentários postados nos anos de 2015 e 2016, e analisa os aspectos de experiência nos principais atrativos da cidade, a qualidade dos serviços percebida pelos turistas, bem como seus julgamentos de preço e valor. Com base na revisão da literatura sobre a formação da imagem de destino, a influência do boca a boca eletrônico na decisão de compra dos turistas, e determinantes de experiência e qualidade em serviços, foram definidos critérios de análise das avaliações dos turistas em relação à seis atrativos do Rio de Janeiro, postados no período do carnaval (sexta-feira a quarta-feira de cinzas) dos anos estudados. O tipo de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa, e o método baseou-se na análise de conteúdo de 688 comentários extraídos do site TripAdvisor, a mídia social dedicada ao turismo de maior audiência no mundo. Os resultados mostram que a maioria dos turistas relatou experiências positivas, avaliou positivamente a qualidade dos serviços e o valor, e apresentou altos níveis de satisfação nos principais atrativos da cidade. As dimensões da experiência mais presentes nos comentários foram a estética e o entretenimento, reforçando a importância das belezas naturais e arquitetônicas na formação da imagem do Rio de Janeiro. Quanto aos comentários com teor negativo, a análise do conteúdo revelou pontos que devem ser monitorados e aprimorados por gestores públicos e privados ligados ao turismo
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