A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Martins da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4405
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem da cidade do Rio de janeiro projetada por turistas brasileiros e internacionais em mídias sociais. O estudo estabelece uma comparação entre comentários postados nos anos de 2015 e 2016, e analisa os aspectos de experiência nos principais atrativos da cidade, a qualidade dos serviços percebida pelos turistas, bem como seus julgamentos de preço e valor. Com base na revisão da literatura sobre a formação da imagem de destino, a influência do boca a boca eletrônico na decisão de compra dos turistas, e determinantes de experiência e qualidade em serviços, foram definidos critérios de análise das avaliações dos turistas em relação à seis atrativos do Rio de Janeiro, postados no período do carnaval (sexta-feira a quarta-feira de cinzas) dos anos estudados. O tipo de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa, e o método baseou-se na análise de conteúdo de 688 comentários extraídos do site TripAdvisor, a mídia social dedicada ao turismo de maior audiência no mundo. Os resultados mostram que a maioria dos turistas relatou experiências positivas, avaliou positivamente a qualidade dos serviços e o valor, e apresentou altos níveis de satisfação nos principais atrativos da cidade. As dimensões da experiência mais presentes nos comentários foram a estética e o entretenimento, reforçando a importância das belezas naturais e arquitetônicas na formação da imagem do Rio de Janeiro. Quanto aos comentários com teor negativo, a análise do conteúdo revelou pontos que devem ser monitorados e aprimorados por gestores públicos e privados ligados ao turismo
id UFF-2_678e75b77a77465c179529d870c598c0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4405
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociaisTurismoMídias sociaisBoca a boca eletrônicoImagem de destinos turísticosComportamento do consumidorMídiaTurismoTuristaImagemRio de Janeiro (RJ)TourismSocial mediaElectronic word-of-mouthTouristic destinations imageConsumer behaviorEste trabalho tem como objetivo investigar a imagem da cidade do Rio de janeiro projetada por turistas brasileiros e internacionais em mídias sociais. O estudo estabelece uma comparação entre comentários postados nos anos de 2015 e 2016, e analisa os aspectos de experiência nos principais atrativos da cidade, a qualidade dos serviços percebida pelos turistas, bem como seus julgamentos de preço e valor. Com base na revisão da literatura sobre a formação da imagem de destino, a influência do boca a boca eletrônico na decisão de compra dos turistas, e determinantes de experiência e qualidade em serviços, foram definidos critérios de análise das avaliações dos turistas em relação à seis atrativos do Rio de Janeiro, postados no período do carnaval (sexta-feira a quarta-feira de cinzas) dos anos estudados. O tipo de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa, e o método baseou-se na análise de conteúdo de 688 comentários extraídos do site TripAdvisor, a mídia social dedicada ao turismo de maior audiência no mundo. Os resultados mostram que a maioria dos turistas relatou experiências positivas, avaliou positivamente a qualidade dos serviços e o valor, e apresentou altos níveis de satisfação nos principais atrativos da cidade. As dimensões da experiência mais presentes nos comentários foram a estética e o entretenimento, reforçando a importância das belezas naturais e arquitetônicas na formação da imagem do Rio de Janeiro. Quanto aos comentários com teor negativo, a análise do conteúdo revelou pontos que devem ser monitorados e aprimorados por gestores públicos e privados ligados ao turismoThis work aims to investigate an image of the city of Rio de Janeiro projected by Brazilian and international tourists in social media. The study reviews comments of the years 2015 and 2016, and analyzes the results of our main attractions in the city, an assessment of services perceived by tourists, as well as their judgments of price and value. Based on a review on destination image formation, an electronic word of mouth influence on the purchase decision of tourists, and determinants of experience and quality in services, attractives of Rio de Janeiro, posted in the carnival period of the years was studied. The type of research was qualitative and quantitative, and the method was based on content analysis of 688 comments extracted from the site. The results show that the majority of tourists reported positive experiences, evaluated positively a quality of services and a value, and presented high levels of satisfaction of the main attractions of the city. As dimensions of the experience more present in the comments for aesthetics and entertainment, reinforcing the importance of the natural and architectural structures in the formation of the image of Rio de Janeiro. An analysis of the content revealed the points that were monitored and improved by public and private tourism managersMayer, Verônica FederRodrigues, Renata Garanito de AbreuVilela, Eduardo Antonio PachecoSilva, Andressa Martins da2017-09-04T17:17:19Z2017-09-04T17:17:19Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4405CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T16:53:16Zoai:app.uff.br:1/4405Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T16:53:16Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
title A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
spellingShingle A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
Silva, Andressa Martins da
Turismo
Mídias sociais
Boca a boca eletrônico
Imagem de destinos turísticos
Comportamento do consumidor
Mídia
Turismo
Turista
Imagem
Rio de Janeiro (RJ)
Tourism
Social media
Electronic word-of-mouth
Touristic destinations image
Consumer behavior
title_short A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
title_full A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
title_fullStr A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
title_full_unstemmed A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
title_sort A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
author Silva, Andressa Martins da
author_facet Silva, Andressa Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayer, Verônica Feder
Rodrigues, Renata Garanito de Abreu
Vilela, Eduardo Antonio Pacheco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andressa Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Mídias sociais
Boca a boca eletrônico
Imagem de destinos turísticos
Comportamento do consumidor
Mídia
Turismo
Turista
Imagem
Rio de Janeiro (RJ)
Tourism
Social media
Electronic word-of-mouth
Touristic destinations image
Consumer behavior
topic Turismo
Mídias sociais
Boca a boca eletrônico
Imagem de destinos turísticos
Comportamento do consumidor
Mídia
Turismo
Turista
Imagem
Rio de Janeiro (RJ)
Tourism
Social media
Electronic word-of-mouth
Touristic destinations image
Consumer behavior
description Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem da cidade do Rio de janeiro projetada por turistas brasileiros e internacionais em mídias sociais. O estudo estabelece uma comparação entre comentários postados nos anos de 2015 e 2016, e analisa os aspectos de experiência nos principais atrativos da cidade, a qualidade dos serviços percebida pelos turistas, bem como seus julgamentos de preço e valor. Com base na revisão da literatura sobre a formação da imagem de destino, a influência do boca a boca eletrônico na decisão de compra dos turistas, e determinantes de experiência e qualidade em serviços, foram definidos critérios de análise das avaliações dos turistas em relação à seis atrativos do Rio de Janeiro, postados no período do carnaval (sexta-feira a quarta-feira de cinzas) dos anos estudados. O tipo de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa, e o método baseou-se na análise de conteúdo de 688 comentários extraídos do site TripAdvisor, a mídia social dedicada ao turismo de maior audiência no mundo. Os resultados mostram que a maioria dos turistas relatou experiências positivas, avaliou positivamente a qualidade dos serviços e o valor, e apresentou altos níveis de satisfação nos principais atrativos da cidade. As dimensões da experiência mais presentes nos comentários foram a estética e o entretenimento, reforçando a importância das belezas naturais e arquitetônicas na formação da imagem do Rio de Janeiro. Quanto aos comentários com teor negativo, a análise do conteúdo revelou pontos que devem ser monitorados e aprimorados por gestores públicos e privados ligados ao turismo
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-09-04T17:17:19Z
2017-09-04T17:17:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4405
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135481371066368