A conceptualização do corpo feminino: uma investigação a partir de metáforas visuais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31461 |
Resumo: | Imagens, encontradas na internet, contendo metáforas visuais sobre o corpo feminino, constituem o objeto de análise deste estudo. O objetivo geral da pesquisa é investigar, numa perspectiva sociocognitiva, de que modo o corpo feminino, a partir de metáforas, é conceptualizado na sociedade, refletido no senso comum e marcado no uso real da língua. Logo, o que motivou a execução desta pesquisa foi melhor compreender a maneira como a mulher é representada sociocognitivamente, a partir do modo com que sua forma física é exposta na internet, por meio de metáforas visuais relacionadas a expressões metafóricas recorrentes em nossa língua. A hipótese é a de que muitas dessas expressões - por exemplo, “corpo violão”, “corpo maçã” e “cinturinha de vespa” - estão ancoradas em metáforas conceptuais como MULHER É OBJETO, MULHER É COMIDA e MULHER É ANIMAL, que reproduzem de alguma forma, estereótipos, padrões de beleza e ideologias patriarcais. A análise do corpus, formado por metáforas visuais, foi conduzida sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]) e a Teoria da Metáfora Visual (FORCEVILLE, 1996, 2008). O debate, de cunho sócio-histórico, em torno do papel da mídia na conceptualização da mulher, é também abordado com base em autores como Sant’Anna (2001, 2021), Wolf (2020) e Santaella e Nöth (2017). Já a relação entre cognição e ideologia será discutida sob a luz de autores como Kövecses (2006, 2010) e Van Dijk (1998 [2000]). Pretende-se, assim, com este estudo, contribuir tanto para os estudos cognitivos, em especial as metáforas visuais, como também para o entendimento da dimensão social e ideológica das conceptualizações do corpo feminino que, como concluímos, com base nos resultados da análise desenvolvida, participam da construção sociocognitiva de padrões de beleza corpórea da mulher. |
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Imagens, encontradas na internet, contendo metáforas visuais sobre o corpo feminino, constituem o objeto de análise deste estudo. O objetivo geral da pesquisa é investigar, numa perspectiva sociocognitiva, de que modo o corpo feminino, a partir de metáforas, é conceptualizado na sociedade, refletido no senso comum e marcado no uso real da língua. Logo, o que motivou a execução desta pesquisa foi melhor compreender a maneira como a mulher é representada sociocognitivamente, a partir do modo com que sua forma física é exposta na internet, por meio de metáforas visuais relacionadas a expressões metafóricas recorrentes em nossa língua. A hipótese é a de que muitas dessas expressões - por exemplo, “corpo violão”, “corpo maçã” e “cinturinha de vespa” - estão ancoradas em metáforas conceptuais como MULHER É OBJETO, MULHER É COMIDA e MULHER É ANIMAL, que reproduzem de alguma forma, estereótipos, padrões de beleza e ideologias patriarcais. A análise do corpus, formado por metáforas visuais, foi conduzida sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2002 [1980]) e a Teoria da Metáfora Visual (FORCEVILLE, 1996, 2008). O debate, de cunho sócio-histórico, em torno do papel da mídia na conceptualização da mulher, é também abordado com base em autores como Sant’Anna (2001, 2021), Wolf (2020) e Santaella e Nöth (2017). Já a relação entre cognição e ideologia será discutida sob a luz de autores como Kövecses (2006, 2010) e Van Dijk (1998 [2000]). Pretende-se, assim, com este estudo, contribuir tanto para os estudos cognitivos, em especial as metáforas visuais, como também para o entendimento da dimensão social e ideológica das conceptualizações do corpo feminino que, como concluímos, com base nos resultados da análise desenvolvida, participam da construção sociocognitiva de padrões de beleza corpórea da mulher. |
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