Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rodolfo Miranda de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608457
Resumo: Orientador: Luis Geraldo Pedroso Meloni
id UNICAMP-30_1bfcdc53a444323c7b4412cb39f241d2
oai_identifier_str oai::436191
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integralA study about the power of metaphors and multimedia resources in the differential and integral calculus teaching-learning processMetáforaMultimedia interativaCálculoCogniçãoEducaçãoMetaphorsInteractive multimediaCalculusCognitionEducationOrientador: Luis Geraldo Pedroso MeloniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: O ensino de Cálculo tem sido objeto de questionamento em diversos fóruns em função das dificuldades apresentadas pelos alunos na sua aprendizagem. Inserida neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo utilizar metáforas e recursos multimídia na elaboração de material didático de cálculo, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. A pesquisa baseou-se nas perspectivas da cognição corporificada ou incorporada (Embodied Cognition), mais especificamente nos trabalhos de Lakoff e Núñez, e no paradigma teórico-metodológico de David Ausubel, intitulado Aprendizagem Significativa. Vale ressaltar que esta pesquisa não pretendeu abandonar os conceitos desenvolvidos por Newton e Leibniz sobre o Cálculo, mas sim buscar um mecanismo para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem desta disciplina. A pesquisa culminou com o desenvolvimento de metáforas, sendo que estas foram aplicadas na apresentação dos conteúdos da Soma de Riemann e nos Teoremas de Green, Stokes e Gauss, e também com a formalização da composição das metáforas, com a definição de um processo de desenvolvimento de metáforas e com o desenvolvimento de uma ferramenta para criação, armazenamento e recuperação das metáforas, notas de aula e elementos das metáforas. Para validar os resultados desta pesquisa, foi realizado um estudo de caso com alunos de cursos de engenharia e ciência da computação, onde se pôde avaliar que o emprego das metáforas permite uma maior compreensão e maior confiança no aprendizado por parte dos alunos.Abstract: The teaching of Calculation has been object of diverse questioning in forums in function of the difficulties presented for the pupils in its learning. Inserted in this context, this research has as objective to use metaphors and multimedia resources in the elaboration of the Calculation's didactic material, aiming the improvement in the instruction process and learning in this discipline. The research was based on the perspectives of the embodied cognition, more specifically in the works of Lakoff e Núñez and in the David Ausubel's theoric/methodologic paradigm, entitled Significant Apprenticeship. In this way is better to stand out that this research did not intend to abandon the concepts developed by Newton and Leibiniz on the Calculation, but instead to search a mechanism to help the process of educations and learning on this discipline. The research culminated with the development of metaphors, being that these had been applied in the presentation of the Riemann Sum's contents and the Green, Stokes and Gauss's Theorems, And also to formalize the metaphor's composition, with the definition of a development of metaphor's process and the a tool development for metaphor's reation, storage and retrieval, notes from class and metaphor's elements. To the results validation of this research it was accomplished a study of case, with pupils of Engineering and Computer Science's Courses, where it could be perceived that the use of the metaphorsallows to a bigger understanding and a greater confidence in the learning by the pupils.DoutoradoTelecomunicações e TelemáticaDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Meloni, Luís Geraldo Pedroso, 1958-Camargo, Isaac AntonioLima, Jose Valdeni deMagalhães, Léo PiniMendes, Leonardo de SouzaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarros, Rodolfo Miranda de2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf142 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608457BARROS, Rodolfo Miranda de. Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral. 2008. 142 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608457. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436191porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-06T10:12:30Zoai::436191Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-06-06T10:12:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
A study about the power of metaphors and multimedia resources in the differential and integral calculus teaching-learning process
title Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
spellingShingle Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
Barros, Rodolfo Miranda de
Metáfora
Multimedia interativa
Cálculo
Cognição
Educação
Metaphors
Interactive multimedia
Calculus
Cognition
Education
title_short Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
title_full Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
title_fullStr Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
title_full_unstemmed Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
title_sort Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral
author Barros, Rodolfo Miranda de
author_facet Barros, Rodolfo Miranda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meloni, Luís Geraldo Pedroso, 1958-
Camargo, Isaac Antonio
Lima, Jose Valdeni de
Magalhães, Léo Pini
Mendes, Leonardo de Souza
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rodolfo Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Metáfora
Multimedia interativa
Cálculo
Cognição
Educação
Metaphors
Interactive multimedia
Calculus
Cognition
Education
topic Metáfora
Multimedia interativa
Cálculo
Cognição
Educação
Metaphors
Interactive multimedia
Calculus
Cognition
Education
description Orientador: Luis Geraldo Pedroso Meloni
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608457
BARROS, Rodolfo Miranda de. Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral. 2008. 142 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608457. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608457
identifier_str_mv BARROS, Rodolfo Miranda de. Um estudo sobre o poder das metaforas e dos recursos multimidia no processo de ensino e aprendizagem de calculo diferencial e integral. 2008. 142 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608457. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/436191
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
142 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188998845825024