A cultura na Ciência da Informação: temáticas culturais na pós-graduação do campo informacional brasileiro: 1970-2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Berta Jaqueline
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10449
Resumo: Como resultado de pesquisa desenvolvida no final da Graduação em Biblioteconomia e Documentação, pôde-se observar que as temáticas culturais - ligadas mais ao interesse público – depois de fortemente discutidas na literatura durante as décadas de 1970 e 1980, passaram a rarear no campo informacional, ao mesmo tempo em que temáticas relacionadas ao discurso econômico-gerencial ascendiam – principalmente aqueles relacionados a interesses privados. Esta pesquisa tem como objeto as temáticas culturais abordadas pelos e nos Programas de Pós-Graduação stricto-sensu do campo informacional no Brasil. A questão que norteou a pesquisa foi: estão presentes nos citados Programas temáticas culturais? Quais são, quando e o quanto elas vêm sendo tratadas? Para respondê-las, traçamos como objetivos específicos: verificar como se constituíram os Programas de Pós-Graduação do campo informacional no Brasil, a fim de compreender seus contextos históricos, bem como sua configuração atual; identificar as configurações das Áreas de Concentração e das Linhas de Pesquisa dos PPGCIs, observando a presença ou ausência de temáticas culturais; mapear e identificar temáticas culturais, assim como a perspectiva histórico-sociológica que vem contextualizando as ações do campo informacional na produção discente de Teses e Dissertações dos PPGCIs do IBICT e da UFMG; articular as configurações dos PPGCIs acima com a sua produção discente, a fim de verificar a relação entre as temáticas culturais nas Teses e Dissertações (T/Ds) e a sua vinculação as Linhas de Pesquisa. Metodologicamente, utilizamos, diante dos diversos objetivos, basicamente: a revisão de literatura; o levantamento em fontes primárias e secundárias; e a análise sistemática do campo empírico mapeado. Encontraram-se, em linhas gerais, diferentes comportamentos das temáticas culturais em conjunturas históricas diversas, assim como entre os Programas criados como Pós-graduações em Ciência da Informação ou em Biblioteconomia e Documentação. Entre as questões abertas pelos achados, insere-se a indicação da ausência ou inconsistência nos registros da história do campo e de seus Programas.
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Esta pesquisa tem como objeto as temáticas culturais abordadas pelos e nos Programas de Pós-Graduação stricto-sensu do campo informacional no Brasil. A questão que norteou a pesquisa foi: estão presentes nos citados Programas temáticas culturais? Quais são, quando e o quanto elas vêm sendo tratadas? Para respondê-las, traçamos como objetivos específicos: verificar como se constituíram os Programas de Pós-Graduação do campo informacional no Brasil, a fim de compreender seus contextos históricos, bem como sua configuração atual; identificar as configurações das Áreas de Concentração e das Linhas de Pesquisa dos PPGCIs, observando a presença ou ausência de temáticas culturais; mapear e identificar temáticas culturais, assim como a perspectiva histórico-sociológica que vem contextualizando as ações do campo informacional na produção discente de Teses e Dissertações dos PPGCIs do IBICT e da UFMG; articular as configurações dos PPGCIs acima com a sua produção discente, a fim de verificar a relação entre as temáticas culturais nas Teses e Dissertações (T/Ds) e a sua vinculação as Linhas de Pesquisa. Metodologicamente, utilizamos, diante dos diversos objetivos, basicamente: a revisão de literatura; o levantamento em fontes primárias e secundárias; e a análise sistemática do campo empírico mapeado. Encontraram-se, em linhas gerais, diferentes comportamentos das temáticas culturais em conjunturas históricas diversas, assim como entre os Programas criados como Pós-graduações em Ciência da Informação ou em Biblioteconomia e Documentação. Entre as questões abertas pelos achados, insere-se a indicação da ausência ou inconsistência nos registros da história do campo e de seus Programas.As a result of research carried out at the end of the Undergraduate Library and Documentation, it could be observed that the cultural issues - linked more to the public interest - after heavily discussed in the literature during the 1970s and 1980s, began to thin in the informational field, while that issues related to economic and managerial discourse amounted - especially those related to private interests. This research aims the themes addressed by cultural and Programs Graduate stricto sensu the informational field in Brazil. The question that guided the research was: are present in those thematic cultural programs? What, when and how they are being treated? To answer them, we draw the following objectives: to determine how constituted Programs Graduate informational field in Brazil in order to understand their historical contexts, as well as its current configuration; identify settings of Concentration Areas and Lines Research of PPGCIs, observing the presence or absence of cultural issues; map and identify cultural issues, as well as the historical and sociological perspective that comes contextualizing the actions of the informational field in the student production of Theses and Dissertations of PPGCIs IBICT and UFMG; articulate settings PPGCIs up with your student production in order to verify the relationship between the cultural issues in Theses and Dissertations (T/Ds) and their binding Lines Research. Methodologically, we use, before the various goals, basically: a literature review, a survey on primary and secondary sources, and the systematic analysis of the empirical field mapped. We found, in general, different behaviors of cultural issues in various historical junctures, as well as between programs created as graduate programs in Information Science or Library and Documentation. Among the open questions by the findings, it is inserted to indicate the absence or inconsistency in the records of the history of the field and its programs.143f.Freitas, Lídia Silva deRosa, Berta Jaqueline2019-07-17T14:35:55Z2019-07-17T14:35:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10449Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-02T22:06:05Zoai:app.uff.br:1/10449Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:55.402383Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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