Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetti, Marina Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680
Resumo: Este trabalho objetiva discutir se a formação dos alunos do curso de Administração da UFF-Niterói se mostra suficiente na preparação para os processos seletivos obrigatórios desde os estágios até vida profissional dos indivíduos. A universidade tem como dever preparar seus alunos para o mercado de trabalho e pode fazer isso de forma mais humanizada e condizente com as exigências, possibilitando maior inserção profissional. O desenvolvimento da inteligência emocional deveria ser parte integrante da formação acadêmica. Uma das possibilidades de fortalecê-la seria o uso da comunicação não-violenta como prática cotidiana nas aulas e uma mudança de postura na relação aluno-professor. Neste contexto, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um questionário aos alunos do curso para analisar os sentimentos e percepções de preparação deles para processos seletivos. Também foram consultados profissionais de Recursos Humanos que atuam com seleção de estagiários para se conhecer suas percepções sobre o mesmo assunto. O estudo permitiu concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional dos discentes ainda é insuficiente na sua formação acadêmica
id UFF-2_68d3163f5c36c4258fe98590238ab36d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8680
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/NiteróiInteligência emocionalAdministraçãoComunicação não-violentaAdministraçãoEmotional intelligenceBusinessNon-violent communicationEste trabalho objetiva discutir se a formação dos alunos do curso de Administração da UFF-Niterói se mostra suficiente na preparação para os processos seletivos obrigatórios desde os estágios até vida profissional dos indivíduos. A universidade tem como dever preparar seus alunos para o mercado de trabalho e pode fazer isso de forma mais humanizada e condizente com as exigências, possibilitando maior inserção profissional. O desenvolvimento da inteligência emocional deveria ser parte integrante da formação acadêmica. Uma das possibilidades de fortalecê-la seria o uso da comunicação não-violenta como prática cotidiana nas aulas e uma mudança de postura na relação aluno-professor. Neste contexto, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um questionário aos alunos do curso para analisar os sentimentos e percepções de preparação deles para processos seletivos. Também foram consultados profissionais de Recursos Humanos que atuam com seleção de estagiários para se conhecer suas percepções sobre o mesmo assunto. O estudo permitiu concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional dos discentes ainda é insuficiente na sua formação acadêmicaThis paper has the main objective to discuss whether the graduation of the business students of Fluminense Federal University in Niterói is enough to prepare them to required selective processes, from internship to their professional life. The university’s duty is to prepare its students to the market and it could be done in a more humanized way and that can follow the rules, making possible a better professional beginning. The emotional intelligence development should be an important part of the graduation process. One of the possibilities to make it stronger and better would be the use of non-violent communication as a daily basis in the classrooms and a change on the posture in the relationship between teacher and student. On this context, it had been realized a field research with a form application with the students to analyze their perspective about it. As well, Human Resources professionals that work with this young public had been interviewed to know the perception of them about the same subject. The following study make it possible to conclude that the students emotional intelligence development is not enough for their academic purpose44 f.NiteróiRamos, Ana Maria LanaVieira, Fernando de OliveiraRamos Filho, Américo da CostaZanetti, Marina Soares2019-02-20T21:04:36Z2019-02-20T21:04:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZANETTI, Marina Soares. Inteligência emocional em processos seletivos : a percepção de alunos do curso de administração da UFF/Niterói. 2018, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração.) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-05T22:42:58Zoai:app.uff.br:1/8680Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:34.675904Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
title Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
spellingShingle Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
Zanetti, Marina Soares
Inteligência emocional
Administração
Comunicação não-violenta
Administração
Emotional intelligence
Business
Non-violent communication
title_short Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
title_full Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
title_fullStr Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
title_full_unstemmed Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
title_sort Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
author Zanetti, Marina Soares
author_facet Zanetti, Marina Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Ana Maria Lana
Vieira, Fernando de Oliveira
Ramos Filho, Américo da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanetti, Marina Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Administração
Comunicação não-violenta
Administração
Emotional intelligence
Business
Non-violent communication
topic Inteligência emocional
Administração
Comunicação não-violenta
Administração
Emotional intelligence
Business
Non-violent communication
description Este trabalho objetiva discutir se a formação dos alunos do curso de Administração da UFF-Niterói se mostra suficiente na preparação para os processos seletivos obrigatórios desde os estágios até vida profissional dos indivíduos. A universidade tem como dever preparar seus alunos para o mercado de trabalho e pode fazer isso de forma mais humanizada e condizente com as exigências, possibilitando maior inserção profissional. O desenvolvimento da inteligência emocional deveria ser parte integrante da formação acadêmica. Uma das possibilidades de fortalecê-la seria o uso da comunicação não-violenta como prática cotidiana nas aulas e uma mudança de postura na relação aluno-professor. Neste contexto, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um questionário aos alunos do curso para analisar os sentimentos e percepções de preparação deles para processos seletivos. Também foram consultados profissionais de Recursos Humanos que atuam com seleção de estagiários para se conhecer suas percepções sobre o mesmo assunto. O estudo permitiu concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional dos discentes ainda é insuficiente na sua formação acadêmica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-02-20T21:04:36Z
2019-02-20T21:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANETTI, Marina Soares. Inteligência emocional em processos seletivos : a percepção de alunos do curso de administração da UFF/Niterói. 2018, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração.) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680
Aluno de Graduação
identifier_str_mv ZANETTI, Marina Soares. Inteligência emocional em processos seletivos : a percepção de alunos do curso de administração da UFF/Niterói. 2018, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração.) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823595195727872