Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680 |
Resumo: | Este trabalho objetiva discutir se a formação dos alunos do curso de Administração da UFF-Niterói se mostra suficiente na preparação para os processos seletivos obrigatórios desde os estágios até vida profissional dos indivíduos. A universidade tem como dever preparar seus alunos para o mercado de trabalho e pode fazer isso de forma mais humanizada e condizente com as exigências, possibilitando maior inserção profissional. O desenvolvimento da inteligência emocional deveria ser parte integrante da formação acadêmica. Uma das possibilidades de fortalecê-la seria o uso da comunicação não-violenta como prática cotidiana nas aulas e uma mudança de postura na relação aluno-professor. Neste contexto, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um questionário aos alunos do curso para analisar os sentimentos e percepções de preparação deles para processos seletivos. Também foram consultados profissionais de Recursos Humanos que atuam com seleção de estagiários para se conhecer suas percepções sobre o mesmo assunto. O estudo permitiu concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional dos discentes ainda é insuficiente na sua formação acadêmica |
id |
UFF-2_68d3163f5c36c4258fe98590238ab36d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/8680 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/NiteróiInteligência emocionalAdministraçãoComunicação não-violentaAdministraçãoEmotional intelligenceBusinessNon-violent communicationEste trabalho objetiva discutir se a formação dos alunos do curso de Administração da UFF-Niterói se mostra suficiente na preparação para os processos seletivos obrigatórios desde os estágios até vida profissional dos indivíduos. A universidade tem como dever preparar seus alunos para o mercado de trabalho e pode fazer isso de forma mais humanizada e condizente com as exigências, possibilitando maior inserção profissional. O desenvolvimento da inteligência emocional deveria ser parte integrante da formação acadêmica. Uma das possibilidades de fortalecê-la seria o uso da comunicação não-violenta como prática cotidiana nas aulas e uma mudança de postura na relação aluno-professor. Neste contexto, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um questionário aos alunos do curso para analisar os sentimentos e percepções de preparação deles para processos seletivos. Também foram consultados profissionais de Recursos Humanos que atuam com seleção de estagiários para se conhecer suas percepções sobre o mesmo assunto. O estudo permitiu concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional dos discentes ainda é insuficiente na sua formação acadêmicaThis paper has the main objective to discuss whether the graduation of the business students of Fluminense Federal University in Niterói is enough to prepare them to required selective processes, from internship to their professional life. The university’s duty is to prepare its students to the market and it could be done in a more humanized way and that can follow the rules, making possible a better professional beginning. The emotional intelligence development should be an important part of the graduation process. One of the possibilities to make it stronger and better would be the use of non-violent communication as a daily basis in the classrooms and a change on the posture in the relationship between teacher and student. On this context, it had been realized a field research with a form application with the students to analyze their perspective about it. As well, Human Resources professionals that work with this young public had been interviewed to know the perception of them about the same subject. The following study make it possible to conclude that the students emotional intelligence development is not enough for their academic purpose44 f.NiteróiRamos, Ana Maria LanaVieira, Fernando de OliveiraRamos Filho, Américo da CostaZanetti, Marina Soares2019-02-20T21:04:36Z2019-02-20T21:04:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfZANETTI, Marina Soares. Inteligência emocional em processos seletivos : a percepção de alunos do curso de administração da UFF/Niterói. 2018, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração.) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-05T22:42:58Zoai:app.uff.br:1/8680Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:34.675904Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói |
title |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói |
spellingShingle |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói Zanetti, Marina Soares Inteligência emocional Administração Comunicação não-violenta Administração Emotional intelligence Business Non-violent communication |
title_short |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói |
title_full |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói |
title_fullStr |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói |
title_full_unstemmed |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói |
title_sort |
Inteligência emocional em processos seletivos - A percepção de alunos do curso de Administração da UFF/Niterói |
author |
Zanetti, Marina Soares |
author_facet |
Zanetti, Marina Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Ana Maria Lana Vieira, Fernando de Oliveira Ramos Filho, Américo da Costa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanetti, Marina Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional Administração Comunicação não-violenta Administração Emotional intelligence Business Non-violent communication |
topic |
Inteligência emocional Administração Comunicação não-violenta Administração Emotional intelligence Business Non-violent communication |
description |
Este trabalho objetiva discutir se a formação dos alunos do curso de Administração da UFF-Niterói se mostra suficiente na preparação para os processos seletivos obrigatórios desde os estágios até vida profissional dos indivíduos. A universidade tem como dever preparar seus alunos para o mercado de trabalho e pode fazer isso de forma mais humanizada e condizente com as exigências, possibilitando maior inserção profissional. O desenvolvimento da inteligência emocional deveria ser parte integrante da formação acadêmica. Uma das possibilidades de fortalecê-la seria o uso da comunicação não-violenta como prática cotidiana nas aulas e uma mudança de postura na relação aluno-professor. Neste contexto, foi realizada pesquisa de campo com aplicação de um questionário aos alunos do curso para analisar os sentimentos e percepções de preparação deles para processos seletivos. Também foram consultados profissionais de Recursos Humanos que atuam com seleção de estagiários para se conhecer suas percepções sobre o mesmo assunto. O estudo permitiu concluir que o desenvolvimento da inteligência emocional dos discentes ainda é insuficiente na sua formação acadêmica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-02-20T21:04:36Z 2019-02-20T21:04:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZANETTI, Marina Soares. Inteligência emocional em processos seletivos : a percepção de alunos do curso de administração da UFF/Niterói. 2018, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração.) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
ZANETTI, Marina Soares. Inteligência emocional em processos seletivos : a percepção de alunos do curso de administração da UFF/Niterói. 2018, 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração.) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823595195727872 |