As políticas educacionais e sua relação com a dinâmica espacial das escolas e práticas espaciais de crianças e jovens escolares: um olhar para Papucaia, Cachoeiras de Macacu/RJ (2010-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Victor Gaspar
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32380
Resumo: As políticas educacionais brasileiras são influenciadas por uma rede complexa de interesses que são produzidas e (re)produzidas por muitos agentes e instituições em diversas escalas, em muitos casos, ignorando a relação e dinâmica dos lugares em que são implementadas. Nessa rede multifacetada podemos destacar o papel decisivo das lógicas de mercado, que encontram no estado do Rio de Janeiro espaço de experimentações e influenciam a elaboração e implementação de políticas fundamentadas por um viés gerencialista e economicista, que resultam no fechamento de turmas, turnos e escolas, afetando a vida de muitas crianças e jovens. Em Cachoeiras de Macacu/RJ essas racionalidades se expressaram em um forte processo de desruralização escolar com o fechamento de muitas escolas das áreas rurais e, nas últimas duas décadas, em uma reorganização da distribuição da oferta de vagas com o fechamento de turmas e turnos, além de uma constante tentativa de municipalização das escolas estaduais nos núcleos urbanos. A presente pesquisa tem por objetivo central compreender como as políticas educacionais desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro se relacionam com os processos espaciais da localidade de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu/RJ, e influenciam a formação da espacialidade e as práticas espaciais de crianças e jovens escolares das turmas de 6° e 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais do CIEP 353 Dr. Brochado da Rocha, entre 2010 e 2018. Buscaremos compreender o processo por meio de um potente diálogo entre Geografia e Educação, para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico dos temas e conceitos que possibilitam nossos caminhos, analisamos as respostas de 259 formulários semiestruturados aplicados nas turmas do 6° e 9° ano e ainda utilizamos as ferramentas de Sistemas de Informação Geográficas (SIGs).
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Em Cachoeiras de Macacu/RJ essas racionalidades se expressaram em um forte processo de desruralização escolar com o fechamento de muitas escolas das áreas rurais e, nas últimas duas décadas, em uma reorganização da distribuição da oferta de vagas com o fechamento de turmas e turnos, além de uma constante tentativa de municipalização das escolas estaduais nos núcleos urbanos. A presente pesquisa tem por objetivo central compreender como as políticas educacionais desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro se relacionam com os processos espaciais da localidade de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu/RJ, e influenciam a formação da espacialidade e as práticas espaciais de crianças e jovens escolares das turmas de 6° e 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais do CIEP 353 Dr. Brochado da Rocha, entre 2010 e 2018. Buscaremos compreender o processo por meio de um potente diálogo entre Geografia e Educação, para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico dos temas e conceitos que possibilitam nossos caminhos, analisamos as respostas de 259 formulários semiestruturados aplicados nas turmas do 6° e 9° ano e ainda utilizamos as ferramentas de Sistemas de Informação Geográficas (SIGs).Brazilian educational policies are influenced by a complex network of interests that are produced and (re)produced by many agents and institutions at different scales, in many cases, ignoring the relationship and dynamics of the places in which they are implemented. In this multifaceted network, we can highlight the decisive role of market logics, which find in the state of Rio de Janeiro space for experimentation and influence the elaboration and implementation of policies based on a managerialist and economistic bias, which result in the closing of classes, shifts and schools, affecting the lives of many children and young people. In Cachoeiras de Macacu/RJ these rationalities were expressed in a strong process of school de-ruralization with the closure of many schools in rural areas and, in the last two decades, in a reorganization of the distribution of the vacancies offer, with the closure of classes and shifts, in addition to a constant attempt to municipalize state schools in urban centers. The main objective of this research is to understand how the educational policies developed in the state of Rio de Janeiro are related to the spatial processes of the locality of Papucaia, in Cachoeiras de Macacu/RJ, and influence the formation of spatiality and the spatial practices of children and young school children in the 6th and 9th grades of Secondary School Final Years of CIEP 353 Dr. Brochado da Rocha, between 2010 and 2018. We will seek to understand the process through a powerful dialogue between Geography and Education, for that, we carried out a bibliographic survey of the themes and concepts that make our paths possible, we also analyzed the responses of 259 semi-structured forms applied to the 6th and 9th grade students and use of Geographic Information Systems (GIS) tools.197 f.Bezerra, Amélia Cristina Alveshttp://lattes.cnpq.br/0009821613766005Giordani, Ana Cláudia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/7029899793884560Santos, Enio José Serra doshttp://lattes.cnpq.br/2886910172331641Vilela, Carolina Limahttp://lattes.cnpq.br/1621443651170861http://lattes.cnpq.br/0071229351391843Martins, João Victor Gaspar2024-02-26T13:16:45Z2024-02-26T13:16:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, João Victor Gaspar. 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