O currículo experienciado pelo estudante da EJA: estudo de caso no município de Cachoeiras de Macacu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botini, Márlon Furtado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15128
Resumo: Esta dissertação resultou de pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Objetivamos discutir as tensões e os desafios existentes na construção de um currículo que contemple às especificidades da EJA atendendo as singularidades dos sujeitos, além de compreender o que poderia vir a ser um currículo orientado para tais especificidades e, verificar o currículo experienciado pelos estudantes dessa modalidade. A pesquisa qualitativa de investigação contou com aplicação de questionários em uma turma de EJA de uma escola do município de Cachoeiras de Macacu, e posterior entrevista com um estudante dessa mesma turma, que foi selecionado como nosso informante-chave. De forma complementar, buscamos compreender como a proposta curricular deste município está sendo construída, para isso, participamos das reuniões de docentes para elaboração desse documento, recorrendo ao procedimento metodológico de observação participante. Alguns documentos oficiais de educação também compuseram nosso corpus de dados, tais como as Diretrizes Curriculares para a EJA. Tivemos como referenciais teóricos autores que discutem especialmente acerca das temáticas: Currículo e Currículo na EJA. Dentre os resultados, a verificação de que, apesar da participação de professores no momento de elaboração do documento de orientação curricular, o resultado indicava a busca pela padronização e pela homogeneização no currículo da EJA. No que diz respeito aos estudantes que responderam aos questionários, verificou-se que os mesmos compreendem sua condição enquanto sujeito de direitos e apresentam relatos de incômodos em relação à proposta de processo ensino/aprendizagem que recebem na EJA. Em relação aos resultados do estudo de caso, destacamos que o estudante entrevistado nos relatou o que considerou como equívocos nos currículos da EJA, desequilíbrios em relação às disciplinas que considera mais importantes para a sua vida cotidiana e a compreensão de que os saberes que aprendeu “na vida” são diferentes dos que a escola pode ensinar. A escola é vista como um local de simples certificação para se recolocar no mercado de trabalho, mas ainda com possibilidades de envolver aspectos mais abrangentes, em respeito às características dos sujeitos que compõem esta modalidade
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A pesquisa qualitativa de investigação contou com aplicação de questionários em uma turma de EJA de uma escola do município de Cachoeiras de Macacu, e posterior entrevista com um estudante dessa mesma turma, que foi selecionado como nosso informante-chave. De forma complementar, buscamos compreender como a proposta curricular deste município está sendo construída, para isso, participamos das reuniões de docentes para elaboração desse documento, recorrendo ao procedimento metodológico de observação participante. Alguns documentos oficiais de educação também compuseram nosso corpus de dados, tais como as Diretrizes Curriculares para a EJA. Tivemos como referenciais teóricos autores que discutem especialmente acerca das temáticas: Currículo e Currículo na EJA. Dentre os resultados, a verificação de que, apesar da participação de professores no momento de elaboração do documento de orientação curricular, o resultado indicava a busca pela padronização e pela homogeneização no currículo da EJA. No que diz respeito aos estudantes que responderam aos questionários, verificou-se que os mesmos compreendem sua condição enquanto sujeito de direitos e apresentam relatos de incômodos em relação à proposta de processo ensino/aprendizagem que recebem na EJA. Em relação aos resultados do estudo de caso, destacamos que o estudante entrevistado nos relatou o que considerou como equívocos nos currículos da EJA, desequilíbrios em relação às disciplinas que considera mais importantes para a sua vida cotidiana e a compreensão de que os saberes que aprendeu “na vida” são diferentes dos que a escola pode ensinar. A escola é vista como um local de simples certificação para se recolocar no mercado de trabalho, mas ainda com possibilidades de envolver aspectos mais abrangentes, em respeito às características dos sujeitos que compõem esta modalidadeThis dissertation resulted from research linked to the Diversity, Social Inequalities and Education research line of the Post-Graduation Program in Education of the Federal Fluminense University. We analyze the tensions and challenges that exist in the construction of a curriculum that contemplates the specificities of Youth and Adult Education, and yours singularities. We also sought to understand what could turn out to be a curriculum oriented to the specificities of these students and to check the curriculum that they experience. The qualitative investigation of research had the application of questionnaires in an EJA class of a school in the municipality of Cachoeiras de Macacu. Then an interview was made with a student from the same class. He was selected as our key informant. To complement, we seek to understand how the curricular proposal of this municipality is being built. We participated in the teachers' meetings to prepare this document, using the participatory methodological method of observation. Some official education documents also made up our corpus of data, such as the Curriculum Guidelines for the EJA. We have as theoretical references authors who discuss especially about the themes: Curriculum and Curriculum in the EJA. Among the results, the verification that, despite the participation of teachers in the elaboration of the curricular orientation document, the result indicated the search for standardization and homogenization in the EJA curriculum. With regard to the students who answered the questionnaires, it was verified that they understand their condition as a subject of rights and are bothered regarding the proposal of teaching and learning process that they receive in the EJA. In the results of the case study, we highlight that the student reported what he considered as mistakes in the curricula of the EJA, imbalances in relation to the disciplines he considers most important for his daily life and the understanding that the knowledge he learned "in life" are different from what the school can teach. The school is seen as a place of simple certification to return to the labor market, but still with possibilities to involve more comprehensive aspects, in respect to the characteristics of the subjects that make up this modality112 f.Freitas, Adriano VargasCosta, Claudio Fernandes daRibeiro, William de GoesVicter, Eline das FloresBotini, Márlon Furtado2020-10-06T13:14:04Z2020-10-06T13:14:04Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBOTINI, Márlon Furtado. O currículo experienciado pelo estudante da EJA: estudo de caso no município de Cachoeiras de Macacu. 2019. 112 f. 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