O que um aluno deficiente visual pode ensinar a um professor de física do ensino médio: contribuições da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8874 |
Resumo: | Esta dissertação é a apresentação da narrativa de um professor de física do ensino médio acerca do desenvolvimento de uma metodologia para o ensino da termologia, a partir da interpelação feita pela presença de um aluno deficiente visual em sala de aula. Concluiu-se que mais do que recursos adaptativos, é necessária uma metodologia que traga à cena novos modos de relação entre professor e alunos. A presença do aluno deficiente visual trouxe possibilidades de pensar a relação entre conceito cotidiano e conceito científico a partir do conceito de imaginação, segundo a psicologia histórico-cultural de Vigotski. Esse processo é fundamental para a formação do conhecimento científico para todos os sujeitos, deficientes visuais ou não. Esta dissertação então se tornou uma narrativa de uma metodologia para videntes e não videntes. O produto final é uma sequência didática comentada para o ensino da termologia |
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O que um aluno deficiente visual pode ensinar a um professor de física do ensino médio: contribuições da psicologia histórico-culturalEnsino de físicaTermologiaPsicologia histórico-culturalImaginaçãoSequência didáticaEducação inclusivaEnsino de físicaTermologiaMetodologia de ensinoPessoa com deficiência visualPhysics teachingThermologyHistorical-cultural psychologyImaginationDidactic sequenceEsta dissertação é a apresentação da narrativa de um professor de física do ensino médio acerca do desenvolvimento de uma metodologia para o ensino da termologia, a partir da interpelação feita pela presença de um aluno deficiente visual em sala de aula. Concluiu-se que mais do que recursos adaptativos, é necessária uma metodologia que traga à cena novos modos de relação entre professor e alunos. A presença do aluno deficiente visual trouxe possibilidades de pensar a relação entre conceito cotidiano e conceito científico a partir do conceito de imaginação, segundo a psicologia histórico-cultural de Vigotski. Esse processo é fundamental para a formação do conhecimento científico para todos os sujeitos, deficientes visuais ou não. Esta dissertação então se tornou uma narrativa de uma metodologia para videntes e não videntes. O produto final é uma sequência didática comentada para o ensino da termologiaThis dissertation is the narrative presentation of a high school physics professor about the development of a methodology for the teaching of thermology from the interpellation made by the presence of a visually impaired student in the classroom. It was concluded that, more than adaptive resources, it is necessary a methodology that brings to the scene, new relation modes between teacher and students. The presence of the visually impaired student brought possibilities of thinking the relation between daily concept and scientific concept from the concept of imagination, according to the Vigotski historical-cultural psychology. This process is fundamental for the scientific knowledge formation for all subjects, visually impaired or not. Then, this dissertation became a methodology narrative for seers and non-seers. The final product is an annotated didactic sequence for the teaching of thermologyOliveira, Luiza Rodrigues deBampi, Maria Luiza FurlinSbano, Valmir CândidoSantos, Maria Bernadete Pinto dosFonseca, Leonardo Cardeiro Araújo da2019-03-21T14:00:20Z2019-03-21T14:00:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfFONSECA, Leonardo Cordeiro Araújo da. O que um aluno deficiente visual pode ensinar a um professor de física do ensino médio: contribuições da psicologia histórico-cultural. 2018. 45 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8874http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T19:13:25Zoai:app.uff.br:1/8874Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:10:33.112335Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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