O que um aluno deficiente visual pode ensinar a um professor de física do ensino médio: contribuições da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Leonardo Cardeiro Araújo da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8874
Resumo: Esta dissertação é a apresentação da narrativa de um professor de física do ensino médio acerca do desenvolvimento de uma metodologia para o ensino da termologia, a partir da interpelação feita pela presença de um aluno deficiente visual em sala de aula. Concluiu-se que mais do que recursos adaptativos, é necessária uma metodologia que traga à cena novos modos de relação entre professor e alunos. A presença do aluno deficiente visual trouxe possibilidades de pensar a relação entre conceito cotidiano e conceito científico a partir do conceito de imaginação, segundo a psicologia histórico-cultural de Vigotski. Esse processo é fundamental para a formação do conhecimento científico para todos os sujeitos, deficientes visuais ou não. Esta dissertação então se tornou uma narrativa de uma metodologia para videntes e não videntes. O produto final é uma sequência didática comentada para o ensino da termologia
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