Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.html
http://hdl.handle.net/11449/134736
Resumo: This article is part of a study that seeks to understand what are the main barriers and alternatives for inclusion of students with visual impairments in the context of physics education. Presents and discusses the difficulties and feasibility to include the blind for birth student in thermology’ classes. Through content analysis identifies four classes of functioning implies difficulties and feasibility. In conclusion, emphasizes the importance of creating appropriate communication environments, the inclusive function of element interactivity, as well as the need for dismissal of a segregated environment within the classroom.
id UNSP_7a34b474864e11d50a316f09911c1735
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134736
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologiaPhysics educationInclusionVisual impairmentThermologyEnsino de físicaInclusãoDeficiência visualTermologiaThis article is part of a study that seeks to understand what are the main barriers and alternatives for inclusion of students with visual impairments in the context of physics education. Presents and discusses the difficulties and feasibility to include the blind for birth student in thermology’ classes. Through content analysis identifies four classes of functioning implies difficulties and feasibility. In conclusion, emphasizes the importance of creating appropriate communication environments, the inclusive function of element interactivity, as well as the need for dismissal of a segregated environment within the classroom.O presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que busca compreender quais são as principais barreiras e alternativas para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Apresenta e discute as dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno cego de nascimento em aulas de termologia. Por meio de análise de conteúdo, identifica quatro classes funcionais implicadoras de dificuldades e viabilidades. Como conclusão, enfatiza a importância da criação de ambientes comunicacionais adequados, a função inclusiva do elemento interatividade, bem como, a necessidade da destituição de ambientes segregativos no interior da sala de aula.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]2016-03-02T12:58:10Z2016-03-02T12:58:10Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article9-17application/pdfhttp://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.htmlInterciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011.2236-0468http://hdl.handle.net/11449/134736ISSN2236-0468-2011-01-09-17.pdf3417921730250572Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterciência & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:13:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134736Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:38:56.395147Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
title Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
spellingShingle Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Physics education
Inclusion
Visual impairment
Thermology
Ensino de física
Inclusão
Deficiência visual
Termologia
title_short Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
title_full Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
title_fullStr Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
title_full_unstemmed Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
title_sort Análise das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia
author Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_facet Camargo, Eder Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Physics education
Inclusion
Visual impairment
Thermology
Ensino de física
Inclusão
Deficiência visual
Termologia
topic Physics education
Inclusion
Visual impairment
Thermology
Ensino de física
Inclusão
Deficiência visual
Termologia
description This article is part of a study that seeks to understand what are the main barriers and alternatives for inclusion of students with visual impairments in the context of physics education. Presents and discusses the difficulties and feasibility to include the blind for birth student in thermology’ classes. Through content analysis identifies four classes of functioning implies difficulties and feasibility. In conclusion, emphasizes the importance of creating appropriate communication environments, the inclusive function of element interactivity, as well as the need for dismissal of a segregated environment within the classroom.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:58:10Z
2016-03-02T12:58:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.html
Interciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011.
2236-0468
http://hdl.handle.net/11449/134736
ISSN2236-0468-2011-01-09-17.pdf
3417921730250572
url http://www.fmpfm.edu.br/intercienciaesociedade/online.html
http://hdl.handle.net/11449/134736
identifier_str_mv Interciência & Sociedade, v. 1, p. 9-17, 2011.
2236-0468
ISSN2236-0468-2011-01-09-17.pdf
3417921730250572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interciência & Sociedade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9-17
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128683185012736