Pensando a música na escola para além da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22744 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a temática da música e a sua importância na formação e trajetória escolar dos alunos, para além de sua presença na educação infantil. Ao longo da escrita do trabalho, são apontadas algumas inquietações e reflexões acerca do processo de invisibilidade da música no currículo escolar, na medida em que os níveis e segmentos educacionais vão avançando. O trabalho utiliza como metodologia a pesquisa de investigação e análise bibliográfica, se apoiando em leis e recomendações oficiais como subsídio para justificar a importância da música no escopo de formação do indivíduo. Como base dessa investigação bibliográfica são utilizadas obras de diversos autores da temática, que serão vistas ao longo da elaboração da escrita, principalmente do referencial teórico |
id |
UFF-2_6a4742d0aeacf967c9b018054693c740 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22744 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Pensando a música na escola para além da educação infantilMúsicaEducaçãoCurrículo escolarEscola públicaPedagogiaMusicEducationSchool curriculumPublic schoolO presente trabalho aborda a temática da música e a sua importância na formação e trajetória escolar dos alunos, para além de sua presença na educação infantil. Ao longo da escrita do trabalho, são apontadas algumas inquietações e reflexões acerca do processo de invisibilidade da música no currículo escolar, na medida em que os níveis e segmentos educacionais vão avançando. O trabalho utiliza como metodologia a pesquisa de investigação e análise bibliográfica, se apoiando em leis e recomendações oficiais como subsídio para justificar a importância da música no escopo de formação do indivíduo. Como base dessa investigação bibliográfica são utilizadas obras de diversos autores da temática, que serão vistas ao longo da elaboração da escrita, principalmente do referencial teóricoThe present work addresses the theme of music and its importance in the formation and school trajectory of students, in addition to its use only in early childhood education. Throughout the writing of the work, some concerns and reflections about the process of invisibility of music in the school curriculum are pointed out, as the educational levels and segments progress. The work uses research methodology and bibliographic analysis as a methodology, supporting in laws and official recommendations as a subsidy to justify the importance of music in the scope of the individual's education. As a basis for this bibliographic investigation, works by different authors of the theme are used, which will be seen throughout the writing process, mainly in the theoretical frameworkGuimarães, Pablo de VargasEccard, Luiza da Silva2021-07-26T19:14:04Z2021-07-26T19:14:04Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22744http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:24:35Zoai:app.uff.br:1/22744Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:04.120148Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando a música na escola para além da educação infantil |
title |
Pensando a música na escola para além da educação infantil |
spellingShingle |
Pensando a música na escola para além da educação infantil Eccard, Luiza da Silva Música Educação Currículo escolar Escola pública Pedagogia Music Education School curriculum Public school |
title_short |
Pensando a música na escola para além da educação infantil |
title_full |
Pensando a música na escola para além da educação infantil |
title_fullStr |
Pensando a música na escola para além da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Pensando a música na escola para além da educação infantil |
title_sort |
Pensando a música na escola para além da educação infantil |
author |
Eccard, Luiza da Silva |
author_facet |
Eccard, Luiza da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guimarães, Pablo de Vargas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eccard, Luiza da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Educação Currículo escolar Escola pública Pedagogia Music Education School curriculum Public school |
topic |
Música Educação Currículo escolar Escola pública Pedagogia Music Education School curriculum Public school |
description |
O presente trabalho aborda a temática da música e a sua importância na formação e trajetória escolar dos alunos, para além de sua presença na educação infantil. Ao longo da escrita do trabalho, são apontadas algumas inquietações e reflexões acerca do processo de invisibilidade da música no currículo escolar, na medida em que os níveis e segmentos educacionais vão avançando. O trabalho utiliza como metodologia a pesquisa de investigação e análise bibliográfica, se apoiando em leis e recomendações oficiais como subsídio para justificar a importância da música no escopo de formação do indivíduo. Como base dessa investigação bibliográfica são utilizadas obras de diversos autores da temática, que serão vistas ao longo da elaboração da escrita, principalmente do referencial teórico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-07-26T19:14:04Z 2021-07-26T19:14:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22744 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823655879966720 |