A Educação Popular como movimento de resistência: Um estudo de caso do Instituto de Formação Humana e Educação Popular, localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Fernanda Fernandes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24178
Resumo: Este trabalho pretende estudar a Educação Popular enquanto movimento de resistência da América Latina e analisar o papel político-pedagógico desempenhado pelo Instituto de Formação Humana e Educação Popular (IFHEP), localizado em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O objetivo principal deste estudo é demonstrar como iniciativas de EP, inseridas em contextos periféricos, contribuem para a democratização da educação e para a formação de uma identidade coletiva local. A pesquisa utiliza como exemplo o IFHEP e apresenta a sua história e trajetória na luta pela educação, além de suas ações educacionais e culturais com jovens da Zona Oeste do município. Contudo, para compreender a função e importância do IFHEP para a região, é indispensável conhecer a história do movimento de Educação Popular na América Latina, seu percurso no Brasil e os tensionamentos entre os movimentos sociais pela educação e os novos projetos de governos neoliberais, advindos da sociedade democrática. "
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