Proposta de implementação de um manual para organização e realização de visitas e viagens técnicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9400 http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.02838337777 |
Resumo: | O sistema de ensino formal na busca por oferecer novas experiências, ao discente, vem propondo o desenvolvimento e a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, capazes de promover um pensamento mais amplo e atitudes cada vez mais autônomas. Esta pesquisa aponta as visitas e as viagens técnicas, como exemplo desta metodologia versátil, capazes de proporcionar vivências enriquecedoras, uma aprendizagem mais efetiva em contextos mais práticos e ativos, por meio da interligação com espaços de educação não formais, com o mercado de trabalho, entre outras possibilidades cuja organização ainda que exija maior complexidade, a sua realização adequa-se perfeitamente a cursos de formações e níveis de ensino distintos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as impressões dos docentes das áreas técnica e propedêutica sobre a realização das visitas e viagens técnicas, desde a sua relevância enquanto estratégia de ensino, sua relação com o conteúdo programático desenvolvido à infraestrutura necessária para a sua efetiva realização. De natureza qualitativa, este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica e a aplicação de entrevista semiestruturada, cujos resultados permitiram confirmar a relevância destas atividades no contexto acadêmico e ainda identificar a existência de lacunas no processo de organização, tais como a falta de padronização ou critérios previamente estabelecidos para o seu planejamento. Com base na análise dos dados e em consonância com a metodologia da Design Science Research aplicada a esta pesquisa, propomos a implementação de um manual com um conjunto de normas e recomendações para a sistematização do processo de planejamento e organização das visitas e viagens técnicas no CEFET/RJ, como formar de mitigar os entraves encontrados. |
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Proposta de implementação de um manual para organização e realização de visitas e viagens técnicasProposal for implementation of a manual for organising and conducting technical visits and field tripsVisita técnicaGuia de turismoManualManualTurismoAtividade pedagógicaTehcninal visitTour guideO sistema de ensino formal na busca por oferecer novas experiências, ao discente, vem propondo o desenvolvimento e a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, capazes de promover um pensamento mais amplo e atitudes cada vez mais autônomas. Esta pesquisa aponta as visitas e as viagens técnicas, como exemplo desta metodologia versátil, capazes de proporcionar vivências enriquecedoras, uma aprendizagem mais efetiva em contextos mais práticos e ativos, por meio da interligação com espaços de educação não formais, com o mercado de trabalho, entre outras possibilidades cuja organização ainda que exija maior complexidade, a sua realização adequa-se perfeitamente a cursos de formações e níveis de ensino distintos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as impressões dos docentes das áreas técnica e propedêutica sobre a realização das visitas e viagens técnicas, desde a sua relevância enquanto estratégia de ensino, sua relação com o conteúdo programático desenvolvido à infraestrutura necessária para a sua efetiva realização. De natureza qualitativa, este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica e a aplicação de entrevista semiestruturada, cujos resultados permitiram confirmar a relevância destas atividades no contexto acadêmico e ainda identificar a existência de lacunas no processo de organização, tais como a falta de padronização ou critérios previamente estabelecidos para o seu planejamento. Com base na análise dos dados e em consonância com a metodologia da Design Science Research aplicada a esta pesquisa, propomos a implementação de um manual com um conjunto de normas e recomendações para a sistematização do processo de planejamento e organização das visitas e viagens técnicas no CEFET/RJ, como formar de mitigar os entraves encontrados.The formal education system always in search of new experiences, attempting to students, has been proposing the development and application of an active teaching-learning methodologies, capable to promote a broader thought and attitudes more and more autonomous. This research shows that technical visits and field trips, such as an example of this verstile methodology, capable of providing instructive experiences, a more effective learning in more practical and active context, by their interlinking with non-formal education spaces, labour market, among other possibilities whose organization demands more complexity, its realizations fits perfectly well to different courses and various levels of education. This research has the objective to analyze the impressions of technical and propedeutic teachers about realizing technical visits and field trips, since its relevance as teaching strategic, its linking with the context developed, until the necessary infrastructure to implementing. From qualitative nature, this study was developed through a documentary and bibliographic research and the appliance of semi-structured interviews, which results had confirmed the relevance of its activities in academic context and also identify the existing gaps in the process of organizing and a lack of standardization or pre-defined criteria established for its planning. Based on data analysis and in accordance with Design Science Research methodology applied in this study, we propose the implementation of a manual with a set of rules and recommendations for the systematization of planning and organizing process to technical visits and field trips at CEFET/RJ, as a way to mitigate the barriers founded.82 f.NiteróiSilva, Guido VazBarros, Sergio Ricardo da SilveiraPacheco, Miriam Carmem Maciel da NobregaSantos, Fernanda Rosa dos2019-05-08T14:42:20Z2019-05-08T14:42:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9400Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.02838337777CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:51Zoai:app.uff.br:1/9400Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:46.893041Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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