O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Thatiane Piazza de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13874
Resumo: A dissertação tem como objetivo refletir sobre o papel dos pintores no cotidiano florentino no século XIV, a partir do estudo de caso do Giotto di Bondone. Este pintor foi estudado por sua trajetória e em registros literários dos livros: “Divina Comédia” 1 do Dante Alighieri, “Decamerão”2 escrito por Boccaccio e “Il Trecentonovelle”3 do Franco Sacchetti. Nessas obras, Giotto é citado, e apontam para uma rede de relações e hierarquias do universo desses artistas. Nota-se que esse trabalho não pretende comprovar a veracidade dos relatos, e sim, constatar que tais narrativas estão inseridas nesse mundo medieval e que representam uma visão singular sobre o mesmo. Em Florença este artista possuía um ateliê e realizou diversas obras pictóricas, como na igreja de Santa Croce nas capelas Bardi e Peruzzi e na capela del Podestà no Palazzo del Bargello. Muitas dessas obras foram encomendadas por uma elite burguesa, como no caso das capelas Bardi e Peruzzi,. Esta primeira foi escolhida para delimitar a relação entre os pintores e os financiadores e, com isso compreender um período que possuía um lento movimento de autoria das obras por parte de artistas mais reconhecidos. Portanto, as fontes permitem estudar o pintor a partir de uma tradição oral e imagética para compreender uma sociedade através de sua multiplicidade de relações. Nota-se um intenso quadro social que pode ser estudado, na tentativa de quebrar modelos do convívio social e das representações no espaço urbano.
id UFF-2_6ac2d4208a8c3c03dd2d51372fd9fe51
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13874
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecentoPintor italiano - aspecto históricoBurguesiaFlorença (Itália)Giotto, 1266?-1337A dissertação tem como objetivo refletir sobre o papel dos pintores no cotidiano florentino no século XIV, a partir do estudo de caso do Giotto di Bondone. Este pintor foi estudado por sua trajetória e em registros literários dos livros: “Divina Comédia” 1 do Dante Alighieri, “Decamerão”2 escrito por Boccaccio e “Il Trecentonovelle”3 do Franco Sacchetti. Nessas obras, Giotto é citado, e apontam para uma rede de relações e hierarquias do universo desses artistas. Nota-se que esse trabalho não pretende comprovar a veracidade dos relatos, e sim, constatar que tais narrativas estão inseridas nesse mundo medieval e que representam uma visão singular sobre o mesmo. Em Florença este artista possuía um ateliê e realizou diversas obras pictóricas, como na igreja de Santa Croce nas capelas Bardi e Peruzzi e na capela del Podestà no Palazzo del Bargello. Muitas dessas obras foram encomendadas por uma elite burguesa, como no caso das capelas Bardi e Peruzzi,. Esta primeira foi escolhida para delimitar a relação entre os pintores e os financiadores e, com isso compreender um período que possuía um lento movimento de autoria das obras por parte de artistas mais reconhecidos. Portanto, as fontes permitem estudar o pintor a partir de uma tradição oral e imagética para compreender uma sociedade através de sua multiplicidade de relações. Nota-se um intenso quadro social que pode ser estudado, na tentativa de quebrar modelos do convívio social e das representações no espaço urbano.117 p.NiteróiVereza, Renata RodriguesMoraes, Tamara QuíricoFroes, Vania LeiteMelo, Thatiane Piazza de2020-06-02T13:56:43Z2020-06-02T13:56:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13874Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-15T13:35:18Zoai:app.uff.br:1/13874Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:27.548497Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
title O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
spellingShingle O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
Melo, Thatiane Piazza de
Pintor italiano - aspecto histórico
Burguesia
Florença (Itália)
Giotto, 1266?-1337
title_short O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
title_full O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
title_fullStr O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
title_full_unstemmed O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
title_sort O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
author Melo, Thatiane Piazza de
author_facet Melo, Thatiane Piazza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vereza, Renata Rodrigues
Moraes, Tamara Quírico
Froes, Vania Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Thatiane Piazza de
dc.subject.por.fl_str_mv Pintor italiano - aspecto histórico
Burguesia
Florença (Itália)
Giotto, 1266?-1337
topic Pintor italiano - aspecto histórico
Burguesia
Florença (Itália)
Giotto, 1266?-1337
description A dissertação tem como objetivo refletir sobre o papel dos pintores no cotidiano florentino no século XIV, a partir do estudo de caso do Giotto di Bondone. Este pintor foi estudado por sua trajetória e em registros literários dos livros: “Divina Comédia” 1 do Dante Alighieri, “Decamerão”2 escrito por Boccaccio e “Il Trecentonovelle”3 do Franco Sacchetti. Nessas obras, Giotto é citado, e apontam para uma rede de relações e hierarquias do universo desses artistas. Nota-se que esse trabalho não pretende comprovar a veracidade dos relatos, e sim, constatar que tais narrativas estão inseridas nesse mundo medieval e que representam uma visão singular sobre o mesmo. Em Florença este artista possuía um ateliê e realizou diversas obras pictóricas, como na igreja de Santa Croce nas capelas Bardi e Peruzzi e na capela del Podestà no Palazzo del Bargello. Muitas dessas obras foram encomendadas por uma elite burguesa, como no caso das capelas Bardi e Peruzzi,. Esta primeira foi escolhida para delimitar a relação entre os pintores e os financiadores e, com isso compreender um período que possuía um lento movimento de autoria das obras por parte de artistas mais reconhecidos. Portanto, as fontes permitem estudar o pintor a partir de uma tradição oral e imagética para compreender uma sociedade através de sua multiplicidade de relações. Nota-se um intenso quadro social que pode ser estudado, na tentativa de quebrar modelos do convívio social e das representações no espaço urbano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-06-02T13:56:43Z
2020-06-02T13:56:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13874
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13874
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823569886248960