O pintor e a cidade: Giotto e Florença no trecento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13874 |
Resumo: | A dissertação tem como objetivo refletir sobre o papel dos pintores no cotidiano florentino no século XIV, a partir do estudo de caso do Giotto di Bondone. Este pintor foi estudado por sua trajetória e em registros literários dos livros: “Divina Comédia” 1 do Dante Alighieri, “Decamerão”2 escrito por Boccaccio e “Il Trecentonovelle”3 do Franco Sacchetti. Nessas obras, Giotto é citado, e apontam para uma rede de relações e hierarquias do universo desses artistas. Nota-se que esse trabalho não pretende comprovar a veracidade dos relatos, e sim, constatar que tais narrativas estão inseridas nesse mundo medieval e que representam uma visão singular sobre o mesmo. Em Florença este artista possuía um ateliê e realizou diversas obras pictóricas, como na igreja de Santa Croce nas capelas Bardi e Peruzzi e na capela del Podestà no Palazzo del Bargello. Muitas dessas obras foram encomendadas por uma elite burguesa, como no caso das capelas Bardi e Peruzzi,. Esta primeira foi escolhida para delimitar a relação entre os pintores e os financiadores e, com isso compreender um período que possuía um lento movimento de autoria das obras por parte de artistas mais reconhecidos. Portanto, as fontes permitem estudar o pintor a partir de uma tradição oral e imagética para compreender uma sociedade através de sua multiplicidade de relações. Nota-se um intenso quadro social que pode ser estudado, na tentativa de quebrar modelos do convívio social e das representações no espaço urbano. |
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