Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34234 |
Resumo: | O trabalho busca compreender a linguagem pós-fotográfica como uma possibilidade na construção de narrativas comunicacionais de relevância social que despertam sensações e sensorialidade no receptor, em contraponto ao conceito de imagem técnica fílmico-química, que estipula a limitação e a necessidade do esgotamento do aparelho fotográfico. Para isto, tomamos como objeto de estudo as fotografias de “Mem de Sá, 100” (2010-2012), trabalho da fotodocumentarista Ana Carolina Fernandes, que conviveu por dois anos e registrou de forma subversiva a rotina das travestis moradoras do casarão do bairro da Lapa, da cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos observar como o trabalho da fotodocumentarista propõe uma leitura sensível e sensorial da vida destes corpos que importam e podem ser retratados por outras perspectivas, ângulos e texturas. Como embasamento teórico, trazemos reflexões acerca das imagens técnicas, propostas por Flusser (1985); um contraponto que relaciona os corpos criador e receptor, tecnologia e intenção, de Machado (1997); a abertura de possibilidades de registro com a pós-fotografia e os sentidos, como discorre Fontcuberta (2012); a reconfiguração do olhar com a disrupção e o movimento, apontados por Pucarelli (2009); e uma conclusão acerca da importância da pós-fotografia como praxis, termo utilizado por Fontanille (2017), para colocar à luz, segundo Butler (2016), corpos que importam e devem ser reconhecíveis, mesmo quando escapam a uma norma social. |
id |
UFF-2_6ad2e0773b0ff49f45c344689adcb94a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34234 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionaisPós-fotografiaImagens técnicasQuestões de gêneroSensorialidadeFotografiaMinoria sexualO trabalho busca compreender a linguagem pós-fotográfica como uma possibilidade na construção de narrativas comunicacionais de relevância social que despertam sensações e sensorialidade no receptor, em contraponto ao conceito de imagem técnica fílmico-química, que estipula a limitação e a necessidade do esgotamento do aparelho fotográfico. Para isto, tomamos como objeto de estudo as fotografias de “Mem de Sá, 100” (2010-2012), trabalho da fotodocumentarista Ana Carolina Fernandes, que conviveu por dois anos e registrou de forma subversiva a rotina das travestis moradoras do casarão do bairro da Lapa, da cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos observar como o trabalho da fotodocumentarista propõe uma leitura sensível e sensorial da vida destes corpos que importam e podem ser retratados por outras perspectivas, ângulos e texturas. Como embasamento teórico, trazemos reflexões acerca das imagens técnicas, propostas por Flusser (1985); um contraponto que relaciona os corpos criador e receptor, tecnologia e intenção, de Machado (1997); a abertura de possibilidades de registro com a pós-fotografia e os sentidos, como discorre Fontcuberta (2012); a reconfiguração do olhar com a disrupção e o movimento, apontados por Pucarelli (2009); e uma conclusão acerca da importância da pós-fotografia como praxis, termo utilizado por Fontanille (2017), para colocar à luz, segundo Butler (2016), corpos que importam e devem ser reconhecíveis, mesmo quando escapam a uma norma social.31 p.Pucarelli, MicheleEmanuel , BarbaraBrasiliense , DanielleMaia, Gabriel Rios2024-08-16T16:50:17Z2024-08-16T16:50:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34234CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-16T16:50:21Zoai:app.uff.br:1/34234Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:21.113945Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais |
title |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais |
spellingShingle |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais Maia, Gabriel Rios Pós-fotografia Imagens técnicas Questões de gênero Sensorialidade Fotografia Minoria sexual |
title_short |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais |
title_full |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais |
title_fullStr |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais |
title_full_unstemmed |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais |
title_sort |
Mem de Sá, 100: uma pós-fotografia de sensações na construção de narrativas comunicacionais |
author |
Maia, Gabriel Rios |
author_facet |
Maia, Gabriel Rios |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pucarelli, Michele Emanuel , Barbara Brasiliense , Danielle |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Gabriel Rios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-fotografia Imagens técnicas Questões de gênero Sensorialidade Fotografia Minoria sexual |
topic |
Pós-fotografia Imagens técnicas Questões de gênero Sensorialidade Fotografia Minoria sexual |
description |
O trabalho busca compreender a linguagem pós-fotográfica como uma possibilidade na construção de narrativas comunicacionais de relevância social que despertam sensações e sensorialidade no receptor, em contraponto ao conceito de imagem técnica fílmico-química, que estipula a limitação e a necessidade do esgotamento do aparelho fotográfico. Para isto, tomamos como objeto de estudo as fotografias de “Mem de Sá, 100” (2010-2012), trabalho da fotodocumentarista Ana Carolina Fernandes, que conviveu por dois anos e registrou de forma subversiva a rotina das travestis moradoras do casarão do bairro da Lapa, da cidade do Rio de Janeiro. Pretendemos observar como o trabalho da fotodocumentarista propõe uma leitura sensível e sensorial da vida destes corpos que importam e podem ser retratados por outras perspectivas, ângulos e texturas. Como embasamento teórico, trazemos reflexões acerca das imagens técnicas, propostas por Flusser (1985); um contraponto que relaciona os corpos criador e receptor, tecnologia e intenção, de Machado (1997); a abertura de possibilidades de registro com a pós-fotografia e os sentidos, como discorre Fontcuberta (2012); a reconfiguração do olhar com a disrupção e o movimento, apontados por Pucarelli (2009); e uma conclusão acerca da importância da pós-fotografia como praxis, termo utilizado por Fontanille (2017), para colocar à luz, segundo Butler (2016), corpos que importam e devem ser reconhecíveis, mesmo quando escapam a uma norma social. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-16T16:50:17Z 2024-08-16T16:50:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34234 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823708287795200 |