Testes de normalidade: um estudo comparativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Amanda Ramalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28477
Resumo: A suposição de normalidade dos dados é muito utilizada para realizar inferências sobre os parâmetros populacionais, diversos métodos estatísticos e fenômenos aleatórios podem ser descritos de forma aproximada pela distribuição normal. Por isso é de extrema importância que sejam realizados testes para avaliar o atendimento a esta suposição para um determinado conjunto de dados. O objetivo deste trabalho foi investigar quais testes de normalidade apresentam melhores resultados para diferentes tamanhos de amostras e distribuições. A metodologia utilizada foi um estudo de simulação, realizado no R \cite{R}, que utilizou amostras geradas aleatoriamente, para realizar sucessivos testes de normalidade e comparar as taxas de acerto. Os resultados desta pesquisa podem auxiliar em estudos futuros, na escolha dos testes que serão utilizados para as análises. Para amostras grandes, maiores que 1000, o teste Jarque Bera Robusto apresentou o melhor desempenho e no caso de amostras pequenas, de uma maneira geral, o teste Shapiro Francia obteve os melhores resultados.
id UFF-2_6b12165a291a0a6de1263abc5eb2b05b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28477
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Testes de normalidade: um estudo comparativoDistribuição normalTestes de normalidadeSimulaçãoModelo estatísticoInferência estatísticaA suposição de normalidade dos dados é muito utilizada para realizar inferências sobre os parâmetros populacionais, diversos métodos estatísticos e fenômenos aleatórios podem ser descritos de forma aproximada pela distribuição normal. Por isso é de extrema importância que sejam realizados testes para avaliar o atendimento a esta suposição para um determinado conjunto de dados. O objetivo deste trabalho foi investigar quais testes de normalidade apresentam melhores resultados para diferentes tamanhos de amostras e distribuições. A metodologia utilizada foi um estudo de simulação, realizado no R \cite{R}, que utilizou amostras geradas aleatoriamente, para realizar sucessivos testes de normalidade e comparar as taxas de acerto. Os resultados desta pesquisa podem auxiliar em estudos futuros, na escolha dos testes que serão utilizados para as análises. Para amostras grandes, maiores que 1000, o teste Jarque Bera Robusto apresentou o melhor desempenho e no caso de amostras pequenas, de uma maneira geral, o teste Shapiro Francia obteve os melhores resultados.36 f.Yaginuma, Karina YurikoPinto, Douglas RodriguesYaginuma, Karina YurikoPinto, Douglas RodriguesCapistrano, Estelina Serrano de MarinsSantos, Hugo Henrique Kegler dosFerreira, Amanda Ramalho2023-04-05T18:37:20Z2023-04-05T18:37:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Amanda Ramalho. Testes de normalidade: um estudo comparativo. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28477CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-05T18:37:24Zoai:app.uff.br:1/28477Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-04-05T18:37:24Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Testes de normalidade: um estudo comparativo
title Testes de normalidade: um estudo comparativo
spellingShingle Testes de normalidade: um estudo comparativo
Ferreira, Amanda Ramalho
Distribuição normal
Testes de normalidade
Simulação
Modelo estatístico
Inferência estatística
title_short Testes de normalidade: um estudo comparativo
title_full Testes de normalidade: um estudo comparativo
title_fullStr Testes de normalidade: um estudo comparativo
title_full_unstemmed Testes de normalidade: um estudo comparativo
title_sort Testes de normalidade: um estudo comparativo
author Ferreira, Amanda Ramalho
author_facet Ferreira, Amanda Ramalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yaginuma, Karina Yuriko
Pinto, Douglas Rodrigues
Yaginuma, Karina Yuriko
Pinto, Douglas Rodrigues
Capistrano, Estelina Serrano de Marins
Santos, Hugo Henrique Kegler dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Amanda Ramalho
dc.subject.por.fl_str_mv Distribuição normal
Testes de normalidade
Simulação
Modelo estatístico
Inferência estatística
topic Distribuição normal
Testes de normalidade
Simulação
Modelo estatístico
Inferência estatística
description A suposição de normalidade dos dados é muito utilizada para realizar inferências sobre os parâmetros populacionais, diversos métodos estatísticos e fenômenos aleatórios podem ser descritos de forma aproximada pela distribuição normal. Por isso é de extrema importância que sejam realizados testes para avaliar o atendimento a esta suposição para um determinado conjunto de dados. O objetivo deste trabalho foi investigar quais testes de normalidade apresentam melhores resultados para diferentes tamanhos de amostras e distribuições. A metodologia utilizada foi um estudo de simulação, realizado no R \cite{R}, que utilizou amostras geradas aleatoriamente, para realizar sucessivos testes de normalidade e comparar as taxas de acerto. Os resultados desta pesquisa podem auxiliar em estudos futuros, na escolha dos testes que serão utilizados para as análises. Para amostras grandes, maiores que 1000, o teste Jarque Bera Robusto apresentou o melhor desempenho e no caso de amostras pequenas, de uma maneira geral, o teste Shapiro Francia obteve os melhores resultados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-05T18:37:20Z
2023-04-05T18:37:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Amanda Ramalho. Testes de normalidade: um estudo comparativo. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28477
identifier_str_mv FERREIRA, Amanda Ramalho. Testes de normalidade: um estudo comparativo. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Estatística) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838836793802752