Firehosing e a desmoralização da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Camilla Gonçalves
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32148
Resumo: O trabalho tem como objetivo analisar a lógica do firehose of falsehood (“jato de mentiras”) sob a ótica da comunicação realizada pelos presidentes dos EUA, Donald Trump, e pelo brasileiro Jair Bolsonaro, através de tuítes, declarações públicas e ações dos mesmos que se relacionam a diferentes tipos de fake news que circulam nas redes sociais e supostamente os favorecem. A teoria do firehosing, desenvolvida em 2016 por pesquisadores norte-americanos, permite analisar o fenômeno da desinformação em sua multiplicidade, inclusive como estratégia deliberada de campanha eleitoral. Além de ter impacto na sociedade, o firehosing reverbera no jornalismo, especialmente como tentativa de desmoralização de certos veículos.
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