Blind Magic: um aplicativo assistivo para cegos jogarem Magic The Gathering

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Cafer Catarine da Cruz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30547
Resumo: Nos diversos setores da sociedade ainda não existe a plena integração dos deficientes visuais. Uma das áreas em crescimento, porém pouco explorada para a inclusão, é o setor de entretenimento, o qual é composto predominantemente pelos jogos. Mesmo com esse mercado em ascensão, os entretenimentos disponíveis para os deficientes visuais são escassos. Uma das atividades eleitas como passatempo preferido pelo público, são os jogos de cartas, os quais são, por sua vez incompatíveis com as necessidades dos deficientes visuais. As adaptações para tornar as cartas acessíveis são limitadas, pois possuem altos valores, baixa disponibilidade e ainda não é possível aplicá-las em todos os jogos. O jogo de cartas Magic ,por exemplo, é o jogo de estratégia de cartas mais jogado do mundo e também não é acessível para deficientes visuais. Nesse trabalho buscamos uma intervenção para tornar o Magic acessível, a partir da construção de uma tecnologia assistiva. Para isso se tornar possível foi desenvolvido um aplicativo acessível, que aqui chamamos de Blind Magic. Esse aplicativo além de propiciar acessibilidade, supera as limitações apresentadas. Isso foi possível, devida a solução requerer elementos facilmente encontrados no mercado, sendo necessário um baralho do jogo e um smartphone com câmera. A identificação das cartas é feita colocando um QR code em cada carta e é disponibilizado o conteúdo da carta no aplicativo para que possa ser consultado pelo jogador. A construção do Blind Magic contou com a participação de um co-design deficiente visual em todas as etapas de desenvolvimento. O processo de design do aplicativo seguiu os pilares de IHC, fazendo o processo iterativo para a construção da intervenção até o seu desenvolvimento. Para avaliar o Blind Magic foi realizado teste de usabilidade com um deficiente visual e os resultados evidenciaram que o aplicativo é suficiente para os deficientes jogarem Magic
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As adaptações para tornar as cartas acessíveis são limitadas, pois possuem altos valores, baixa disponibilidade e ainda não é possível aplicá-las em todos os jogos. O jogo de cartas Magic ,por exemplo, é o jogo de estratégia de cartas mais jogado do mundo e também não é acessível para deficientes visuais. Nesse trabalho buscamos uma intervenção para tornar o Magic acessível, a partir da construção de uma tecnologia assistiva. Para isso se tornar possível foi desenvolvido um aplicativo acessível, que aqui chamamos de Blind Magic. Esse aplicativo além de propiciar acessibilidade, supera as limitações apresentadas. Isso foi possível, devida a solução requerer elementos facilmente encontrados no mercado, sendo necessário um baralho do jogo e um smartphone com câmera. A identificação das cartas é feita colocando um QR code em cada carta e é disponibilizado o conteúdo da carta no aplicativo para que possa ser consultado pelo jogador. A construção do Blind Magic contou com a participação de um co-design deficiente visual em todas as etapas de desenvolvimento. O processo de design do aplicativo seguiu os pilares de IHC, fazendo o processo iterativo para a construção da intervenção até o seu desenvolvimento. Para avaliar o Blind Magic foi realizado teste de usabilidade com um deficiente visual e os resultados evidenciaram que o aplicativo é suficiente para os deficientes jogarem MagicThe visually impaired people are still not completely emerged in the society. Although the entertainment sector does not explores inclusion, it is one of the growing areas and it is mostly composed by games. However, even with this increasing market, the amusements available to visually impaired people are limited. One of the activities selected as the public’s favorite hobby is card games, which are inconsistent with the visually impaired people’s necessities. The adjustments to make the cards accessible are limited, because they are expensive, not completely available and is also not possible to apply them in every game. The card game Magic, for instance, is the strategy card game most played in the world and it is also not accessible to visually impaired people. This paper brings an intervention to make Magic accessible, beginning at a construction of an assistive technology. An accessible app was developed to make it possible which is called Blind Magic. In addition to provide accessibility, this app surpasses limitations. As a result of a solution that needs elements easily found in market the accessibility is possible and it is used a deck of cards and a smartphone with camera. The cards are identified with a QR code in each of them and the player can consult the app and check the content of the card. Blind Magic had a collaboration of a visually impaired co-design in all the development stages. The app’s design process followed HCI pillars, so that it was an iterative process from intervention constructions until its development. A test of usability with a visually impaired person was taken to check if Blind Magic was usable and the results showed that the app is enough for visually impaired people play84 p.Guerra, Raphael Pereira de OliveiraSalgado, Luciana Cardoso de CastroViterbo Filho, JoséBernardini, FlaviaPinto, Cafer Catarine da Cruz2023-09-22T19:26:44Z2023-09-22T19:26:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPINTO, Cafer Catarine da Cruz. Blind Magic: um aplicativo assistivo para cegos jogarem Magic The Gathering. 2018. 84 f. 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