Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blanco, Felipe de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21821
Resumo: Este trabalho se propõe a compreender como o conceito de partido político é trabalhado nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018. A pesquisa se debruçou em três livros didáticos : Sociologia para jovens do século XXI, Sociologia em movimento e Sociologia Hoje. Buscou-se realizar um levantamento histórico da discussão sobre partidos políticos no campo científico, com o objetivo de acompanhar as suas principais teorias, as transformações organizacionais e do seu papel na sociedade contemporânea ocidental e no Brasil. Em seguida, se discute o espaço do livro didático dentro do cenário escolar e um levantamento da trajetória da intermitência da Sociologia no currículo, demonstrando a formação de seus documentos curriculares e a sua recente inserção no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Por fim, com base nos três livros didáticos de Sociologia selecionados, realiza-se uma investigação sobre os partidos políticos, analisando as principais teorias, autores, correlações conceituais e os temas que são utilizados para tratar a questão
id UFF-2_6bea76c9299238db156defb177d3e84f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21821
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018SociologiaEnsino de sociologiaLivros didáticosPartidos políticosEducaçãoEnsino de sociologiaLivro didáicoPrograma Nacional do Livro DidáticoPartido políticoSociologySociology of educationTextbooksPolitical partiesEste trabalho se propõe a compreender como o conceito de partido político é trabalhado nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018. A pesquisa se debruçou em três livros didáticos : Sociologia para jovens do século XXI, Sociologia em movimento e Sociologia Hoje. Buscou-se realizar um levantamento histórico da discussão sobre partidos políticos no campo científico, com o objetivo de acompanhar as suas principais teorias, as transformações organizacionais e do seu papel na sociedade contemporânea ocidental e no Brasil. Em seguida, se discute o espaço do livro didático dentro do cenário escolar e um levantamento da trajetória da intermitência da Sociologia no currículo, demonstrando a formação de seus documentos curriculares e a sua recente inserção no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Por fim, com base nos três livros didáticos de Sociologia selecionados, realiza-se uma investigação sobre os partidos políticos, analisando as principais teorias, autores, correlações conceituais e os temas que são utilizados para tratar a questãoThis work consists of understanding how the concept of political partie is worked in sociology textbooks approved by the PNLD 2018. The research focused on three textbooks: Sociology for young people of the 21st century, Sociology in movement and Sociology Today. We sought to carry out a historical survey of the discussion of political parties in the scientific field, in order to follow their main theories, organizational transformations and their role in contemporary Western society and Brazil. Next, the space of the didactic book is discussed within the school scene and a survey of the trajectory of the intermittence of Sociology in the curriculum, showing the formation of its curricular documents and its recent insertion in the National Program of Didactic Book (PNLD). Finally, based on the three sociology textbooks selected, an investigation is carried out on political parties, analyzing the main theories, authors, conceptual correlations and the themes that are used to deal with the issueTeixeira, Rosana da CâmaraSoares, Carolina ZuccarelliSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daBlanco, Felipe de Souza2021-04-30T15:26:27Z2021-04-30T15:26:27Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBLANCO, Felipe de Souza. Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. 2019. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21821Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T16:32:47Zoai:app.uff.br:1/21821Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:06:06.316454Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
title Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
spellingShingle Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
Blanco, Felipe de Souza
Sociologia
Ensino de sociologia
Livros didáticos
Partidos políticos
Educação
Ensino de sociologia
Livro didáico
Programa Nacional do Livro Didático
Partido político
Sociology
Sociology of education
Textbooks
Political parties
title_short Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
title_full Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
title_fullStr Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
title_full_unstemmed Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
title_sort Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018
author Blanco, Felipe de Souza
author_facet Blanco, Felipe de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Rosana da Câmara
Soares, Carolina Zuccarelli
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
dc.contributor.author.fl_str_mv Blanco, Felipe de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ensino de sociologia
Livros didáticos
Partidos políticos
Educação
Ensino de sociologia
Livro didáico
Programa Nacional do Livro Didático
Partido político
Sociology
Sociology of education
Textbooks
Political parties
topic Sociologia
Ensino de sociologia
Livros didáticos
Partidos políticos
Educação
Ensino de sociologia
Livro didáico
Programa Nacional do Livro Didático
Partido político
Sociology
Sociology of education
Textbooks
Political parties
description Este trabalho se propõe a compreender como o conceito de partido político é trabalhado nos livros didáticos de Sociologia aprovados pelo PNLD 2018. A pesquisa se debruçou em três livros didáticos : Sociologia para jovens do século XXI, Sociologia em movimento e Sociologia Hoje. Buscou-se realizar um levantamento histórico da discussão sobre partidos políticos no campo científico, com o objetivo de acompanhar as suas principais teorias, as transformações organizacionais e do seu papel na sociedade contemporânea ocidental e no Brasil. Em seguida, se discute o espaço do livro didático dentro do cenário escolar e um levantamento da trajetória da intermitência da Sociologia no currículo, demonstrando a formação de seus documentos curriculares e a sua recente inserção no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Por fim, com base nos três livros didáticos de Sociologia selecionados, realiza-se uma investigação sobre os partidos políticos, analisando as principais teorias, autores, correlações conceituais e os temas que são utilizados para tratar a questão
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-04-30T15:26:27Z
2021-04-30T15:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BLANCO, Felipe de Souza. Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. 2019. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21821
Aluno de Graduação
identifier_str_mv BLANCO, Felipe de Souza. Escola com partido: uma análise do conceito de partido político nos livros didáticos de sociologia do PNLD 2018. 2019. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823660309151744