Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Karin Santana dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213921
Resumo: A Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material.
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