Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213921 |
Resumo: | A Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material. |
id |
UNSP_0a9c3608e8b1fe1886edff3e9efd8869 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213921 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015)Concept of work in sociology textbooks (PNLD/2015)Ensino de sociologiaConceito trabalhoLivro didático e PNLD/sociologiaTeaching sociologyConcept of workTextbook and PNLD/sociologyA Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material.Sociology, through law 11,684, becomes a compulsory subject in 2008, and, as of its obligation, it is included in the National Textbook Plan (PNLD), which is distributed by the Ministry of Education and Culture (MEC) in partnership with the National Education Development Fund (FNDE) to all public schools and philanthropic units in Brazil. The PNLD is part of a web of relationships, acting in the pedagogical, political and social dimensions. Taking such dimensions as a starting point, this research, considering the social function of the textbook, which consists of the dissemination of historically accumulated and systematized knowledge, aims to analyze the concept of work in Sociology books approved by the program in the triennium (2015-2017 ). The concept of work was chosen as the object of research because it is an activity that meets the premise of being an element that pursues a creative, transforming and humanizing action, which gives life to all other activities. However, despite being an ontological category, in the capitalist system, work takes an alienated form, it is against this scenario that the Teaching of Sociology emerges as a sui generis condition, in the process of denaturalization and estrangement of social phenomena. To verify how the concept is developed, the content analysis developed by Laurence Bardin will be taken as a methodology, as it is the closest to the claimed needs, also counting on a survey of data on the FNDE portal and, subsequently , investigation of notices and didactic guides that make up the material.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ocada, Fábio Kazuo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Karin Santana dos2021-08-09T17:44:05Z2021-08-09T17:44:05Z2021-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21392125016016039P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T19:46:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213921Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T19:46:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) Concept of work in sociology textbooks (PNLD/2015) |
title |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) |
spellingShingle |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) Santos, Karin Santana dos Ensino de sociologia Conceito trabalho Livro didático e PNLD/sociologia Teaching sociology Concept of work Textbook and PNLD/sociology |
title_short |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) |
title_full |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) |
title_fullStr |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) |
title_full_unstemmed |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) |
title_sort |
Conceito trabalho nos livros didáticos de sociologia (PNLD/2015) |
author |
Santos, Karin Santana dos |
author_facet |
Santos, Karin Santana dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ocada, Fábio Kazuo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Karin Santana dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de sociologia Conceito trabalho Livro didático e PNLD/sociologia Teaching sociology Concept of work Textbook and PNLD/sociology |
topic |
Ensino de sociologia Conceito trabalho Livro didático e PNLD/sociologia Teaching sociology Concept of work Textbook and PNLD/sociology |
description |
A Sociologia por intermédio da lei 11.684, torna-se disciplina obrigatória no ano de 2008, e, a partir de sua obrigatoriedade, é inserida no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), que é distribuído pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) em parceria com Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a todas as escolas públicas e unidades filantrópicas do Brasil. O PNLD faz parte de uma teia de relações, atuando nas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. Tomando como ponto de partida tais dimensões, a presente pesquisa, considerando a função social do livro didático, que consiste na disseminação dos saberes historicamente acumulados e sistematizados, enseja analisar o conceito de trabalho nos livros de Sociologia aprovados pelo programa no triênio (2015-2017). O conceito de trabalho foi eleito como objeto de pesquisa por ser uma atividade que atende à premissa de ser um elemento que voga uma ação criativa, transformadora e humanizadora, que dá vida a todas às demais atividades. No entanto, mesmo sendo uma categoria ontológica, no sistema capitalista o trabalho assume uma forma alienada, é frente a este cenário que o Ensino de Sociologia surge como uma condição sui generis, no processo de desnaturalização e estranhamento dos fenômenos sociais. Para verificar de que forma se desenvolve o conceito, tomar-se-á como metodologia a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin por ser a que mais se aproxima das necessidades pleiteadas, contando ainda, com um levantamento de dados no portal FNDE e, subsequentemente, averiguação de editais e guias didáticos que compõem o material. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-09T17:44:05Z 2021-08-09T17:44:05Z 2021-05-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/213921 25016016039P8 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/213921 |
identifier_str_mv |
25016016039P8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128156253552640 |