Narrativas lésbicas: vivências e sobrevivências constituintes de si
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23918 |
Resumo: | Nesta tese de doutorado, o objetivo principal foi o de interrogar, por meio de narrativas (auto)biográficas, as experiências e os acontecimentos que permearam a vida de jovens lésbicas e bissexuais, discentes da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro, constituindo suas subjetividades, e quais sentidos conferem ao vivido. Como referencial teórico, priorizei os estudos feministas em seus matizes decolonial, lésbica e materialista. A convergência dessas vozes permitiu-me indagar: a ideia de natureza; a imbricação ou a consubstancialidade e coextensividade das relações sociais de sexo (incluída a sexualidade), raça e classe; a heterossexualidade como instituição; e as desigualdades sociais e opressões materiais infiltradas na vida de mulheres residentes no Sul global, em especial no Brasil, sob olhares atenciosos do capitalismo. Invisto, assim, em uma leitura mais situada e geopolítica, porque vigilante das abundantes diferenças produzidas por sistemas opressores. No caminho metodológico, a pesquisa narrativa (auto)biográfica foi eleita como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação, constituindo-se em uma fonte (re)produtora de conhecimento e visibilidades. As narrativas (auto)biográficas de estudantes lésbicas e bissexuais foram produzidas por meio da entrevista de pesquisa biográfica, materializada em processos de comunicação on-line, em especial, no aplicativo WhatsApp. Como resultado, verifiquei que os meus diálogos com Sofia, Ana, Géssica, Amanda e Alessandra oportunizaram-me alcançar três pontos principais, que predominaram nas falas das jovens: o poderio da instituição heterossexual e suas teias de atuação imersas nas relações sociais de sexo; o fundamentalismo religioso: um instrumento para a mantença das relações sociais opressoras; e, por fim, a violência contra a mulher no cruzamento das relações sociais de sexo, classe e raça. Portanto, enfatizo a importância de lançarmos olhares mais atenciosos sobre a multiplicidade de relações sociais opressoras – de sexo (incluída a sexualidade ou a heterossexualidade), raça e classe – engendradas, de modo sistemático e constante, contra as mulheres. |
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Narrativas lésbicas: vivências e sobrevivências constituintes de siLésbicasRelações sociaisEducaçãoNarrativas (auto)biográficasHomossexualidade femininaNarrativa pessoalRelações sociaisLesbiansSocial relationsEducation(Auto)biographical narrativesNesta tese de doutorado, o objetivo principal foi o de interrogar, por meio de narrativas (auto)biográficas, as experiências e os acontecimentos que permearam a vida de jovens lésbicas e bissexuais, discentes da rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro, constituindo suas subjetividades, e quais sentidos conferem ao vivido. Como referencial teórico, priorizei os estudos feministas em seus matizes decolonial, lésbica e materialista. A convergência dessas vozes permitiu-me indagar: a ideia de natureza; a imbricação ou a consubstancialidade e coextensividade das relações sociais de sexo (incluída a sexualidade), raça e classe; a heterossexualidade como instituição; e as desigualdades sociais e opressões materiais infiltradas na vida de mulheres residentes no Sul global, em especial no Brasil, sob olhares atenciosos do capitalismo. Invisto, assim, em uma leitura mais situada e geopolítica, porque vigilante das abundantes diferenças produzidas por sistemas opressores. No caminho metodológico, a pesquisa narrativa (auto)biográfica foi eleita como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação, constituindo-se em uma fonte (re)produtora de conhecimento e visibilidades. As narrativas (auto)biográficas de estudantes lésbicas e bissexuais foram produzidas por meio da entrevista de pesquisa biográfica, materializada em processos de comunicação on-line, em especial, no aplicativo WhatsApp. Como resultado, verifiquei que os meus diálogos com Sofia, Ana, Géssica, Amanda e Alessandra oportunizaram-me alcançar três pontos principais, que predominaram nas falas das jovens: o poderio da instituição heterossexual e suas teias de atuação imersas nas relações sociais de sexo; o fundamentalismo religioso: um instrumento para a mantença das relações sociais opressoras; e, por fim, a violência contra a mulher no cruzamento das relações sociais de sexo, classe e raça. Portanto, enfatizo a importância de lançarmos olhares mais atenciosos sobre a multiplicidade de relações sociais opressoras – de sexo (incluída a sexualidade ou a heterossexualidade), raça e classe – engendradas, de modo sistemático e constante, contra as mulheres.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this doctorate thesis, the main objective was to inquire, through (auto)biographical narratives, the experiences and events that permeated the life of young lesbians and bisexuals, students of public schools from Rio de Janeiro, constituting their subjectivities, and which meanings they attribute to what they experienced. As theoretical framework, I prioritized the feminist studies, focusing on their decolonial, lesbian and materialist dimensions. The convergence of theses voices enabled me to question: the concept of nature; the imbrication or the consubstantiality and the coextensivity of the social relations of gender (including sexuality), race and class; the heterosexuality as an institution; and the social inequalities and material oppressions infiltrated in the life of women from the Global South, specially from Brazil, under the attentive look of capitalism. Thus, I engage in a more situated and geopolitical interpretation, observing the abundant differences produced by systems of oppression. In this methodological path, the (auto)biographical narrative research was elected as source and method of qualitative research in Education, which (re)produced knowledge and visibilities. The (auto)biographical narratives of lesbian and bisexual students were produced during interviews of biographical research, carried out in on-line processes of communication, specially through the application WhatsApp. As a result, my chats with Ana, Géssica, Amanda and Alessandra enabled me to reach three main themes that predominated in their speeches: the power of the heterosexual institution and its operation web immersed in the gender social relations; the religious fundamentalism: an instrument for the maintenance of oppressive social relations; and, finally, the violence against women in the intersection of the social relations of gender, class and race. Therefore, I emphasize the importance of more attentive looks over the multiplicity of oppressive social relations – of gender (including sexuality or heterosexuality), race and class – engendered mostly against women.163f.NiteróiPereira, José ValterSchueler, Alessandra Frota Martinez deRodrigues, Jéssica do NascimentoAuad, DanielaCaetano, Marcio Rodrigo ValeRocha, Vanessa Lima Blaudt2021-12-16T12:03:15Z2021-12-16T12:03:15Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfROCHA, Vanessa Lima Blaudt. Narrativas lésbicas: vivências e sobrevivências constituintes de si. 2021. 163f. Tese (Doutorado em Educação)- Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/23918Aluno de DoutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-16T12:03:20Zoai:app.uff.br:1/23918Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:44:59.384089Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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