Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Priscila Leite Loiola
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30081
Resumo: Após o reconhecimento da Libras como língua oficial no Brasil, o ensino de Libras foi incluído nos cursos de licenciatura de forma obrigatória e optativo para outros cursos, como nos cursos de enfermagem. Levando em consideração as dificuldades encontradas pelos surdos na busca por informações e atendimento em saúde e que a comunicação é uma ferramenta essencial para assistência de enfermagem, este estudo tem como objetivo desenvolver duas estratégia para sensibilização dos discentes do curso de graduação em Enfermagem pela construção de um aplicativo para inclusão de surdos no atendimento em saúde e usando recursos visuais e táteis para divulgação de informações em saúde, além de avaliar a percepção destes alunos com relação ao tema e as estratégias propostas. O público-alvo foram alunos de enfermagem sendo a pesquisa desenvolvida no contexto da disciplina de bioquímica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e observacional, com análise das estratégias de inclusão dos surdos desenvolvidas pelos alunos e aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar a percepção dos alunos em relação à cultura surda, inclusão e a opinião deles após a elaboração dos recursos. O trabalho foi desenvolvido com discentes de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, localizada no município de Niterói durante o segundo semestre do ano de 2018. O trabalhou gerou como produto, duas estratégias de sensibilização dos alunos de enfermagem em relação à inclusão dos surdos, o primeiro se deu pela criação de um aplicativo acessível voltado ao atendimento em saúde de surdos e, o segundo foi a produção de recursos didáticos como maquetes tridimensionais voltadas para o ensino de temas em saúde abordados na disciplina de bioquímica, de forma que atendesse a um público leigo incluindo pessoas surdas. Participaram das atividades 53 alunos desenvolvendo 14 aplicativos para o atendimento em saúde e 14 materiais visuais sobre os temas em saúde de forma satisfatória 42 alunos responderam o questionário da primeira estratégia e 30 da segunda, com uma opinião positiva sobre a participação nas atividades. Este estudo evidenciou que os alunos de enfermagem em sua maioria não sabem Libras e não se sentem preparados para assistir um paciente surdo em sua futura atuação profissional em saúde. Em contrapartida, observou-se a relevância do estudo na mudança da percepção dos alunos de enfermagem sobre o cliente surdo, levando-os a sensibilização e motivação em relação a busca pela capacitação necessária, mantendo um olhar inclusivo na assistência em saúde ao surdo.
id UFF-2_6c2496492983ceebca517c307eb07f9e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30081
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúdeEnfermagem, bioquímica, surdez, inclusão, saúde, ensinoEducação inclusiva, Surdez, Pessoal de saúde, Estudante de enfermagem, AprendizagemNursing, biochemistry, deafness, inclusion, health, teachingApós o reconhecimento da Libras como língua oficial no Brasil, o ensino de Libras foi incluído nos cursos de licenciatura de forma obrigatória e optativo para outros cursos, como nos cursos de enfermagem. Levando em consideração as dificuldades encontradas pelos surdos na busca por informações e atendimento em saúde e que a comunicação é uma ferramenta essencial para assistência de enfermagem, este estudo tem como objetivo desenvolver duas estratégia para sensibilização dos discentes do curso de graduação em Enfermagem pela construção de um aplicativo para inclusão de surdos no atendimento em saúde e usando recursos visuais e táteis para divulgação de informações em saúde, além de avaliar a percepção destes alunos com relação ao tema e as estratégias propostas. O público-alvo foram alunos de enfermagem sendo a pesquisa desenvolvida no contexto da disciplina de bioquímica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e observacional, com análise das estratégias de inclusão dos surdos desenvolvidas pelos alunos e aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar a percepção dos alunos em relação à cultura surda, inclusão e a opinião deles após a elaboração dos recursos. O trabalho foi desenvolvido com discentes de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, localizada no município de Niterói durante o segundo semestre do ano de 2018. O trabalhou gerou como produto, duas estratégias de sensibilização dos alunos de enfermagem em relação à inclusão dos surdos, o primeiro se deu pela criação de um aplicativo acessível voltado ao atendimento em saúde de surdos e, o segundo foi a produção de recursos didáticos como maquetes tridimensionais voltadas para o ensino de temas em saúde abordados na disciplina de bioquímica, de forma que atendesse a um público leigo incluindo pessoas surdas. Participaram das atividades 53 alunos desenvolvendo 14 aplicativos para o atendimento em saúde e 14 materiais visuais sobre os temas em saúde de forma satisfatória 42 alunos responderam o questionário da primeira estratégia e 30 da segunda, com uma opinião positiva sobre a participação nas atividades. Este estudo evidenciou que os alunos de enfermagem em sua maioria não sabem Libras e não se sentem preparados para assistir um paciente surdo em sua futura atuação profissional em saúde. Em contrapartida, observou-se a relevância do estudo na mudança da percepção dos alunos de enfermagem sobre o cliente surdo, levando-os a sensibilização e motivação em relação a busca pela capacitação necessária, mantendo um olhar inclusivo na assistência em saúde ao surdo.After the recognition of Libras as an official language in Brazil, the teaching of Libras was compulsorily included in undergraduate courses, and optional for other courses, such as nursing courses. Taking into account the difficulties encountered by the deaf in the search for information and health care, and that communication is an essential tool for nursing care, this study aims to develop two strategies for sensitization of undergraduate nursing students by building an app to include deaf people in health care and using visual and tactile resources and dissemination of health information, as well as to evaluate the perception of these students regarding the theme and the proposed strategies. The target audience was nursing students and the research was developed in the context of the biochemistry discipline. This is a quantitative, qualitative, descriptive and observational research, analyzing the deaf inclusion strategies developed by the students and applying a questionnaire containing open and closed questions to assess students' perception of deaf culture, inclusion and their opinion after the elaboration of the resources. The work was developed with nursing students from the Fluminense Federal University, located in the city of Niterói during the second semester of 2018. The work generated, as a product, two strategies for raising awareness among nursing students regarding the inclusion of the deaf. The first strategy was the creation of an accessible app focused on deaf health care, and the second one was the production of didactic resources such as three-dimensional models aimed at teaching health topics addressed in the biochemistry discipline, so that it would serve a lay audience, including deaf people. 53 students participated in the activities, developing 14 applications for health care and 14 visual materials on health topics satisfactorily. 42 students answered the questionnaire about the first strategy and 30 answered the second one, with a positive opinion about participation in the activities. This study showed that most of the nursing students do not know Libras and do not feel prepared to assist a deaf patient in his future professional health practice. On the other hand, the relevance of the study was observed in changing the perception of nursing students about the deaf client, leading them to awareness and motivation in relation to the search for the necessary training, maintaining an inclusive view in deaf health care.114 p.Castro, Helena CarlaAbreu, Paula AlvarezGomes, Suzete Araújo OliveiraMeireles, Rosana Maria do Prado LuzSouza, Nilcimar dos SantosSouza, Alessandra Mendonça Teles deDelou, Cristina Maria CarvalhoRibeiro, Priscila Leite Loiola2023-08-23T17:44:53Z2023-08-23T17:44:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Priscila Leite Loiola. Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde. 2019. 114 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30081CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-23T17:44:56Zoai:app.uff.br:1/30081Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-23T17:44:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
title Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
spellingShingle Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
Ribeiro, Priscila Leite Loiola
Enfermagem, bioquímica, surdez, inclusão, saúde, ensino
Educação inclusiva, Surdez, Pessoal de saúde, Estudante de enfermagem, Aprendizagem
Nursing, biochemistry, deafness, inclusion, health, teaching
title_short Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
title_full Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
title_fullStr Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
title_full_unstemmed Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
title_sort Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde
author Ribeiro, Priscila Leite Loiola
author_facet Ribeiro, Priscila Leite Loiola
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Helena Carla
Abreu, Paula Alvarez
Gomes, Suzete Araújo Oliveira
Meireles, Rosana Maria do Prado Luz
Souza, Nilcimar dos Santos
Souza, Alessandra Mendonça Teles de
Delou, Cristina Maria Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Priscila Leite Loiola
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem, bioquímica, surdez, inclusão, saúde, ensino
Educação inclusiva, Surdez, Pessoal de saúde, Estudante de enfermagem, Aprendizagem
Nursing, biochemistry, deafness, inclusion, health, teaching
topic Enfermagem, bioquímica, surdez, inclusão, saúde, ensino
Educação inclusiva, Surdez, Pessoal de saúde, Estudante de enfermagem, Aprendizagem
Nursing, biochemistry, deafness, inclusion, health, teaching
description Após o reconhecimento da Libras como língua oficial no Brasil, o ensino de Libras foi incluído nos cursos de licenciatura de forma obrigatória e optativo para outros cursos, como nos cursos de enfermagem. Levando em consideração as dificuldades encontradas pelos surdos na busca por informações e atendimento em saúde e que a comunicação é uma ferramenta essencial para assistência de enfermagem, este estudo tem como objetivo desenvolver duas estratégia para sensibilização dos discentes do curso de graduação em Enfermagem pela construção de um aplicativo para inclusão de surdos no atendimento em saúde e usando recursos visuais e táteis para divulgação de informações em saúde, além de avaliar a percepção destes alunos com relação ao tema e as estratégias propostas. O público-alvo foram alunos de enfermagem sendo a pesquisa desenvolvida no contexto da disciplina de bioquímica. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, descritiva e observacional, com análise das estratégias de inclusão dos surdos desenvolvidas pelos alunos e aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para avaliar a percepção dos alunos em relação à cultura surda, inclusão e a opinião deles após a elaboração dos recursos. O trabalho foi desenvolvido com discentes de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, localizada no município de Niterói durante o segundo semestre do ano de 2018. O trabalhou gerou como produto, duas estratégias de sensibilização dos alunos de enfermagem em relação à inclusão dos surdos, o primeiro se deu pela criação de um aplicativo acessível voltado ao atendimento em saúde de surdos e, o segundo foi a produção de recursos didáticos como maquetes tridimensionais voltadas para o ensino de temas em saúde abordados na disciplina de bioquímica, de forma que atendesse a um público leigo incluindo pessoas surdas. Participaram das atividades 53 alunos desenvolvendo 14 aplicativos para o atendimento em saúde e 14 materiais visuais sobre os temas em saúde de forma satisfatória 42 alunos responderam o questionário da primeira estratégia e 30 da segunda, com uma opinião positiva sobre a participação nas atividades. Este estudo evidenciou que os alunos de enfermagem em sua maioria não sabem Libras e não se sentem preparados para assistir um paciente surdo em sua futura atuação profissional em saúde. Em contrapartida, observou-se a relevância do estudo na mudança da percepção dos alunos de enfermagem sobre o cliente surdo, levando-os a sensibilização e motivação em relação a busca pela capacitação necessária, mantendo um olhar inclusivo na assistência em saúde ao surdo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23T17:44:53Z
2023-08-23T17:44:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Priscila Leite Loiola. Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde. 2019. 114 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30081
identifier_str_mv RIBEIRO, Priscila Leite Loiola. Estratégias de ensino para sensibilização de alunos de enfermagem sobre a inclusão de surdos no acesso à informação e atendimento em saúde. 2019. 114 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838824215085056