Políticas educacionais e narrativas das professoras de educação infantil: produzindo novos sentidos para formação em serviço na rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14666
Resumo: A tese tem como proposta investigar a formação em serviço das professoras de educação infantil em diálogo com as políticas educacionais e sua repercussão no processo de formação e profissionalização docente em uma Rede Municipal de Ensino. O estudo no primeiro momento, apresenta antecedentes da história e da política da educação infantil no Brasil e seus reflexos sobre as políticas públicas voltadas para a formação da criança pequena e de seus professores na contemporaneidade. No segundo momento apresenta o contexto histórico e legal das propostas de formação em serviço implementadas a partir dos anos 80 até a presente década no Brasil. Em seguida, dialoga com a proposta de formação em serviço para professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da Rede Pública de Ensino de Niterói expressa no seu Projeto Político Pedagógico (PPP), sinalizando as concepções de infância, criança, educação infantil e práticas de formação em serviço presentes no documento. Objetiva- se com este estudo compreender através das narrativas das professoras de educação infantil da UMEI, como elas significam o impacto destas políticas públicas em suas práticas pedagógicas e produzem outros sentidos para sua formação. Para isto, lançou-se mão da contribuição de autores como Nóvoa, Josso, Bragança, Henriques entre outros para pesquisa narrativa (auto)biográfica com seu destaque para a produção de sentidos dos sujeitos sobre o tema estudado na sua relação com os contextos sociais e institucionais que os atravessam. A pesquisa observou que a relação entre os projetos das políticas públicas para a formação do professor de Educação Infantil na rede e a formação em serviço na UMEI pode ser aprimorada com o diálogo e participação das professoras no seu cotidiano de trabalho. Sendo assim, torna-se fundamental não apenas repensar a ação profissional, mas orientar e agregar valor à profissão docente, já que é no diálogo, que essas educadoras constroem saberes e ressignificam suas práticas e seus saberes nas trajetórias de formação
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No segundo momento apresenta o contexto histórico e legal das propostas de formação em serviço implementadas a partir dos anos 80 até a presente década no Brasil. Em seguida, dialoga com a proposta de formação em serviço para professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) da Rede Pública de Ensino de Niterói expressa no seu Projeto Político Pedagógico (PPP), sinalizando as concepções de infância, criança, educação infantil e práticas de formação em serviço presentes no documento. Objetiva- se com este estudo compreender através das narrativas das professoras de educação infantil da UMEI, como elas significam o impacto destas políticas públicas em suas práticas pedagógicas e produzem outros sentidos para sua formação. Para isto, lançou-se mão da contribuição de autores como Nóvoa, Josso, Bragança, Henriques entre outros para pesquisa narrativa (auto)biográfica com seu destaque para a produção de sentidos dos sujeitos sobre o tema estudado na sua relação com os contextos sociais e institucionais que os atravessam. A pesquisa observou que a relação entre os projetos das políticas públicas para a formação do professor de Educação Infantil na rede e a formação em serviço na UMEI pode ser aprimorada com o diálogo e participação das professoras no seu cotidiano de trabalho. Sendo assim, torna-se fundamental não apenas repensar a ação profissional, mas orientar e agregar valor à profissão docente, já que é no diálogo, que essas educadoras constroem saberes e ressignificam suas práticas e seus saberes nas trajetórias de formaçãoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis aims to investigate in-service training of early childhood teachers in dialogue with educational policies and their impact on the process of teacher education and professionalization in a Municipal Education Network. In the first moment, the study presents antecedents of the history and politics of early childhood education in Brazil and its reflections on the public policies directed to the formation of the small child and its teachers in the contemporary times. In the second moment, it presents the historical and legal context of the in-service training proposals implemented from the 1980s to the present decade in Brazil. It then dialogues with the proposed in-service training for teachers of a Municipal Early Childhood Education Unit (UMEI) of the Niterói Public Education Network expressed in its Pedagogical Political Project (PPP), signaling the conceptions of childhood, child, and early childhood education. and in-service training practices in the document. The objective of this study is to understand through the narratives of teachers of kindergarten of UMEI, how they mean the impact of these public policies on their pedagogical practices and produce other meanings for their formation. For this, we used the contribution of authors such as Nóvoa, Josso, Bragança, Henriques, among others for narrative (auto) biographical research with its emphasis on the production of meanings of the subjects about the studied subject in its relation with social and institutional contexts that cross them. The research noted that the relationship between public policy projects for teacher education in kindergarten and in-service training at UMEI can be improved with the dialogue and participation of teachers in their daily work. Thus, it is essential not only to rethink professional action, but to guide and add value to the teaching profession, since it is in dialogue that these educators build knowledge and redefine their practices and knowledge in the training paths251 f.Henriques, Eda Maria de OliveiraOstetto, Luciana EsmeraldaMaia, Marta Nídia Varella GomesBragança, Inês Ferreira de SouzaLeite Filho, Aristeo GonçalvesAraújo, Mairce da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0093518920672943http://lattes.cnpq.br/1978216840303181Lobo, Ana Paula Santos Lima Lanter2020-08-18T14:33:58Z2020-08-18T14:33:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLOBO, Ana Paula Santos Lima Lanter. Políticas educacionais e narrativas das professoras de educação infantil: produzindo novos sentidos para formação em serviço na rede pública de ensino . 2019. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14666http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T22:45:58Zoai:app.uff.br:1/14666Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:35.347292Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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