Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ramon Cesar Metello dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360
Resumo: Desde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações.
id UFF-2_6f7dea14f527037ce00f7f376d8cecd0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34360
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino MédioEnsino de FísicaFísica de PartículasFormação CidadãMaterial DidáticoEnsino de FísicaFísica de PartículasFormação CidadãMaterial DidáticoProdução intelectualPhysics TeachingParticle PhysicsCitizenship TrainingCoursewareDesde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações.Since the 1980’s, Physics Teaching scholars have been highlighting the importance of inserting Modern and Contemporary Physics topics in the Basic Education curriculum. From this perspective, we looked on normative documents of National Education and on the work of several researches with the intent to correlate how the study of this area, with an emphasis on Particle Physics and the Standard Model of Particle Physics, by High School students can contribute to their own citizenship training. Therefore, besides examining the relevance of inserting Modern and Contemporary Physics in Basic Education, this work intends to showcase a courseware proposition that can serve as a theoretical basis for High School teachers who had little to no contact with Particle Physics during their academic studies. Such courseware focus on the study of the evolution of fundamental constituents of matter, starting from the Greek concept of arché as a formative principle, going through the Atomic Models and by the development of Particle Physics, culminating on the explanation of the Standard Model of Particle Physics as a theory that describes fundamental particles and their interactions.58 pBarbosa, Vitor AciolyPereira Junior, Antônio DuarteSigaud, Lucas MauricioSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deSantos, Ramon Cesar Metello dos2024-08-21T18:58:02Z2024-08-21T18:58:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Ramon Cesar Metello dos. Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-21T18:58:06Zoai:app.uff.br:1/34360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-21T18:58:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
title Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
spellingShingle Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
Santos, Ramon Cesar Metello dos
Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Produção intelectual
Physics Teaching
Particle Physics
Citizenship Training
Courseware
title_short Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
title_full Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
title_fullStr Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
title_full_unstemmed Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
title_sort Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
author Santos, Ramon Cesar Metello dos
author_facet Santos, Ramon Cesar Metello dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Vitor Acioly
Pereira Junior, Antônio Duarte
Sigaud, Lucas Mauricio
Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ramon Cesar Metello dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Produção intelectual
Physics Teaching
Particle Physics
Citizenship Training
Courseware
topic Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Ensino de Física
Física de Partículas
Formação Cidadã
Material Didático
Produção intelectual
Physics Teaching
Particle Physics
Citizenship Training
Courseware
description Desde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-21T18:58:02Z
2024-08-21T18:58:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ramon Cesar Metello dos. Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360
identifier_str_mv SANTOS, Ramon Cesar Metello dos. Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823551713378304