Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360 |
Resumo: | Desde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações. |
id |
UFF-2_6f7dea14f527037ce00f7f376d8cecd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34360 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino MédioEnsino de FísicaFísica de PartículasFormação CidadãMaterial DidáticoEnsino de FísicaFísica de PartículasFormação CidadãMaterial DidáticoProdução intelectualPhysics TeachingParticle PhysicsCitizenship TrainingCoursewareDesde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações.Since the 1980’s, Physics Teaching scholars have been highlighting the importance of inserting Modern and Contemporary Physics topics in the Basic Education curriculum. From this perspective, we looked on normative documents of National Education and on the work of several researches with the intent to correlate how the study of this area, with an emphasis on Particle Physics and the Standard Model of Particle Physics, by High School students can contribute to their own citizenship training. Therefore, besides examining the relevance of inserting Modern and Contemporary Physics in Basic Education, this work intends to showcase a courseware proposition that can serve as a theoretical basis for High School teachers who had little to no contact with Particle Physics during their academic studies. Such courseware focus on the study of the evolution of fundamental constituents of matter, starting from the Greek concept of arché as a formative principle, going through the Atomic Models and by the development of Particle Physics, culminating on the explanation of the Standard Model of Particle Physics as a theory that describes fundamental particles and their interactions.58 pBarbosa, Vitor AciolyPereira Junior, Antônio DuarteSigaud, Lucas MauricioSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro deSantos, Ramon Cesar Metello dos2024-08-21T18:58:02Z2024-08-21T18:58:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Ramon Cesar Metello dos. Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-21T18:58:06Zoai:app.uff.br:1/34360Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-21T18:58:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio |
title |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio |
spellingShingle |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio Santos, Ramon Cesar Metello dos Ensino de Física Física de Partículas Formação Cidadã Material Didático Ensino de Física Física de Partículas Formação Cidadã Material Didático Produção intelectual Physics Teaching Particle Physics Citizenship Training Courseware |
title_short |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio |
title_full |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio |
title_fullStr |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio |
title_sort |
Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio |
author |
Santos, Ramon Cesar Metello dos |
author_facet |
Santos, Ramon Cesar Metello dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Vitor Acioly Pereira Junior, Antônio Duarte Sigaud, Lucas Mauricio Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ramon Cesar Metello dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Física de Partículas Formação Cidadã Material Didático Ensino de Física Física de Partículas Formação Cidadã Material Didático Produção intelectual Physics Teaching Particle Physics Citizenship Training Courseware |
topic |
Ensino de Física Física de Partículas Formação Cidadã Material Didático Ensino de Física Física de Partículas Formação Cidadã Material Didático Produção intelectual Physics Teaching Particle Physics Citizenship Training Courseware |
description |
Desde a década de 1980, estudiosos de Ensino de Física têm ressaltado a necessidade de inserir tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da Educação Básica. A partir disso, procurou-se embasar essa afirmativa nos documentos normativos da Educação Nacional e nos trabalhos de diversos pesquisadores a fim de relacionar como o estudo de tal área, com ênfase na Física de Partículas e no Modelo Padrão da Física de Partículas, por estudantes de Ensino Médio pode contribuir para a formação cidadã dos mesmos. Dessa forma, além de examinar a relevância de inserir a Física Moderna e Contemporânea na Educação Básica, este trabalho se propõe a apresentar uma proposta de material didático que possa servir de embasamento teórico aos professores de Ensino Médio que tiveram pouco ou nenhum contato com a Física de Partículas durante sua formação acadêmica. Tal material foca no estudo da evolução dos constituintes fundamentais da matéria, partindo da concepção grega de arché como princípio formador, passando pelos Modelos Atômicos e pelo desenvolvimento da Física de Partículas, até culminar na explicação do Modelo Padrão da Física de Partículas enquanto teoria que descreve as partículas fundamentais e suas interações. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-21T18:58:02Z 2024-08-21T18:58:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ramon Cesar Metello dos. Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ramon Cesar Metello dos. Da Arché ao modelo padrão da Física de Partículas: uma proposta de material didático sobre a história das partículas fundamentais para professores do Ensino Médio. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823551713378304 |