Reflexões sobre a escola noturna de ensino médio: tempos, espaços e interações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brancaglion, Matheus de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21870
Resumo: Esta pesquisa qualitativa se debruça sobre a escola noturna de ensino médio, tendo como ponto de partida a experiência como residente em uma escola de São Gonçalo-RJ durante o ano de 2019. Tentando compreender o espaço-tempo escolar daquele turno, marcado principalmente pela aceleração, as observações foram complementadas com a coleta de dados de discursos, muitos informalmente apreendidos, de diversos agentes escolares, como professores, diretores, alunos e funcionários, bem como através da aplicação de questionários em duas turmas. Foram analisadas também, médias de avaliações, que apresentou um padrão decrescente em relação aos turnos da manhã e da tarde, assim como a carga horária de aulas. Destacam-se como resultados a compreensão, tanto de especificidades do turno noturno, como a centralidade no trabalho, quanto a identificação de pontos comuns com a escola de ensino médio, como uma falta de sentido que coexiste com a persistência de uma esperança no futuro por parte desses jovens. Percebeu-se a existência de uma desigualdade também no interior da própria escola noturna, com expectativas diferenciadas entre a EJA e o ensino regular, sendo a EJA, em geral, menos qualificada nos discursos analisados. A bibliografia de apoio ressoa os pontos encontrados in locus, bem como a análise histórica permite identificar permanências, desde o Império, da concepção do turno noturno como destinado ao aluno trabalhador. No presente, o turno sofre com o desmonte de turmas bem como com as críticas, tanto de movimentos educacionais com a participação empresarial como de gestores públicos que o denominam como “exceção”
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