A educação física no ensino médio noturno : composições da docência no terceiro tempo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Francisco Jardel Paim de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235169
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central compreender como se constitui a docência em Educação Física no Ensino Médio noturno, em escolas da rede pública estadual, no município de Canoas/RS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sustentada nos Estudos Culturais, em que os conceitos de Cultura, Docência e Identidade constituíram o pano de fundo das discussões. As informações que subsidiaram tais problematizações foram coletadas em entrevistas semiestruturadas com dois professores de Educação Física que atuam no período noturno em escolas de Ensino Médio da rede pública estadual no município de Canoas/RS, em documentos oficiais e anotações em Diário de Campo. Para entender como as práticas sociais são vividas e experimentadas nesse âmbito, foram realizadas análises culturais das informações. Assim, foram evidenciados os significados representados pelos professores acerca da docência. A partir das análises emergiram quatro categorias, a saber: a mirada dos professores para a docência em Educação Física no Ensino Médio noturno, em que é proposta a discussão acerca da percepção dos professores em relação à docência; a forma escolar, em que são problematizadas as percepções dos docentes acerca dos tempos, espaços, materialidades, atividades, entre outros aspectos pertinentes à escola de Ensino Médio noturno, e os modos de condução das demandas cotidianas escolhidos por estes professores para desenvolverem suas docências; uma coisa estranha na LDB: a facultatividade da prática, em que são evidenciados os modos como os professores encaminham suas docências, considerando a questão da facultatividade da prática da Educação Física, presente na LDB (BRASIL, 1996); e, pegando na saída: as considerações finais dos colaboradores, em que são apresentadas as considerações finais dos professores que colaboraram na investigação. Como resultado da pesquisa foi evidenciado que a docência em Educação Física que é empreendida no Ensino Médio noturno é atravessada por negociações que consideram as identidades, a cultura e as representações dos significados colocados em circulação nesse contexto. Os sujeitos que se relacionam nesse lugar chegam cansados à escola, já em seu terceiro tempo de atividades; os docentes recebem uma remuneração defasada; e enfrentam o apagamento da Educação Física na matriz curricular. Contudo, defendem a garantia de acesso dos estudantes do noturno às discussões pertinentes ao componente.
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Assim, foram evidenciados os significados representados pelos professores acerca da docência. A partir das análises emergiram quatro categorias, a saber: a mirada dos professores para a docência em Educação Física no Ensino Médio noturno, em que é proposta a discussão acerca da percepção dos professores em relação à docência; a forma escolar, em que são problematizadas as percepções dos docentes acerca dos tempos, espaços, materialidades, atividades, entre outros aspectos pertinentes à escola de Ensino Médio noturno, e os modos de condução das demandas cotidianas escolhidos por estes professores para desenvolverem suas docências; uma coisa estranha na LDB: a facultatividade da prática, em que são evidenciados os modos como os professores encaminham suas docências, considerando a questão da facultatividade da prática da Educação Física, presente na LDB (BRASIL, 1996); e, pegando na saída: as considerações finais dos colaboradores, em que são apresentadas as considerações finais dos professores que colaboraram na investigação. Como resultado da pesquisa foi evidenciado que a docência em Educação Física que é empreendida no Ensino Médio noturno é atravessada por negociações que consideram as identidades, a cultura e as representações dos significados colocados em circulação nesse contexto. Os sujeitos que se relacionam nesse lugar chegam cansados à escola, já em seu terceiro tempo de atividades; os docentes recebem uma remuneração defasada; e enfrentam o apagamento da Educação Física na matriz curricular. Contudo, defendem a garantia de acesso dos estudantes do noturno às discussões pertinentes ao componente.The main objective of this dissertation is to understand how Physical Education teaching is constituted in evening High School, in state public schools, in the municipality of Canoas/RS. Therefore, a qualitative research was carried out, supported by Cultural Studies, in which the concepts of Culture, Teaching and Identity constituted the background of the discussions. The information that supported such problematizations was collected in semi-structured interviews with two Physical Education teachers who work at night in high schools of the state public network in the municipality of Canoas/RS, in official documents and notes in Field Diary. To understand how social practices are lived and experienced in this context, cultural analyzes of the information were carried out. Thus, the meanings represented by teachers about teaching were evidenced. Based on the analysis, four categories emerged, namely: the teachers' view of Physical Education teaching in evening High School, in which the discussion about the teachers' perception in relation to teaching is proposed; the school form, in which the teachers' perceptions about times, spaces, materialities, activities, among other aspects relevant to the night high school, are questioned, and the ways of conducting the daily demands chosen by these teachers to develop their teaching; a strange thing in the LDB: the optionality of the practice, in which the ways in which the teachers direct their teachings are evidenced, considering the issue of the optionality of the practice of Physical Education, present in the LDB (BRASIL, 1996); and, taking the exit: the final considerations of the collaborators, in which the final considerations of the professors who collaborated in the investigation are presented. As a result of the research, it was evidenced that the teaching in Physical Education that is undertaken in high school at night is crossed by negotiations that consider the identities, the culture and the representations of the meanings placed in circulation in this context. The subjects who interact in this place arrive at school tired, already in their third period of activities; teachers receive lagged remuneration; and face the erasure of Physical Education in the curriculum. However, they defend the guarantee of access for night students to discussions relevant to the component.application/pdfporEducação física escolarDocênciaEnsino noturnoEnsino médioTeachingSchool physical educationNight high schoolA educação física no ensino médio noturno : composições da docência no terceiro tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137469.pdf.txt001137469.pdf.txtExtracted Texttext/plain307206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235169/2/001137469.pdf.txt2139e5f585d307eb78cd1a8fb31d8e58MD52ORIGINAL001137469.pdfTexto completoapplication/pdf2099555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235169/1/001137469.pdfdbdd8e1ff8e4f8b6b581b95a31be0664MD5110183/2351692022-02-22 04:43:56.049489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:43:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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