Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Marco Antônio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763
Resumo: No presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do ensino médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no ensino médio
id UFF-2_7042c90834356d39c546c24e4aea3732
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11763
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aulaThermodynamic concepts through experimentation: simulating a thermal machine in a classroomEnsino de FísicaConceitos de termodinâmicaMáquina térmicaEnsino de FísicaTermodinâmicaFísica térmicaEnsino médioPhysics educationPhysics conceptHeat machineNo presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do ensino médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no ensino médioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESIn the present work we propose a different way of presenting and transmitting the concepts of thermodynamics, thermal physics and the importance of thermal machines for the development of cities and science. The applied methodology is based on classroom experimentation and with the participation of the students combined with the video resources for the consolidation of learning. This work aims to offer students of the second year of high school a pleasant and meaningful learning. The qualitative and quantitative approach was adopted, and the instruments used for data collection were questionnaires built by the author and applied to the students before and after the experimental class and a post - test after the videos were presented. The qualitative approach was analyzing students' responses to consistency. The theoretical references of the work were the authors David Ausubel, Joseph D. Novak and Marco Antonio Moreira, supporting the theories of significant and critical learning. The results obtained from the application of the methodology, after being systematized and analyzed, showed us favorable to the work done and with the effective participation of the students. Finally, an educational product with a sequence of activities for the teaching and learning of thermodynamics in high school is available131f.Penna, Thadeu Josino PereiraLara, Vitor de Oliveira MoraesEspíndola, Aquino Lauri dehttp://lattes.cnpq.br/4282034507204753http://lattes.cnpq.br/9369928320175297http://lattes.cnpq.br/4708472912137052http://lattes.cnpq.br/2158499051567196Linhares, Marco Antônio2019-10-22T20:54:22Z2019-10-22T20:54:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLINHARES, Marco Antônio. Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763Aluno de MestradoDOI: http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2018.m.00632106735http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:15:03Zoai:app.uff.br:1/11763Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:55.385757Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
Thermodynamic concepts through experimentation: simulating a thermal machine in a classroom
title Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
spellingShingle Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
Linhares, Marco Antônio
Ensino de Física
Conceitos de termodinâmica
Máquina térmica
Ensino de Física
Termodinâmica
Física térmica
Ensino médio
Physics education
Physics concept
Heat machine
title_short Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
title_full Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
title_fullStr Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
title_full_unstemmed Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
title_sort Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
author Linhares, Marco Antônio
author_facet Linhares, Marco Antônio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penna, Thadeu Josino Pereira
Lara, Vitor de Oliveira Moraes
Espíndola, Aquino Lauri de
http://lattes.cnpq.br/4282034507204753
http://lattes.cnpq.br/9369928320175297
http://lattes.cnpq.br/4708472912137052
http://lattes.cnpq.br/2158499051567196
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Marco Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Conceitos de termodinâmica
Máquina térmica
Ensino de Física
Termodinâmica
Física térmica
Ensino médio
Physics education
Physics concept
Heat machine
topic Ensino de Física
Conceitos de termodinâmica
Máquina térmica
Ensino de Física
Termodinâmica
Física térmica
Ensino médio
Physics education
Physics concept
Heat machine
description No presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do ensino médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no ensino médio
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-10-22T20:54:22Z
2019-10-22T20:54:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LINHARES, Marco Antônio. Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763
Aluno de Mestrado
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2018.m.00632106735
identifier_str_mv LINHARES, Marco Antônio. Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.
Aluno de Mestrado
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2018.m.00632106735
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823716120657920