Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763 |
Resumo: | No presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do ensino médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no ensino médio |
id |
UFF-2_7042c90834356d39c546c24e4aea3732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11763 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aulaThermodynamic concepts through experimentation: simulating a thermal machine in a classroomEnsino de FísicaConceitos de termodinâmicaMáquina térmicaEnsino de FísicaTermodinâmicaFísica térmicaEnsino médioPhysics educationPhysics conceptHeat machineNo presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do ensino médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no ensino médioCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESIn the present work we propose a different way of presenting and transmitting the concepts of thermodynamics, thermal physics and the importance of thermal machines for the development of cities and science. The applied methodology is based on classroom experimentation and with the participation of the students combined with the video resources for the consolidation of learning. This work aims to offer students of the second year of high school a pleasant and meaningful learning. The qualitative and quantitative approach was adopted, and the instruments used for data collection were questionnaires built by the author and applied to the students before and after the experimental class and a post - test after the videos were presented. The qualitative approach was analyzing students' responses to consistency. The theoretical references of the work were the authors David Ausubel, Joseph D. Novak and Marco Antonio Moreira, supporting the theories of significant and critical learning. The results obtained from the application of the methodology, after being systematized and analyzed, showed us favorable to the work done and with the effective participation of the students. Finally, an educational product with a sequence of activities for the teaching and learning of thermodynamics in high school is available131f.Penna, Thadeu Josino PereiraLara, Vitor de Oliveira MoraesEspíndola, Aquino Lauri dehttp://lattes.cnpq.br/4282034507204753http://lattes.cnpq.br/9369928320175297http://lattes.cnpq.br/4708472912137052http://lattes.cnpq.br/2158499051567196Linhares, Marco Antônio2019-10-22T20:54:22Z2019-10-22T20:54:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLINHARES, Marco Antônio. Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763Aluno de MestradoDOI: http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2018.m.00632106735http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:15:03Zoai:app.uff.br:1/11763Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:55.385757Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula Thermodynamic concepts through experimentation: simulating a thermal machine in a classroom |
title |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula |
spellingShingle |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula Linhares, Marco Antônio Ensino de Física Conceitos de termodinâmica Máquina térmica Ensino de Física Termodinâmica Física térmica Ensino médio Physics education Physics concept Heat machine |
title_short |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula |
title_full |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula |
title_fullStr |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula |
title_sort |
Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula |
author |
Linhares, Marco Antônio |
author_facet |
Linhares, Marco Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Penna, Thadeu Josino Pereira Lara, Vitor de Oliveira Moraes Espíndola, Aquino Lauri de http://lattes.cnpq.br/4282034507204753 http://lattes.cnpq.br/9369928320175297 http://lattes.cnpq.br/4708472912137052 http://lattes.cnpq.br/2158499051567196 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Linhares, Marco Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Conceitos de termodinâmica Máquina térmica Ensino de Física Termodinâmica Física térmica Ensino médio Physics education Physics concept Heat machine |
topic |
Ensino de Física Conceitos de termodinâmica Máquina térmica Ensino de Física Termodinâmica Física térmica Ensino médio Physics education Physics concept Heat machine |
description |
No presente trabalho, propomos uma maneira diferenciada de apresentar e transmitir os conceitos de termodinâmica, física térmica e a importância das máquinas térmicas para o desenvolvimento das cidades e da ciência. A metodologia aplicada se apóia numa experimentação realizada em sala de aula e com a participação dos alunos conjugadas com os recursos de vídeos para a consolidação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo oferecer aos alunos do segundo ano do ensino médio uma aprendizagem prazerosa e significativa. Adotou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, sendo que os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários construídos pelo próprio autor e aplicados aos alunos antes e após a aula experimental e um pós-teste após a apresentação dos vídeos. A abordagem qualitativa foi analisando as respostas dos alunos quanto à coerência. Os referenciais teóricos do trabalho foram os autores David Ausubel, Joseph D. Novak e Marco Antonio Moreira, sustentando as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica. Os resultados obtidos decorrentes da aplicação da metodologia, depois de sistematizados e analisados nos mostraram favoráveis ao trabalho realizado e, com a participação efetiva dos alunos. Por fim, disponibiliza-se um produto educacional com uma sequência de atividades para o ensino-aprendizagem de termodinâmica no ensino médio |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-10-22T20:54:22Z 2019-10-22T20:54:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LINHARES, Marco Antônio. Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763 Aluno de Mestrado DOI: http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2018.m.00632106735 |
identifier_str_mv |
LINHARES, Marco Antônio. Conceitos de termodinâmica através de experimentação: simulando uma máquina térmica em sala de aula. 2018. 131 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. Aluno de Mestrado DOI: http://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2018.m.00632106735 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823716120657920 |