A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624 |
Resumo: | A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem para professores e estudantes da área das ciências. Esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de dificuldade encontrada para se explicar/entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada. A HFC, ao situar as mudanças científicas no contexto histórico e filosófico, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, possibilita a prática interdisciplinar no ambiente acadêmico. Nosso trabalho se insere nessa nova corrente e a ideia central foi à criação de uma proposta inovadora de ensino a partir de uma problemática que constatamos no campo do ensino da física; a dificuldade de compreensão da Segunda Lei da Termodinâmica. Para tal desiderato, partindo da HFC e do contexto da Revolução Industrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratória e qualitativa sobre a temática e situamos a importância da Máquina de Carnot e a relação desta com a nossa problemática. Como resultados, além do texto acadêmico, construímos um paradidático e uma proposta de aplicação prática em sala de aula e esperamos que estes instrumentos contribuam para a construção de uma proposta inovadora de ensino. |
id |
UEPB_a3471e3d67b55b1704837994a067d50d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2624 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da TermodinâmicaEnsino de FísicaTermodinâmicaMáquina Térmica de CarnotPhysics teachingThermodynamicsHeat Engine CarnotEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem para professores e estudantes da área das ciências. Esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de dificuldade encontrada para se explicar/entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada. A HFC, ao situar as mudanças científicas no contexto histórico e filosófico, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, possibilita a prática interdisciplinar no ambiente acadêmico. Nosso trabalho se insere nessa nova corrente e a ideia central foi à criação de uma proposta inovadora de ensino a partir de uma problemática que constatamos no campo do ensino da física; a dificuldade de compreensão da Segunda Lei da Termodinâmica. Para tal desiderato, partindo da HFC e do contexto da Revolução Industrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratória e qualitativa sobre a temática e situamos a importância da Máquina de Carnot e a relação desta com a nossa problemática. Como resultados, além do texto acadêmico, construímos um paradidático e uma proposta de aplicação prática em sala de aula e esperamos que estes instrumentos contribuam para a construção de uma proposta inovadora de ensino.History and Philosophy of Science (HFC) has gained ground as an instrument to facilitate the teaching / learning for teachers and students of the sciences. This phenomenon can be explained by the degree of difficulty to explain / understand some scientific principles, when exposed out of context. The HFCs, to situate the scientific changes in the historical and philosophical context, at the same time it facilitates understanding, enables interdisciplinary practice in the academic environment. Our work is part of this new trend and the central idea was to create an innovative proposal of teaching from a problem that we see in the physical education field; the difficulty of understanding the Second Law of Thermodynamics. To this aim, starting from the HFC and the context of the Industrial Revolution, we conducted a literature search of exploratory and qualitative character on the subject and situate the importance of Carnot machine and its relation to our problem. As a result, in addition to academic text, we built a paradidactic and a proposal for practical application in the classroom and hope that these instruments contribute to the construction of an innovative teaching proposal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarros, Marcos Antonio29926866468http://lattes.cnpq.br/5878098076288666Freire, Morgana Ligia de Farias73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Lima, Damião de41471245420Pascoal, Alexandre dos Santos2016-10-19T17:11:34Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASCOAL, A. dos S. A evolução histórica da Máquina Térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica. 2016. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-10-20T04:05:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-10-20T04:05:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica |
title |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica |
spellingShingle |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica Pascoal, Alexandre dos Santos Ensino de Física Termodinâmica Máquina Térmica de Carnot Physics teaching Thermodynamics Heat Engine Carnot EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica |
title_full |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica |
title_fullStr |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica |
title_full_unstemmed |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica |
title_sort |
A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica |
author |
Pascoal, Alexandre dos Santos |
author_facet |
Pascoal, Alexandre dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Marcos Antonio 29926866468 http://lattes.cnpq.br/5878098076288666 Freire, Morgana Ligia de Farias 73835064487 http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 Lima, Damião de 41471245420 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascoal, Alexandre dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Termodinâmica Máquina Térmica de Carnot Physics teaching Thermodynamics Heat Engine Carnot EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Física Termodinâmica Máquina Térmica de Carnot Physics teaching Thermodynamics Heat Engine Carnot EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem para professores e estudantes da área das ciências. Esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de dificuldade encontrada para se explicar/entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada. A HFC, ao situar as mudanças científicas no contexto histórico e filosófico, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, possibilita a prática interdisciplinar no ambiente acadêmico. Nosso trabalho se insere nessa nova corrente e a ideia central foi à criação de uma proposta inovadora de ensino a partir de uma problemática que constatamos no campo do ensino da física; a dificuldade de compreensão da Segunda Lei da Termodinâmica. Para tal desiderato, partindo da HFC e do contexto da Revolução Industrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratória e qualitativa sobre a temática e situamos a importância da Máquina de Carnot e a relação desta com a nossa problemática. Como resultados, além do texto acadêmico, construímos um paradidático e uma proposta de aplicação prática em sala de aula e esperamos que estes instrumentos contribuam para a construção de uma proposta inovadora de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-19T17:11:34Z 2016-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PASCOAL, A. dos S. A evolução histórica da Máquina Térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica. 2016. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624 |
identifier_str_mv |
PASCOAL, A. dos S. A evolução histórica da Máquina Térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica. 2016. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709215246581760 |