As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dassie, Bruno Alves
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Costa, Letícia Maria Ferreira da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/335
Resumo: 14p.
id UFF-2_7046c7d5aaa9d647f2782afd27e77bc8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/335
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São BentoMatemática modernaColégio de São BentoRio de Janeiro, RJBrasil14p.Propõe-se nesta comunicação a apresentação dos resultados da pesquisa intitulada As primeiras experiências com o movimento da Matemática Moderna no Colégio São Bento. A pesquisa tem por finalidade analisar as primeiras experiências em sala de aula do Movimento da Matemática Moderna ocorridas no Colégio São Bento, no Rio de Janeiro. A partir de 1968, o referido colégio adotou para a disciplina Matemática os métodos desenvolvidos pelo matemático George Papy, obtendo resultados positivos, apesar de o Movimento da Matemática Moderna seja lembrado como uma reforma que não obteve êxito. Neste trabalho são consideradas as seguintes questões norteadoras: Que conteúdos e tópicos de Matemática figuravam na década de 1970 no Colégio São Bento?; Como os conteúdos eram abordados e quais as relações com a metodologia de ensino adotada baseada na proposta de George Papy?; Quais as articulações destas práticas com a coleção de livros didáticos de autoria de George Papy, publicada na década de 1960?. Esta análise foi realizada, principalmente, por meio de cadernos escolares. Trata-se em particular de cadernos de um ex-aluno do Colégio São Bento. Tais cadernos são datados entre os anos de 1971 e 1976 e correspondem aos cursos ginasial e científico. Além disso, alguns deles são apontamentos das aulas do próprio D. Irineu, um dos professores do colégio e o principal responsável pelas mudanças que foram introduzidas neste período. Dessa forma, como considerado por Antonio Viñao Frago e Silvina Gvirtz, o conjunto dos cadernos localizados são fontes privilegiadas que potencializam análises da realidade material da instituição e de suas práticas, bem como articulações com outras fontes, como por exemplo, os livros didáticos e ou apostilas associadas às mudanças de método. A análise dos cadernos indica a utilização das metodologias propostas pelo matemático belga George Papy para a matemática escolar, adotados no referido colégio e adaptados no Brasil, principalmente quando comparados com os três primeiros volumes da coleção de livros didáticos escrito por ele. Cabe ainda destacar que a partir da análise dos cadernos foi possível compreender a confecção e o uso de algumas apostilas elaboradas por D. Irineu, de listas de atividades e de provas realizadas. Assim, essas produções escolares são relevantes como fontes para a historiografia da Educação Matemática no Brasil, pois refletem as propostas e adaptações do Movimento da Matemática Moderna, especialmente considerando a perspectiva adotada por Papy. Neste caso, a incorporação das propostas para o ensino da Matemática implantadas no Colégio São Bento, na cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa amplia o debate sobre o este movimento, especialmente no Estado do Rio de Janeiro, pois além de o ocorrido no Colégio São Bento ter sido uma experiência ímpar e bem sucedida, atualmente as pesquisas realizadas sobre este momento focalizam o Estado de São Paulo. Apresentamos também como consequência de trabalho a catalogação das fontes e a produção de um inventário sumário, com uma pequena descrição dada a partir da seleção dos conteúdos de cada um dos cadernos, fragmentos de atividades, apostilas e provas.Sim2014-07-09T19:14:13Z2014-07-09T19:14:13Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfDASSIE, B. A.; COSTA, L. M. F. As Primeiras Experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/335ProfessorAnais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de JaneiroCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessDassie, Bruno AlvesCosta, Letícia Maria Ferreira daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-08T22:46:49Zoai:app.uff.br:1/335Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-08T22:46:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
title As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
spellingShingle As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
Dassie, Bruno Alves
Matemática moderna
Colégio de São Bento
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
title_short As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
title_full As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
title_fullStr As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
title_full_unstemmed As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
title_sort As primeiras experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento
author Dassie, Bruno Alves
author_facet Dassie, Bruno Alves
Costa, Letícia Maria Ferreira da
author_role author
author2 Costa, Letícia Maria Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
Costa, Letícia Maria Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática moderna
Colégio de São Bento
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
topic Matemática moderna
Colégio de São Bento
Rio de Janeiro, RJ
Brasil
description 14p.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-07-09T19:14:13Z
2014-07-09T19:14:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DASSIE, B. A.; COSTA, L. M. F. As Primeiras Experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/335
Professor
identifier_str_mv DASSIE, B. A.; COSTA, L. M. F. As Primeiras Experiências com o Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 3, 2013, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2013.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838740610023424