Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30451 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo explicar quem foi Montessori e apresentar o seu método, destacando a visão pedagógica adotada por ela e os pilares fundamentais para uma educação que valoriza a autonomia, liberdade e aprendizagem dos estudantes. Abordando a eficácia do método, com base em estudos da neurociência, bem como as convergências que existem entre ele e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Além disso, foram feitas reflexões sobre como democratizar o método e torná-lo mais acessível às classes populares. Trazendo informações sobre prefeituras que adotaram o método Montessori e estão obtendo resultados positivos nas crianças. Por fim, foi realizado um estudo de campo em uma creche comunitária localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, no bairro Santa Cruz e reflexões sobre as dificuldades e desafios de torná-lo acessível. |
id |
UFF-2_705f5fc8b469378df620756811ef6cab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30451 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantilPedagogiaEducação InfantilMétodo MontessoriDemocratizaçãoPedagogyEarly Childhood EducationMontessori MethodDemocratizationO presente trabalho tem como objetivo explicar quem foi Montessori e apresentar o seu método, destacando a visão pedagógica adotada por ela e os pilares fundamentais para uma educação que valoriza a autonomia, liberdade e aprendizagem dos estudantes. Abordando a eficácia do método, com base em estudos da neurociência, bem como as convergências que existem entre ele e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Além disso, foram feitas reflexões sobre como democratizar o método e torná-lo mais acessível às classes populares. Trazendo informações sobre prefeituras que adotaram o método Montessori e estão obtendo resultados positivos nas crianças. Por fim, foi realizado um estudo de campo em uma creche comunitária localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, no bairro Santa Cruz e reflexões sobre as dificuldades e desafios de torná-lo acessível.The present study aims to explain who Montessori was and present her method, highlighting the pedagogical vision adopted by her and the fundamental pillars for an education that values students' autonomy, freedom, and learning. It addresses the effectiveness of the method, based on neuroscience studies, as well as the convergences that exist between it and the National Common Curricular Base (BNCC) for Early Childhood Education. Additionally, reflections were made on how to democratize the method and make it more accessible to the working classes. Information is provided on municipalities that have adopted the Montessori method and are achieving positive results in children. Finally, a field study was conducted in a community daycare center located in the western zone of Rio de Janeiro, in the Santa Cruz neighborhood, and reflections were made on the difficulties and challenges of making it accessible.45 p.Bergo, Renata SilvaLima, Augusto César Gonçalves eAlves, Maria AparecidaTeodoro, Jéssica de Lima Ferreira2023-09-19T17:42:53Z2023-09-19T17:42:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfTEODORO, Jessica de Lima Ferreira. Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30451CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-19T17:42:58Zoai:app.uff.br:1/30451Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:35.603892Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil |
title |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil |
spellingShingle |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil Teodoro, Jéssica de Lima Ferreira Pedagogia Educação Infantil Método Montessori Democratização Pedagogy Early Childhood Education Montessori Method Democratization |
title_short |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil |
title_full |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil |
title_fullStr |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil |
title_sort |
Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil |
author |
Teodoro, Jéssica de Lima Ferreira |
author_facet |
Teodoro, Jéssica de Lima Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bergo, Renata Silva Lima, Augusto César Gonçalves e Alves, Maria Aparecida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Jéssica de Lima Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Educação Infantil Método Montessori Democratização Pedagogy Early Childhood Education Montessori Method Democratization |
topic |
Pedagogia Educação Infantil Método Montessori Democratização Pedagogy Early Childhood Education Montessori Method Democratization |
description |
O presente trabalho tem como objetivo explicar quem foi Montessori e apresentar o seu método, destacando a visão pedagógica adotada por ela e os pilares fundamentais para uma educação que valoriza a autonomia, liberdade e aprendizagem dos estudantes. Abordando a eficácia do método, com base em estudos da neurociência, bem como as convergências que existem entre ele e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Além disso, foram feitas reflexões sobre como democratizar o método e torná-lo mais acessível às classes populares. Trazendo informações sobre prefeituras que adotaram o método Montessori e estão obtendo resultados positivos nas crianças. Por fim, foi realizado um estudo de campo em uma creche comunitária localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, no bairro Santa Cruz e reflexões sobre as dificuldades e desafios de torná-lo acessível. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-19T17:42:53Z 2023-09-19T17:42:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TEODORO, Jessica de Lima Ferreira. Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30451 |
identifier_str_mv |
TEODORO, Jessica de Lima Ferreira. Reflexões sobre os meios de implementar o método Montessori em escolas públicas de educação infantil. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823685557813248 |