Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Cassiane Luiz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040
Resumo: Convivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no percurso do desenvolvimento deste texto de monografia, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta aspectos voltados para a linguagem na educação infantil que são importantes, porém, esse mesmo texto é objeto de discussões, críticas e problematizações entre muitos professores e pesquisadores da educação brasileira. O objetivo principal desta pesquisa consiste em, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia de Maria Montessori (1870-1952), médica, pedagoga e educadora italiana, mostrar suas contribuições teórico-práticas significativas para a educação nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em especial, em seu método pedagógico é dado destaque à educação sensorial como fundamento primeiro do desenvolvimento humano. A monografia apresenta propostas de atividades com base em práticas docentes no método Montessoriano, destacando a importância da preparação do corpo e do ambiente e da relação entre educador e educando, principalmente nos seus períodos sensíveis. Assim, visibilidade maior é dada nesta pesquisa para as contribuições teórico-práticas de Maria Montessori no campo da Pedagogia, com uma metodologia voltada para a alfabetização sensorial no desenvolvimento infantil.
id UFF-2_b30e309b5d06f8c11102d25b102fd6d5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31040
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetizaçãoalfabetizaçãoeducação infantileducação sensorialMaria Montessoriliteracyearly childhood educationsensory educationMaria MontessoriConvivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no percurso do desenvolvimento deste texto de monografia, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta aspectos voltados para a linguagem na educação infantil que são importantes, porém, esse mesmo texto é objeto de discussões, críticas e problematizações entre muitos professores e pesquisadores da educação brasileira. O objetivo principal desta pesquisa consiste em, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia de Maria Montessori (1870-1952), médica, pedagoga e educadora italiana, mostrar suas contribuições teórico-práticas significativas para a educação nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em especial, em seu método pedagógico é dado destaque à educação sensorial como fundamento primeiro do desenvolvimento humano. A monografia apresenta propostas de atividades com base em práticas docentes no método Montessoriano, destacando a importância da preparação do corpo e do ambiente e da relação entre educador e educando, principalmente nos seus períodos sensíveis. Assim, visibilidade maior é dada nesta pesquisa para as contribuições teórico-práticas de Maria Montessori no campo da Pedagogia, com uma metodologia voltada para a alfabetização sensorial no desenvolvimento infantil.We still live with illiteracy in Brazil. This is an issue to be faced in Brazilian education and one that, among many others, mobilizes the studies and practices of Early Childhood Education teachers. As we demonstrated in the course of the development of this monograph text, the document of the National Common Curricular Base (BNCC) points out aspects related to language in early childhood education that are important, however, this same text is the object of discussions, criticisms and problematizations among many teachers and researchers of Brazilian education. The main objective of this research is, through a bibliographical research on the pedagogy of Maria Montessori (1870-1952), an Italian physician, pedagogue and educator, to show her significant theoretical-practical contributions to education in the early years of child development. In particular, in its pedagogical method, sensory education is highlighted as the first foundation of human development. The monograph presents proposals for activities based on teaching practices in the Montessorian method, highlighting the importance of preparing the body and the environment and the relationship between educator and student, especially in their sensitive periods. Thus, greater visibility is given in this research to the theoretical-practical contributions of Maria Montessori in the field of Pedagogy, with a methodology focused on sensory literacy in child development.54 p.Bergo, Renata SilvaMarton, Silmara LídiaMarton, Silmara LídiaMedeiros, Janiara de LimaUhmann, Silvana MatosPaula, Cassiane Luiz de2023-11-01T15:26:59Z2023-11-01T15:26:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPaula, Cassiane Luiz de. Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-01T15:27:03Zoai:app.uff.br:1/31040Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-01T15:27:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
title Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
spellingShingle Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
Paula, Cassiane Luiz de
alfabetização
educação infantil
educação sensorial
Maria Montessori
literacy
early childhood education
sensory education
Maria Montessori
title_short Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
title_full Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
title_fullStr Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
title_full_unstemmed Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
title_sort Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização
author Paula, Cassiane Luiz de
author_facet Paula, Cassiane Luiz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bergo, Renata Silva
Marton, Silmara Lídia
Marton, Silmara Lídia
Medeiros, Janiara de Lima
Uhmann, Silvana Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Cassiane Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
educação infantil
educação sensorial
Maria Montessori
literacy
early childhood education
sensory education
Maria Montessori
topic alfabetização
educação infantil
educação sensorial
Maria Montessori
literacy
early childhood education
sensory education
Maria Montessori
description Convivemos ainda com o analfabetismo no Brasil. Essa é uma questão a ser enfrentada na educação brasileira e que, entre tantas, mobiliza os estudos e práticas de docentes da Educação Infantil. Conforme demonstramos no percurso do desenvolvimento deste texto de monografia, o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta aspectos voltados para a linguagem na educação infantil que são importantes, porém, esse mesmo texto é objeto de discussões, críticas e problematizações entre muitos professores e pesquisadores da educação brasileira. O objetivo principal desta pesquisa consiste em, através de uma pesquisa bibliográfica sobre a pedagogia de Maria Montessori (1870-1952), médica, pedagoga e educadora italiana, mostrar suas contribuições teórico-práticas significativas para a educação nos primeiros anos do desenvolvimento infantil. Em especial, em seu método pedagógico é dado destaque à educação sensorial como fundamento primeiro do desenvolvimento humano. A monografia apresenta propostas de atividades com base em práticas docentes no método Montessoriano, destacando a importância da preparação do corpo e do ambiente e da relação entre educador e educando, principalmente nos seus períodos sensíveis. Assim, visibilidade maior é dada nesta pesquisa para as contribuições teórico-práticas de Maria Montessori no campo da Pedagogia, com uma metodologia voltada para a alfabetização sensorial no desenvolvimento infantil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01T15:26:59Z
2023-11-01T15:26:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Paula, Cassiane Luiz de. Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040
identifier_str_mv Paula, Cassiane Luiz de. Contribuições teórico-práticas de Maria Montessori: a importância da educação sensorial para o processo de alfabetização. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135386255785984