Integrando biotecnologia no ensino de ciências: formando professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Sarah Beatriz Salvador Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25781
Resumo: Introdução: É tendência mundial o crescente uso de tecnologias no processo educacional. O Brasil vem investindo substancialmente recursos para equipar e capacitar o uso da internet e suas ferramentas no ambiente escolar. Especificamente no Estado do Rio de Janeiro, a Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ tem oferecido cursos no modelo a distância e disponibilizado um repositório de material instrucional para professores. No entanto pouco se sabe sobre o impacto desses cursos e materiais na prática docente de professores experientes ou de professores recém-formados. Objetivos: Investigar, como Licenciados em Biologia se apropriam e utilizam, nos seus planos de aulas, das tecnologias digitais como ferramentas educacionais que podem proporcionar um ensino aprendizagem significativo na área da biotecnologia. Avaliar o impacto da formação continuada online de professores da educação básica sobre suas práticas pedagógicas relativas ao ensino de biotecnologia. Material e Métodos: Foi disponibilizado para professores de Biologia, preferencialmente do 3º ano do Ensino Médio, um curso de formação continuada on-line via CEDERJ onde foram abordados conteúdos relacionados à biotecnologia. O curso dura dezesseis semanas e o professor tem acesso a fascículos envolvendo biotecnologia da Experimentoteca (neologismo na língua portuguesa significando uma biblioteca de experimentos) do Espaço UFF de Ciência. A Experimentoteca é uma coletânea de roteiros de experimentos, oficinas, sequências didáticas. Os fóruns de discussão ao longo da formação estão sendo analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo para determinar seu impacto. Resultados: As mudanças nas políticas de Ensino do Estado do RJ determinaram que não houvesse mais bolsas de estudo para os professores realizarem suas formações continuadas. Como consequência, observamos uma menor adesão ao curso associada a uma maior evasão do que normalmente observado. Aqueles que continuaram (n=54) participaram de forma ativa nas atividades propostas. Ao final do primeiro módulo e início do segundo, observamos uma evasão, restando (n= 23) poucos cursistas. Destes, apenas 11 chegaram ao final do curso. Analisando os sete fóruns, percebemos que os cursistas estavam aplicando atividades com metodologias ativas e que tal aplicação motivava os alunos. Conclusão: Concluímos que apesar da grande evasão, os professores concluintes demonstraram entusiasmados com as atividades por sua ação motivadora.
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No entanto pouco se sabe sobre o impacto desses cursos e materiais na prática docente de professores experientes ou de professores recém-formados. Objetivos: Investigar, como Licenciados em Biologia se apropriam e utilizam, nos seus planos de aulas, das tecnologias digitais como ferramentas educacionais que podem proporcionar um ensino aprendizagem significativo na área da biotecnologia. Avaliar o impacto da formação continuada online de professores da educação básica sobre suas práticas pedagógicas relativas ao ensino de biotecnologia. Material e Métodos: Foi disponibilizado para professores de Biologia, preferencialmente do 3º ano do Ensino Médio, um curso de formação continuada on-line via CEDERJ onde foram abordados conteúdos relacionados à biotecnologia. O curso dura dezesseis semanas e o professor tem acesso a fascículos envolvendo biotecnologia da Experimentoteca (neologismo na língua portuguesa significando uma biblioteca de experimentos) do Espaço UFF de Ciência. A Experimentoteca é uma coletânea de roteiros de experimentos, oficinas, sequências didáticas. Os fóruns de discussão ao longo da formação estão sendo analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo para determinar seu impacto. Resultados: As mudanças nas políticas de Ensino do Estado do RJ determinaram que não houvesse mais bolsas de estudo para os professores realizarem suas formações continuadas. Como consequência, observamos uma menor adesão ao curso associada a uma maior evasão do que normalmente observado. Aqueles que continuaram (n=54) participaram de forma ativa nas atividades propostas. Ao final do primeiro módulo e início do segundo, observamos uma evasão, restando (n= 23) poucos cursistas. Destes, apenas 11 chegaram ao final do curso. Analisando os sete fóruns, percebemos que os cursistas estavam aplicando atividades com metodologias ativas e que tal aplicação motivava os alunos. Conclusão: Concluímos que apesar da grande evasão, os professores concluintes demonstraram entusiasmados com as atividades por sua ação motivadora.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIntroduction: The growing use of technologies in the educational process is a global trend. Brazil has been investing substantially resources to equip and train the use of the internet and its tools in the school environment. Specifically in the State of Rio de Janeiro, the Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ has offered distance learning courses and made available a repository of instructional material for teachers. However, little is known about the impact of these courses and materials on the teaching practice of experienced teachers or newly graduated teachers. Objectives: To investigate how Graduates in Biology appropriate and use, in their lesson plans, digital technologies as educational tools that can provide meaningful teaching and learning in the field of biotechnology. Assess the impact of continuing online education of teachers of basic education on their pedagogical practices related to the teaching of biotechnology. Material and Methods: An on-line continuing education course via CEDERJ was made available to Biology teachers, preferably from the 3rd year of high school, where contents related to biotechnology were discussed. The course lasts sixteen weeks and the professor has access to issues involving biotechnology from the Experimentoteca (neologism in the Portuguese language meaning a library of experiments) Espaço UFF the Ciência. The Experimentoteca is a collection of scripts for experiments, workshops, didactic sequences. Discussion forums throughout the training are being analyzed using the content analysis technique to determine their impact. Results: Changes in Education policies in the State of RJ determined that there were no more scholarships for teachers to carry out their continuing education. Consequently, we observed a lower adherence to the course associated with greater dropout than normally observed. Those who continued (n = 54) participated actively in the proposed activities. At the end of the first module and the beginning of the second, we observed an evasion, leaving (n = 23) few students. Of these, only 11 reached the end of the course. Analyzing the seven forums, we realized that the course participants were applying activities with active methodologies and that such application motivated the students. Conclusion: We concluded that despite the great evasion, the graduating teachers showed enthusiasm with the activities for their motivating action.138 f.Gonzales, Marcelo SalabertTeixeira, Gerlinde Agate Platais BrasilAlô, Camilla Ferreira SouzaFernandes, Edicléa MascarenhasMadeira, Lucianne FragelCosta, Janilda Pacheco daAlves, Gutemberg GomesFaria, Sarah Beatriz Salvador Castro2022-07-20T20:57:04Z2022-07-20T20:57:04Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Sarah Beatriz Salvador Castro. Integrando biotecnologia no ensino de ciências: formando professores. 2021. 138 f. 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