Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Darlan Fraga
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27883
Resumo: A Pedagogia é um campo muito amplo e com infindas possibilidades de atuação, pois compreende-se que o fazer pedagógico ultrapassa os limites do âmbito formal da educação. Compreender a Pedagogia dentro de seu contexto histórico é essencial para necessárias e múltiplas reflexões acerca do desenvolvimento e expansão do campo. Baseando-se nesses elementos, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental, que também traz um relato de experiência, tem como objetivo apresentar a trajetória e as multifaces da Pedagogia para além do espaço escolar sem negligenciar à sua base, que é a docência, sem dicotomizar a graduação. Para tanto, o estudo verificou a transmutação histórica do campo ao longo dos séculos, sinalizando outros possíveis lugares de atuação do (a) Pedagogo (a) na contemporaneidade. O relato de experiência narrado na última seção, que envolve a criação de um projeto de Pedagogia Musical do autor, denominado “Som da Criançada” - ferramenta pedagógica que complementa o objetivo do estudo-, busca exemplificar a possibilidade de atuação do (a) Pedagogo (a) para além do espaço escolar em suas multifaces. Desta forma, há um incitamento para que os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia explorarem outros lugares de atuação do Pedagogo para além do espaço escolar como forma de ampliação dos estudos acerca das possibilidades de sua atuação profissional e, por consequência, a valorização social do campo.
id UFF-2_7127d03daec3174cffa9f37b42b49209
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27883
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissionalPedagogiaEspaço não-escolarPedagogia MusicalPedagogiaHistória da PedagogiaCampo de atuação do pedagogoPedagogyNon-school spaceMusical PedagogyA Pedagogia é um campo muito amplo e com infindas possibilidades de atuação, pois compreende-se que o fazer pedagógico ultrapassa os limites do âmbito formal da educação. Compreender a Pedagogia dentro de seu contexto histórico é essencial para necessárias e múltiplas reflexões acerca do desenvolvimento e expansão do campo. Baseando-se nesses elementos, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental, que também traz um relato de experiência, tem como objetivo apresentar a trajetória e as multifaces da Pedagogia para além do espaço escolar sem negligenciar à sua base, que é a docência, sem dicotomizar a graduação. Para tanto, o estudo verificou a transmutação histórica do campo ao longo dos séculos, sinalizando outros possíveis lugares de atuação do (a) Pedagogo (a) na contemporaneidade. O relato de experiência narrado na última seção, que envolve a criação de um projeto de Pedagogia Musical do autor, denominado “Som da Criançada” - ferramenta pedagógica que complementa o objetivo do estudo-, busca exemplificar a possibilidade de atuação do (a) Pedagogo (a) para além do espaço escolar em suas multifaces. Desta forma, há um incitamento para que os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia explorarem outros lugares de atuação do Pedagogo para além do espaço escolar como forma de ampliação dos estudos acerca das possibilidades de sua atuação profissional e, por consequência, a valorização social do campo.Pedagogy is a very broad field with endless possibilities for action, as it is understood that pedagogical work goes beyond the limits of the formal scope of education. Understanding Pedagogy within its historical context is essential for the necessary and multiple reflections on the development and expansion of the field. Based on these elements, the present research, with a qualitative approach of the bibliographical and documentary type, which also brings an experience report, aims to present the trajectory and the multifaceted aspects of Pedagogy beyond the school space without neglecting its base, which is teaching, without dichotomizing graduation. To this end, the study verified the historical transmutation of the field over the centuries, signaling other possible places of action of the Pedagogue in contemporary times. The experience report narrated in the last section, which involves the creation of a Musical Pedagogy project by the author, called “Som da Criançada” - a pedagogical tool that complements the objective of the study-, seeks to exemplify the possibility of the Pedagogue acting (a) beyond the school space in its many faces. In this way, there is an incentive for the graduates of the Degree in Pedagogy to explore other places where the Pedagogue works beyond the school space as a way of expanding the studies about the possibilities of their professional performance and, consequently, the social appreciation of the field.54 f.Paiva, Fernando de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529Reis, Andrea Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058Almeida, Daniel Dias dehttp://lattes.cnpq.br/2449592439694848Lima, Darlan Fraga2023-02-14T19:59:05Z2023-02-14T19:59:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Darlan Fraga. Ontem e hoje: - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27883CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-14T19:59:09Zoai:app.uff.br:1/27883Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:05.462705Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
title Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
spellingShingle Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
Lima, Darlan Fraga
Pedagogia
Espaço não-escolar
Pedagogia Musical
Pedagogia
História da Pedagogia
Campo de atuação do pedagogo
Pedagogy
Non-school space
Musical Pedagogy
title_short Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
title_full Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
title_fullStr Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
title_full_unstemmed Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
title_sort Ontem e hoje - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional
author Lima, Darlan Fraga
author_facet Lima, Darlan Fraga
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Fernando de Souza
http://lattes.cnpq.br/4982119146423529
Reis, Andrea Cardoso
http://lattes.cnpq.br/6262529739783058
Almeida, Daniel Dias de
http://lattes.cnpq.br/2449592439694848
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Darlan Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Espaço não-escolar
Pedagogia Musical
Pedagogia
História da Pedagogia
Campo de atuação do pedagogo
Pedagogy
Non-school space
Musical Pedagogy
topic Pedagogia
Espaço não-escolar
Pedagogia Musical
Pedagogia
História da Pedagogia
Campo de atuação do pedagogo
Pedagogy
Non-school space
Musical Pedagogy
description A Pedagogia é um campo muito amplo e com infindas possibilidades de atuação, pois compreende-se que o fazer pedagógico ultrapassa os limites do âmbito formal da educação. Compreender a Pedagogia dentro de seu contexto histórico é essencial para necessárias e múltiplas reflexões acerca do desenvolvimento e expansão do campo. Baseando-se nesses elementos, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica e documental, que também traz um relato de experiência, tem como objetivo apresentar a trajetória e as multifaces da Pedagogia para além do espaço escolar sem negligenciar à sua base, que é a docência, sem dicotomizar a graduação. Para tanto, o estudo verificou a transmutação histórica do campo ao longo dos séculos, sinalizando outros possíveis lugares de atuação do (a) Pedagogo (a) na contemporaneidade. O relato de experiência narrado na última seção, que envolve a criação de um projeto de Pedagogia Musical do autor, denominado “Som da Criançada” - ferramenta pedagógica que complementa o objetivo do estudo-, busca exemplificar a possibilidade de atuação do (a) Pedagogo (a) para além do espaço escolar em suas multifaces. Desta forma, há um incitamento para que os egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia explorarem outros lugares de atuação do Pedagogo para além do espaço escolar como forma de ampliação dos estudos acerca das possibilidades de sua atuação profissional e, por consequência, a valorização social do campo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14T19:59:05Z
2023-02-14T19:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Darlan Fraga. Ontem e hoje: - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27883
identifier_str_mv LIMA, Darlan Fraga. Ontem e hoje: - a pedagogia para além do espaço escolar: compartilhando a construção de uma experiência profissional. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817064401824382976