Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Samara Alves dos Santos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5732
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social e sua contribuição na formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. O objetivo geral foi analisar a atuação do pedagogo no Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) na cidade de Sousa-PB. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social; Especificar as ações que o pedagogo desenvolve no PROPAC e Averiguar contribuições do curso de Pedagogia para formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. Quanto ao percurso metodológico este se constituiu em duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico e um estudo de campo. O tipo de pesquisa realizado foi à pesquisa participante. A investigação teve caráter exploratório. Sendo assim, pode-se constatar que os resultados da pesquisa revelou que no contexto investigado as pedagogas atuam como coordenadoras pedagógicas contribuindo com a organização do trabalho pedagógico, na medida em que realiza planejamento, orientando e capacitando os agentes de desenvolvimentos, no acompanhamento das atividades, nas avaliações das atividades e do desenvolvimento das crianças, bem como no oferecimento dos recursos pedagógicos e didático, auxiliando ainda na tomada de decisão administrativas. Ficando comprovado que a contribuição da Pedagogia Social enquanto ciência que oferece bases teóricas e metodológicas para a formação e atuação do pedagogo social, na medida em que, permite compreender a realidade intervindo de forma intencional, almejando a transformação na vida do indivíduo e na sociedade. Assim, o conhecimento desse profissional busca garantir o alcance dos objetivos do Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC).
id UFCG_482d121e72c68528a2598777264d7b45
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5732
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.Social pedagogy: the contribution of the pedagogue in the Support Project for Children and Adolescents (PROPAC) of the city of Sousa-PB.Pedagogia SocialPedagogoEspaço não EscolarSocial pedagogyPedagogueNon - School SpaceEducação.O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social e sua contribuição na formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. O objetivo geral foi analisar a atuação do pedagogo no Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) na cidade de Sousa-PB. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social; Especificar as ações que o pedagogo desenvolve no PROPAC e Averiguar contribuições do curso de Pedagogia para formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. Quanto ao percurso metodológico este se constituiu em duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico e um estudo de campo. O tipo de pesquisa realizado foi à pesquisa participante. A investigação teve caráter exploratório. Sendo assim, pode-se constatar que os resultados da pesquisa revelou que no contexto investigado as pedagogas atuam como coordenadoras pedagógicas contribuindo com a organização do trabalho pedagógico, na medida em que realiza planejamento, orientando e capacitando os agentes de desenvolvimentos, no acompanhamento das atividades, nas avaliações das atividades e do desenvolvimento das crianças, bem como no oferecimento dos recursos pedagógicos e didático, auxiliando ainda na tomada de decisão administrativas. Ficando comprovado que a contribuição da Pedagogia Social enquanto ciência que oferece bases teóricas e metodológicas para a formação e atuação do pedagogo social, na medida em que, permite compreender a realidade intervindo de forma intencional, almejando a transformação na vida do indivíduo e na sociedade. Assim, o conhecimento desse profissional busca garantir o alcance dos objetivos do Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC).The present work aims to study the Social Pedagogy and its contribution in the formation and performance of the pedagogue in non - school spaces. The general objective was to analyze the performance of the pedagogue in the Project Peniel of Support to Children and Adolescents (PROPAC) in the city of Sousa-PB. Specific objectives: To characterize the Social Pedagogy; Specify the actions that the pedagogue develops in PROPAC and Find out contributions of the Pedagogy course for the formation and performance of the pedagogue in non-school spaces. As for the methodological route, this was constituted in two stages, namely: bibliographical survey and a field study. The type of research carried out was the participant research. The research was exploratory. Thus, we can see that the results of the research revealed that in the context investigated the pedagogues act as pedagogical coordinators contributing with the organization of the pedagogical work, as it carries out planning, orienting and training the development agents, in the monitoring of activities, in the assessments of children's activities and development, as well as in the provision of pedagogical and didactic resources, further assisting in administrative decision-making. It is proved that the contribution of Social Pedagogy as a science that offers theoretical and methodological bases for the formation and actuation of the social pedagogue, insofar as it allows to understand the reality by intervening in an intentional way, aiming at the transformation in the life of the individual and in society. Thus, the knowledge of this professional seeks to guarantee the achievement of the objectives of the Project Peniel of Support to Children and Adolescents (PROPAC).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899FEITOSA, Belijane Marques.SILVA, José Amiraldo Alves da.MORAIS, Samara Alves dos Santos.2017-08-162019-08-13T12:27:37Z2019-08-132019-08-13T12:27:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5732MORAIS, Samara Alves dos Santos.Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no projeto peniel de apoio a criança e adolescente(PROPAC) da cidade de Sousa-PB. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T12:28:30Zoai:localhost:riufcg/5732Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T12:28:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
Social pedagogy: the contribution of the pedagogue in the Support Project for Children and Adolescents (PROPAC) of the city of Sousa-PB.
title Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
spellingShingle Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
MORAIS, Samara Alves dos Santos.
Pedagogia Social
Pedagogo
Espaço não Escolar
Social pedagogy
Pedagogue
Non - School Space
Educação.
title_short Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
title_full Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
title_fullStr Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
title_full_unstemmed Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
title_sort Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.
author MORAIS, Samara Alves dos Santos.
author_facet MORAIS, Samara Alves dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
FEITOSA, Belijane Marques.
SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Samara Alves dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Social
Pedagogo
Espaço não Escolar
Social pedagogy
Pedagogue
Non - School Space
Educação.
topic Pedagogia Social
Pedagogo
Espaço não Escolar
Social pedagogy
Pedagogue
Non - School Space
Educação.
description O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social e sua contribuição na formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. O objetivo geral foi analisar a atuação do pedagogo no Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) na cidade de Sousa-PB. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social; Especificar as ações que o pedagogo desenvolve no PROPAC e Averiguar contribuições do curso de Pedagogia para formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. Quanto ao percurso metodológico este se constituiu em duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico e um estudo de campo. O tipo de pesquisa realizado foi à pesquisa participante. A investigação teve caráter exploratório. Sendo assim, pode-se constatar que os resultados da pesquisa revelou que no contexto investigado as pedagogas atuam como coordenadoras pedagógicas contribuindo com a organização do trabalho pedagógico, na medida em que realiza planejamento, orientando e capacitando os agentes de desenvolvimentos, no acompanhamento das atividades, nas avaliações das atividades e do desenvolvimento das crianças, bem como no oferecimento dos recursos pedagógicos e didático, auxiliando ainda na tomada de decisão administrativas. Ficando comprovado que a contribuição da Pedagogia Social enquanto ciência que oferece bases teóricas e metodológicas para a formação e atuação do pedagogo social, na medida em que, permite compreender a realidade intervindo de forma intencional, almejando a transformação na vida do indivíduo e na sociedade. Assim, o conhecimento desse profissional busca garantir o alcance dos objetivos do Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-16
2019-08-13T12:27:37Z
2019-08-13
2019-08-13T12:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5732
MORAIS, Samara Alves dos Santos.Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no projeto peniel de apoio a criança e adolescente(PROPAC) da cidade de Sousa-PB. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5732
identifier_str_mv MORAIS, Samara Alves dos Santos.Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no projeto peniel de apoio a criança e adolescente(PROPAC) da cidade de Sousa-PB. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385851523072