“Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Carla da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12227
Resumo: A Pedagogia do Idoso pode ser caracterizada como educação não formal, cabendo ao pedagogo ampliar o conhecimento da população idosa e favorecer a conscientização social sobre o envelhecimento. A partir de um levantamento bibliográfico sobre as possibilidades de trabalho do pedagogo em espaços não escolares, esta pesquisa trata da pedagogia do idoso a partir do olhar extensionista e de desenvolvimento acadêmico. Metodologicamente, realizamos também entrevista e observação participante. Coletamos informações de discentes e docente envolvidos com projeto envolvendo idosos e vinculado ao Programa Desenvolvimento Acadêmico do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua. Levando em consideração a dinamicidade com que circulam as informações atualmente, não é incomum percebermos que muitos idosos ainda se sentem excluídos de muitas situações sociais. Em função disso, é de grande valia o trabalho pedagógico em ambientes não escolares já que poderá reverter ideias discriminatórias e enviesadas sobre o lugar do idoso na sociedade. O conhecimento é um instrumento necessário para mudar os paradigmas negativos sobre o envelhecimento. Não apenas focar no idoso propriamente, mas em todas as demais pessoas. É preciso que mudemos nossos próprios referenciais. É preciso uma releitura generalizada acerca da valorização do idoso e da inserção social do mesmo, sem disparidades inoportunas
id UFF-2_716d2ea4aff4722571c3a9bd5a667cc9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12227
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”PedagogiaIdososExtensão universitáriaPedagogiaPedagogySeniorsUniversity extensionA Pedagogia do Idoso pode ser caracterizada como educação não formal, cabendo ao pedagogo ampliar o conhecimento da população idosa e favorecer a conscientização social sobre o envelhecimento. A partir de um levantamento bibliográfico sobre as possibilidades de trabalho do pedagogo em espaços não escolares, esta pesquisa trata da pedagogia do idoso a partir do olhar extensionista e de desenvolvimento acadêmico. Metodologicamente, realizamos também entrevista e observação participante. Coletamos informações de discentes e docente envolvidos com projeto envolvendo idosos e vinculado ao Programa Desenvolvimento Acadêmico do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua. Levando em consideração a dinamicidade com que circulam as informações atualmente, não é incomum percebermos que muitos idosos ainda se sentem excluídos de muitas situações sociais. Em função disso, é de grande valia o trabalho pedagógico em ambientes não escolares já que poderá reverter ideias discriminatórias e enviesadas sobre o lugar do idoso na sociedade. O conhecimento é um instrumento necessário para mudar os paradigmas negativos sobre o envelhecimento. Não apenas focar no idoso propriamente, mas em todas as demais pessoas. É preciso que mudemos nossos próprios referenciais. É preciso uma releitura generalizada acerca da valorização do idoso e da inserção social do mesmo, sem disparidades inoportunasThe pedagogy of the elderly can be characterized as non-formal education, and it is up to the educator to increase the knowledge of the elderly population and to promote social awareness about aging. Based on a bibliographical survey on the possibilities of work of the pedagogue in non - school spaces, this research deals with the pedagogy of the elderly from the extensionist perspective and academic development. Methodologically, we also conduct interviews and participant observation. We collected information from students and teachers involved in a project involving the elderly and linked to the Academic Development Program of the Noroeste Fluminense Higher Education Institute of the Fluminense Federal University, Santo Antônio de Pádua campus. Taking into account the dynamics with which information circulates today, it is not uncommon to realize that many older people still feel excluded from many social situations. Due to this, pedagogical work in non-school environments is of great value since it can reverse discriminatory and biased ideas about the elderly's place in society. Knowledge is a necessary tool to change negative paradigms about aging. Do not just focus on the elderly properly, but on all other people. We need to change our own frameworks.There is a need for a generalized re-reading about the value of the elderly and the social insertion of the same, without untimely disparitiesGomes, Jacqueline de SouzaLima, Ana Carla da Silva2019-11-19T19:02:26Z2019-11-19T19:02:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12227http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-04T15:14:43Zoai:app.uff.br:1/12227Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-04T15:14:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
title “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
spellingShingle “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
Lima, Ana Carla da Silva
Pedagogia
Idosos
Extensão universitária
Pedagogia
Pedagogy
Seniors
University extension
title_short “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
title_full “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
title_fullStr “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
title_full_unstemmed “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
title_sort “Pedagogia dos idosos: relato de experiências a partir do projeto trocando saberes com a terceira idade”
author Lima, Ana Carla da Silva
author_facet Lima, Ana Carla da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Carla da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Idosos
Extensão universitária
Pedagogia
Pedagogy
Seniors
University extension
topic Pedagogia
Idosos
Extensão universitária
Pedagogia
Pedagogy
Seniors
University extension
description A Pedagogia do Idoso pode ser caracterizada como educação não formal, cabendo ao pedagogo ampliar o conhecimento da população idosa e favorecer a conscientização social sobre o envelhecimento. A partir de um levantamento bibliográfico sobre as possibilidades de trabalho do pedagogo em espaços não escolares, esta pesquisa trata da pedagogia do idoso a partir do olhar extensionista e de desenvolvimento acadêmico. Metodologicamente, realizamos também entrevista e observação participante. Coletamos informações de discentes e docente envolvidos com projeto envolvendo idosos e vinculado ao Programa Desenvolvimento Acadêmico do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense, campus de Santo Antônio de Pádua. Levando em consideração a dinamicidade com que circulam as informações atualmente, não é incomum percebermos que muitos idosos ainda se sentem excluídos de muitas situações sociais. Em função disso, é de grande valia o trabalho pedagógico em ambientes não escolares já que poderá reverter ideias discriminatórias e enviesadas sobre o lugar do idoso na sociedade. O conhecimento é um instrumento necessário para mudar os paradigmas negativos sobre o envelhecimento. Não apenas focar no idoso propriamente, mas em todas as demais pessoas. É preciso que mudemos nossos próprios referenciais. É preciso uma releitura generalizada acerca da valorização do idoso e da inserção social do mesmo, sem disparidades inoportunas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19T19:02:26Z
2019-11-19T19:02:26Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12227
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838715493482496