Cinemas Xavantes: alteridade e identidade sob o risco do cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16617 |
Resumo: | O cinema ocupa lugar importante na trajetória dos Xavante desde a década de 1940, quando se deram os primeiros contatos pacíficos com o Estado por meio do Serviço de Proteção aos Índios, intensamente registrado em imagens que, desde então, atravessam decisivamente sua relação com a sociedade brasileira. A tese acompanha alguns filmes que delimitam problemas acerca dessa centralidade do cinema para a trajetória étnica e política dos Xavante, enfatizando os processos de produção de alteridade e identidade. Filmes produzidos com as imagens das frentes de pacificação serão mobilizadas para pensar um olhar modernista e modernizante que se dirigia aos Xavante, mas que mirava um futuro que os atribuía a posição ambígua de detentores de ancestralidade e objeto de tutela. Identificam-se nesses filmes os vestígios da alteridade que resistem à assimilação e ao apagamento. Ainda no eixo da alteridade, documentários recentes de diretores não-indígenas mobilizarão discussões acerca da restituição da memória e revisão histórica a partir de alianças políticas. Investiga-se como esses filmes concretizam gestos que reduzem ou potencializam a potência de alteridade das imagens. A problematização das imagens a partir da história será retomada a partir de uma filmografia de realizadores xavantes sobre rituais. Entende-se que tais filmes operam um gesto além da documentação, pois concretizam a captura da técnica cinematográfica pelos Xavante. O percurso da análise converge para o trabalho desenvolvido em um Ponto de Cultura xavante, onde observa-se como o cinema passa a fazer parte da vida comunitária a partir de sua articulação com outras práticas como os rituais e, sobretudo, a educação. Um último filme produzido no Ponto será analisado a partir da questão de como a assimilação das técnicas de produção audiovisual transformam os modos tradicionais de produção da memória e implicam em novas possibilidades de política identitária, baseadas em um regime de produção estética do conhecimento. |
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Identificam-se nesses filmes os vestígios da alteridade que resistem à assimilação e ao apagamento. Ainda no eixo da alteridade, documentários recentes de diretores não-indígenas mobilizarão discussões acerca da restituição da memória e revisão histórica a partir de alianças políticas. Investiga-se como esses filmes concretizam gestos que reduzem ou potencializam a potência de alteridade das imagens. A problematização das imagens a partir da história será retomada a partir de uma filmografia de realizadores xavantes sobre rituais. Entende-se que tais filmes operam um gesto além da documentação, pois concretizam a captura da técnica cinematográfica pelos Xavante. O percurso da análise converge para o trabalho desenvolvido em um Ponto de Cultura xavante, onde observa-se como o cinema passa a fazer parte da vida comunitária a partir de sua articulação com outras práticas como os rituais e, sobretudo, a educação. Um último filme produzido no Ponto será analisado a partir da questão de como a assimilação das técnicas de produção audiovisual transformam os modos tradicionais de produção da memória e implicam em novas possibilidades de política identitária, baseadas em um regime de produção estética do conhecimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCinema has occupied an important place in Xavante’s trajectory since the 1940s, when took place the first peaceful contacts with the Brazilian State through the official agency for indigenous issues, Serviço de Proteção aos Índios (SPI). It was an encounter largely recorded in images that since then have decisively influenced their relationship with Brazilian society. The thesis accompanies some films that circumscribe problems about this cinema centrality for Xavante’s ethnic and political trajectory, emphasizing the processes of production of alterity and identity. Films produced with SPI pacification front images will be mobilized to think of a modernist and modernizing look that was addressed to the Xavante, but aimed at a future that attributed them the ambiguous position of holders of ancestry and object of wardship. Traces of alterity that resists assimilation and oblivion are identified in these films. Still on alterity production processes, recent documentaries of non-indigenous directors will mobilize discussions about the restitution of memory and historical revision engendered by political alliances. It is investigated how these films reduce or increase the power of otherness in images. The problematization of images in its relationship with history will be revisited from a filmography of xavante filmmakers about rituals. It is understood that such films operate a gesture beyond documentation since they consolidate cinematographic technique capture by the Xavante. The analysis converges to the work developed in a xavante village cultural center, where it is observed how cinema becomes part of the community life from its articulation with other practices such as rituals and, especially, education. A last film locally produced will be analyzed from the question of how the assimilation of audiovisual techniques transform traditional modes of memory production and imply new possibilities of identity politics, based on a regime of aesthetic production of knowledge.332f.Migliorin, Cezar AvilaFreire, RafaelFerraz, Ana LúciaBrasil, AndréGonçalves, Marco Antôniohttp://lattes.cnpq.br/8072007223309845Leal, Samuel2021-01-05T18:50:06Z2021-01-05T18:50:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLeal, Samuel. Cinemas Xavantes: Alteridade e identidade sob o risco do cinema. 2018. 332f. 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