Transposição didática entre os três mundos: a interculturalidade nos princípios da educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fred Luiz de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10260
Resumo: O trabalho problematiza e analisa o conceito e qualidade da educação no Brasil. O texto será dividido em quebradas e não em capítulos. Por ser uma escrevivências, das demandas populares, que são a potência de inventividades desse país, o termo Quebrada oriundo do Rap, tem o efeito melhor para esse trabalho. Visto que, ao longo dos anos, os Mcs são em minha opinião os melhores entendedores das realidades sociais das favelas, guetos e quebradas do Brasil afora. Assim fazer a introdução do termo Quebrada na academia. Para tanto, inquirir o mito histórico que a escola é um direito de todos. Considerando suas significações e dimensões, e os múltiplos processo das formações socioculturais brasileiras apontar uma breve história da educação no Brasil, do rei ao estado, sua formalização, LDB, projetos internacionais, e o surgimento da EJA. A potência da EJA na diminuição do analfabetismo e suas implicações no racismo estrutural e estruturante da sociedade brasileira. As Leis 10.639/03, 12. 711/12 e 12.990/14, os novos mecanismos legais de uma educação antirracista. Transposições culturais Cruzadas, Afro brasileiro, Indígena e europeia. O termo cultura para antropologia da educação. Domínio e poder da Linguagem no ensino provocando MAAFA. Educação Decolonial, o efeito da escola nas gerações de uma família. Nascem possíveis potências de novo mundo, assim construir uma educação escolar que seja dever de todoxs
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