Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Grasielle Lopes Menezes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30085
Resumo: Segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010, o Brasil conta com uma população de mais de 35 milhões de pessoas com deficiência visual e que precisa ser atendida com recursos que contemplem o processo educacional, cultural e de lazer. Portanto, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que todas as pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. Assim sendo, o presente estudo apresenta o recurso de tecnologia assistiva Livro Falado, a partir de uma análise bibliográfica e investiga, comparativamente, sua história e desenvolvimento no Instituto Benjamin Constant (IBC) e na Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN). O objetivo desse estudo consiste em elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando auxiliar professores e profissionais da área da educação inclusiva. A produção ocorreu no IBC, envolvendo a seleção de softwares, a gravação em estúdio, técnicas de locução, edição e revisão do material em áudio. Assim, o Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes, sendo 8 do gênero feminino e 4 do gênero masculino, todos matriculados na Oficina de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecida no Instituto Benjamin Constant. O Manual será distribuído no IBC como material didático da Oficina de Gravação Digital de Textos em Áudio a partir de 2020, bem como a outras instituições interessadas. Esse estudo agrega experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva como o Livro Falado
id UFF-2_7318c1373babfcbe546e2181d44aa0f7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30085
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visualTecnologia Assistiva; Informação; Instituto Benjamin Constant; Oficina; QuestionárioEducação inclusiva, Tecnologia educacional, Tecnologia para deficiente visual, Material didáticoAssistive Technology; Information; Benjamin Constant Institute; Workshop, QuestionnaireSegundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010, o Brasil conta com uma população de mais de 35 milhões de pessoas com deficiência visual e que precisa ser atendida com recursos que contemplem o processo educacional, cultural e de lazer. Portanto, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que todas as pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. Assim sendo, o presente estudo apresenta o recurso de tecnologia assistiva Livro Falado, a partir de uma análise bibliográfica e investiga, comparativamente, sua história e desenvolvimento no Instituto Benjamin Constant (IBC) e na Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN). O objetivo desse estudo consiste em elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando auxiliar professores e profissionais da área da educação inclusiva. A produção ocorreu no IBC, envolvendo a seleção de softwares, a gravação em estúdio, técnicas de locução, edição e revisão do material em áudio. Assim, o Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes, sendo 8 do gênero feminino e 4 do gênero masculino, todos matriculados na Oficina de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecida no Instituto Benjamin Constant. O Manual será distribuído no IBC como material didático da Oficina de Gravação Digital de Textos em Áudio a partir de 2020, bem como a outras instituições interessadas. Esse estudo agrega experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva como o Livro FaladoAccording to data from the Demographic Census of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (BIGS) in 2010, Brazil has a population of more than 35 million visually impaired people and needs to be served with resources that include the educational, cultural process and leisure. Therefore, it is essential that resources are developed so that all people become critical citizens, committed and active in a democratic society, regardless of disability. Therefore, the present study shows the assistive technology resource Talking Book, based on a bibliographic analysis and investigates, comparatively its history and development at the Benjamin Constant Institute (BCI) and at the Dorina Nowill Foundation for the Blind (DNF). The aim of this study was to prepare, validate and distribute a Talking Book Production Manual to guide the recording of audio texts, aiming to assist teachers and professionals in the area of inclusive education. The production took place at BCI, involving the selection of softwares, studio recordings, voiceover techniques, audio edition and review. Thus, the Manual will provide a current orientation and in line with the appropriate use by the product user, the person with visual impairment. The methodology of this study was qualitative from bibliographical, historical, documentary and also field research. The Manual was validated through a questionnaire that was aswered by 12 participants, 8 of whom were female and 4 were male, all enrolled in the Digital Audio Texts Recording Workshop, that was offered at the Benjamin Constant Institute. The Manual will be distributed at BCI as teaching material of the Digital Audio Texts Recording Workshop from 2020, as well as to other interested institutions. This study adds experience to the perspectives of diversity and inclusion in the area of visual impairment and is fundamental for the development of an increasingly better work with assistive technology resources such as the Talking Book.156 p.Lima, Neuza Rejane WilleBraz, Ruth Maria MariniCruz, Osilene Maria de Sá e Silva daSilva, Aires da ConceiçãoGomes, Suzete Araújo OliveiraMotta, Helena Portugal GonçalvesFonseca, Grasielle Lopes Menezes da2023-08-23T19:48:37Z2023-08-23T19:48:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFONSECA, Grasielle Lopes Menezes da. Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual. 2020. 156 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30085CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-23T19:48:41Zoai:app.uff.br:1/30085Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-23T19:48:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
title Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
spellingShingle Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
Fonseca, Grasielle Lopes Menezes da
Tecnologia Assistiva; Informação; Instituto Benjamin Constant; Oficina; Questionário
Educação inclusiva, Tecnologia educacional, Tecnologia para deficiente visual, Material didático
Assistive Technology; Information; Benjamin Constant Institute; Workshop, Questionnaire
title_short Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
title_full Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
title_fullStr Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
title_full_unstemmed Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
title_sort Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual
author Fonseca, Grasielle Lopes Menezes da
author_facet Fonseca, Grasielle Lopes Menezes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Neuza Rejane Wille
Braz, Ruth Maria Marini
Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da
Silva, Aires da Conceição
Gomes, Suzete Araújo Oliveira
Motta, Helena Portugal Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Grasielle Lopes Menezes da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva; Informação; Instituto Benjamin Constant; Oficina; Questionário
Educação inclusiva, Tecnologia educacional, Tecnologia para deficiente visual, Material didático
Assistive Technology; Information; Benjamin Constant Institute; Workshop, Questionnaire
topic Tecnologia Assistiva; Informação; Instituto Benjamin Constant; Oficina; Questionário
Educação inclusiva, Tecnologia educacional, Tecnologia para deficiente visual, Material didático
Assistive Technology; Information; Benjamin Constant Institute; Workshop, Questionnaire
description Segundo dados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2010, o Brasil conta com uma população de mais de 35 milhões de pessoas com deficiência visual e que precisa ser atendida com recursos que contemplem o processo educacional, cultural e de lazer. Portanto, é fundamental que se desenvolvam estratégias para que todas as pessoas se tornem cidadãs críticas, comprometidas e atuantes em uma sociedade democrática, independente da deficiência. Assim sendo, o presente estudo apresenta o recurso de tecnologia assistiva Livro Falado, a partir de uma análise bibliográfica e investiga, comparativamente, sua história e desenvolvimento no Instituto Benjamin Constant (IBC) e na Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN). O objetivo desse estudo consiste em elaborar, validar e distribuir o Manual de Produção do Livro Falado para orientar a gravação de textos em áudio, visando auxiliar professores e profissionais da área da educação inclusiva. A produção ocorreu no IBC, envolvendo a seleção de softwares, a gravação em estúdio, técnicas de locução, edição e revisão do material em áudio. Assim, o Manual trará uma orientação atual e consonante com a utilização apropriada pelo usuário do produto, a pessoa com deficiência visual. A metodologia deste estudo foi qualitativa, a partir de investigação bibliográfica, histórica, documental e de campo. O Manual foi validado por meio de questionário, respondido por 12 participantes, sendo 8 do gênero feminino e 4 do gênero masculino, todos matriculados na Oficina de Gravação Digital de Livros em Áudio oferecida no Instituto Benjamin Constant. O Manual será distribuído no IBC como material didático da Oficina de Gravação Digital de Textos em Áudio a partir de 2020, bem como a outras instituições interessadas. Esse estudo agrega experiência às perspectivas da diversidade e inclusão na área da deficiência visual e é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor com recursos de tecnologia assistiva como o Livro Falado
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-23T19:48:37Z
2023-08-23T19:48:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Grasielle Lopes Menezes da. Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual. 2020. 156 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30085
identifier_str_mv FONSECA, Grasielle Lopes Menezes da. Manual de Produção do Livro Falado: subsídios para a acessibilidade informacional à pessoa com deficiência visual. 2020. 156 f. Dissertação(Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão)-Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053585151819776