Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154 |
Resumo: | A forma como o ensino de ciências vem sendo tradicionalmente abordado em salas de aula vem encontrando diversos obstáculos e desafios, um desses obstáculos seria o grande desinteresse por parte dos alunos acerca de conteúdos científicos e suas aplicações e utilizações no cotidiano. A experimentação é uma das mais importantes ferramentas do ensino de ciências, sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a importância que experimentos relativamente simples podem ter no processo de aprendizado de física. Concluísse que o professor de ciências possui uma grande e importante ferramenta que vem sido pouco utilizada ou até mesmo sendo utilizada de forma errada, que seria a experimentação em laboratório ou a demonstração de experiências em sala de aula, a exposição aos fenômenos físicos estimula a curiosidade dos estudantes |
id |
UFF-2_7351b1fffbc59054b4d0e17a33006a8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11154 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médioCiênciasFenômenosProfessorExperimentosAprendizadoCiênciaFenômenosProfessorExperimentosSciencePhenomenaTeacherExperimentsLearningA forma como o ensino de ciências vem sendo tradicionalmente abordado em salas de aula vem encontrando diversos obstáculos e desafios, um desses obstáculos seria o grande desinteresse por parte dos alunos acerca de conteúdos científicos e suas aplicações e utilizações no cotidiano. A experimentação é uma das mais importantes ferramentas do ensino de ciências, sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a importância que experimentos relativamente simples podem ter no processo de aprendizado de física. Concluísse que o professor de ciências possui uma grande e importante ferramenta que vem sido pouco utilizada ou até mesmo sendo utilizada de forma errada, que seria a experimentação em laboratório ou a demonstração de experiências em sala de aula, a exposição aos fenômenos físicos estimula a curiosidade dos estudantesThe way in which teaching science has traditionally been approached in classrooms has encountered several obstacles and challenges, one of these obstacles would be the lack of interest on the part of students about scientific content and its applications and uses in daily life. Experimentation is one of the most important tools of science teaching, so this study aims to analyze the importance that relatively simple experiments can have in the process of learning physics. It was concluded that the science teacher has a great and important tool that has been little used or even being used in the wrong way, which would be experimentation in the laboratory or the demonstration of experiences in the classroom, exposure to physical phenomena stimulates curiosity of studentsMansur, Newton Luiz PiresCarneiro, Lindolff ThadeuPonciano, Beatriz Maria BoechatAlmeida, Fábio de Vasconcelos2019-09-09T19:20:39Z2019-09-09T19:20:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Fábio de Vasconcelos. Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-28T16:34:57Zoai:app.uff.br:1/11154Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:00.315665Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio |
title |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio |
spellingShingle |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio Almeida, Fábio de Vasconcelos Ciências Fenômenos Professor Experimentos Aprendizado Ciência Fenômenos Professor Experimentos Science Phenomena Teacher Experiments Learning |
title_short |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio |
title_full |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio |
title_fullStr |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio |
title_sort |
Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio |
author |
Almeida, Fábio de Vasconcelos |
author_facet |
Almeida, Fábio de Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mansur, Newton Luiz Pires Carneiro, Lindolff Thadeu Ponciano, Beatriz Maria Boechat |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Fábio de Vasconcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Fenômenos Professor Experimentos Aprendizado Ciência Fenômenos Professor Experimentos Science Phenomena Teacher Experiments Learning |
topic |
Ciências Fenômenos Professor Experimentos Aprendizado Ciência Fenômenos Professor Experimentos Science Phenomena Teacher Experiments Learning |
description |
A forma como o ensino de ciências vem sendo tradicionalmente abordado em salas de aula vem encontrando diversos obstáculos e desafios, um desses obstáculos seria o grande desinteresse por parte dos alunos acerca de conteúdos científicos e suas aplicações e utilizações no cotidiano. A experimentação é uma das mais importantes ferramentas do ensino de ciências, sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a importância que experimentos relativamente simples podem ter no processo de aprendizado de física. Concluísse que o professor de ciências possui uma grande e importante ferramenta que vem sido pouco utilizada ou até mesmo sendo utilizada de forma errada, que seria a experimentação em laboratório ou a demonstração de experiências em sala de aula, a exposição aos fenômenos físicos estimula a curiosidade dos estudantes |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09T19:20:39Z 2019-09-09T19:20:39Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Fábio de Vasconcelos. Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Fábio de Vasconcelos. Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823636184563712 |