Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fábio de Vasconcelos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154
Resumo: A forma como o ensino de ciências vem sendo tradicionalmente abordado em salas de aula vem encontrando diversos obstáculos e desafios, um desses obstáculos seria o grande desinteresse por parte dos alunos acerca de conteúdos científicos e suas aplicações e utilizações no cotidiano. A experimentação é uma das mais importantes ferramentas do ensino de ciências, sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a importância que experimentos relativamente simples podem ter no processo de aprendizado de física. Concluísse que o professor de ciências possui uma grande e importante ferramenta que vem sido pouco utilizada ou até mesmo sendo utilizada de forma errada, que seria a experimentação em laboratório ou a demonstração de experiências em sala de aula, a exposição aos fenômenos físicos estimula a curiosidade dos estudantes
id UFF-2_7351b1fffbc59054b4d0e17a33006a8c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11154
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médioCiênciasFenômenosProfessorExperimentosAprendizadoCiênciaFenômenosProfessorExperimentosSciencePhenomenaTeacherExperimentsLearningA forma como o ensino de ciências vem sendo tradicionalmente abordado em salas de aula vem encontrando diversos obstáculos e desafios, um desses obstáculos seria o grande desinteresse por parte dos alunos acerca de conteúdos científicos e suas aplicações e utilizações no cotidiano. A experimentação é uma das mais importantes ferramentas do ensino de ciências, sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a importância que experimentos relativamente simples podem ter no processo de aprendizado de física. Concluísse que o professor de ciências possui uma grande e importante ferramenta que vem sido pouco utilizada ou até mesmo sendo utilizada de forma errada, que seria a experimentação em laboratório ou a demonstração de experiências em sala de aula, a exposição aos fenômenos físicos estimula a curiosidade dos estudantesThe way in which teaching science has traditionally been approached in classrooms has encountered several obstacles and challenges, one of these obstacles would be the lack of interest on the part of students about scientific content and its applications and uses in daily life. Experimentation is one of the most important tools of science teaching, so this study aims to analyze the importance that relatively simple experiments can have in the process of learning physics. It was concluded that the science teacher has a great and important tool that has been little used or even being used in the wrong way, which would be experimentation in the laboratory or the demonstration of experiences in the classroom, exposure to physical phenomena stimulates curiosity of studentsMansur, Newton Luiz PiresCarneiro, Lindolff ThadeuPonciano, Beatriz Maria BoechatAlmeida, Fábio de Vasconcelos2019-09-09T19:20:39Z2019-09-09T19:20:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALMEIDA, Fábio de Vasconcelos. Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-28T16:34:57Zoai:app.uff.br:1/11154Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:00.315665Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
title Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
spellingShingle Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
Almeida, Fábio de Vasconcelos
Ciências
Fenômenos
Professor
Experimentos
Aprendizado
Ciência
Fenômenos
Professor
Experimentos
Science
Phenomena
Teacher
Experiments
Learning
title_short Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
title_full Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
title_fullStr Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
title_full_unstemmed Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
title_sort Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio
author Almeida, Fábio de Vasconcelos
author_facet Almeida, Fábio de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mansur, Newton Luiz Pires
Carneiro, Lindolff Thadeu
Ponciano, Beatriz Maria Boechat
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fábio de Vasconcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Fenômenos
Professor
Experimentos
Aprendizado
Ciência
Fenômenos
Professor
Experimentos
Science
Phenomena
Teacher
Experiments
Learning
topic Ciências
Fenômenos
Professor
Experimentos
Aprendizado
Ciência
Fenômenos
Professor
Experimentos
Science
Phenomena
Teacher
Experiments
Learning
description A forma como o ensino de ciências vem sendo tradicionalmente abordado em salas de aula vem encontrando diversos obstáculos e desafios, um desses obstáculos seria o grande desinteresse por parte dos alunos acerca de conteúdos científicos e suas aplicações e utilizações no cotidiano. A experimentação é uma das mais importantes ferramentas do ensino de ciências, sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a importância que experimentos relativamente simples podem ter no processo de aprendizado de física. Concluísse que o professor de ciências possui uma grande e importante ferramenta que vem sido pouco utilizada ou até mesmo sendo utilizada de forma errada, que seria a experimentação em laboratório ou a demonstração de experiências em sala de aula, a exposição aos fenômenos físicos estimula a curiosidade dos estudantes
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09T19:20:39Z
2019-09-09T19:20:39Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Fábio de Vasconcelos. Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154
identifier_str_mv ALMEIDA, Fábio de Vasconcelos. Experimentos para visualização de linhas de campo elétrico para o ensino médio. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823636184563712