“No meu desenho eu conto histórias”. Experiências estéticas e narrativas no registro de ideias, afetos, vivências e fantasias infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Larissa Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24945
Resumo: Este trabalho apresenta o desenho como uma experiência estética, uma linguagem, um lugar de narrativa para a criança se comunicar com o mundo ao seu redor. Qual criança nunca desenhou letras isoladas em seus desenhos? E qual o significado dessas letras para ela? Trazendo as narrativas de uma criança, sujeito narrador dessa pesquisa, o trabalho através de seus desenhos nos contará histórias e nos fará refletir sobre a importância do olhar sensível do adulto e educador em relação ao trabalho artístico e criativo da criança, enfatizando o papel do professor no ensino da Arte, revelando que o desenho é a primeira linguagem escrita infantil. Esta pesquisa destaca a importância da pré-história da linguagem escrita na criança por meio de sua espontaneidade, com seus gestos, movimentos e percepções de mundo. Um desenho não configura apenas rabiscos, todavia tem um grande significado para a criança, que o narra por meio de gestos. Usando de uma metodologia narrativa, o trabalho traz minhas próprias experiências vividas. Por meio de observações e escutas ao longo do desenvolvimento da criança sujeito dessa pesquisa, surgiu o trabalho, com um olhar mais íntimo sobre as experiências narradas, pois estas fizeram parte também das minhas vivências. A metodologia qualitativa configura uma pesquisa narrativa e autobiográfica fundamentada por Hervé Breton porque destaca a especificidade para compreender o vivido mobilizando as narrativas da experiência pessoal. O trabalho destaca a visão de Vygotsky sobre o conceito de gestos e signos e de Luria sobre as primeiras aparições da linguagem escrita na criança. Piaget e Luquet explicam as fases do desenho infantil e as autoras Ana Mae Barbosa e Edith Derdyk defendem a importância da sensibilidade para a Arte e o desenho na Educação Infantil. A discussão aponta para o prazer da linguagem escrita na criança e a importância de estimular os primeiros rabiscos e marcas no papel, desde o início do desenhar, das primeiras experiências e narrativas.
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